Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Iraque: Militares curdos mortos em ataque imputado ao Estado islâmico

Pelo menos cinco combatentes curdos morreram e quatro ficaram feridos num ataque imputado ao grupo Estado islâmico (EI) no norte do Iraque, numa região em que os jihadistas continuam particularmente ativos, revelaram hoje fontes curdas.

Iraque: Militares curdos mortos em ataque imputado ao Estado islâmico
Notícias ao Minuto

10:58 - 28/11/21 por Lusa

Mundo Iraque

Num comunicado, o executivo local indicou que o ataque, ocorrido no sábado à noite, aconteceu na região de Garmiane, a sul de Souleimaniyeh, segunda maior cidade do Curdistão iraquiano.

Segundo o documento, uma bomba explodiu quando um veículo passou por combatentes curdos ('peshmerga'), destacados "para reforçar as forças alvejadas pelo EI".

O Presidente e chefe do Governo do Curdistão Autónomo, Masrour Barzani, condenou o ataque. 

"Advertimos repetidamente contra os perigos que representam os terroristas do grupo Estado Islâmico", alertou Barzani, que sublinhou "a grave ameaça" que estes representam para a segurança da região e dos seus habitantes. 

O Iraque reivindicou a vitória contra os 'jihadistas' do EI no final de 2017, apesar de se manterem os ataques em pequenas localidades e contra as forças de segurança no norte do país, especialmente na região de Kirkuk. 

Em julho, no último grande ataque reivindicado pelo EI no Iraque, o alvo foi um mercado no distrito xiita de Sadr City, em Bagdade, que provocou cerca de 30 mortos.

Leia Também: Voo de repatriamento de migrantes parte da Bielorrússia para o Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório