Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Desemprego juvenil. Espanha não consegue sair dos 30%

Os índices de desemprego continuam muito elevados no país vizinho, afetando principalmente a faixa etária dos 24 anos.

Desemprego juvenil. Espanha não consegue sair dos 30%
Notícias ao Minuto

08:50 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Espanha

Espanha é o país europeu com maiores índices de desemprego juvenil, atingindo os 30,6% em setembro, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Apenas a Costa Rica tem números superiores ao nosso país vizinho.

De acordo com o organismo, os mais afetados são os jovens na faixa etária dos 24 anos, apesar da recuperação exaltada pelo governo espanhol. Em agosto, os números chegavam aos 31,7% e, no final de 2020, ultrapassavam os 38%.

Contudo, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o terceiro trimestre revelam que a recuperação perdeu fôlego, e as previsões apontam para que Espanha possa ficar abaixo dos 5% em termos de crescimento.

De facto, se na União Europeia (UE) e na OCDE os números do desemprego juvenil rondam os 16%, os valores espanhóis são quase o dobro. A diferença é ainda mais marcante se os compararmos com a Alemanha (6,6%), República Checa (6,3%), Dinamarca (9,6%) ou Polónia (11%), atingindo um patamar cinco, seis e até sete vezes maior.

O Funcas, centro de análise dedicado à investigação económica e social, concluiu que os níveis estão a chegar ao patamar anterior à pandemia, mas que ainda existe um deficit de 131 mil vagas de emprego por preencher, que aumenta se considerarmos apenas o setor privado.

Leia Também: Novo rio de lava da erupção de La Palma chega ao Atlântico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório