Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu o suspeito de homicídios que conquistou a simpatia do povo chinês

Ou Jinzhong estava em fuga há uma semana.

Morreu o suspeito de homicídios que conquistou a simpatia do povo chinês
Notícias ao Minuto

16:42 - 18/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo China

Um suspeito de dois homicídios, que captou a atenção da China e gerou uma incomum onda de simpatia da população chinesa, morreu esta segunda-feira, após uma semana de fuga às autoridades, refere a CNN.

Ou Jinzhong, que foi acusado de ter assassinado dois vizinhos e ter ferido outros três, incluindo uma criança de nove anos, na província de Fujian, ter-se-á suicidado ao resistir à detenção, informou a polícia da cidade de Putian através de um comunicado.

Durante uma semana, centenas de polícias procuraram Ou Jinzhong, de 55 anos, nas colinas próximas da aldeia onde vivia. Encontraram-no esta semana numa gruta e cercaram-no.

A caça ao homem captou a atenção de milhões na China. Os homicídios cometidos por Ou Jinzhong tiveram origem numa longa disputa com os vizinhos, que não permitiam que este construísse uma casa, forçando Ou e a família a viverem numa pequena cabana.

Muitos acreditam que o homem foi levado ao desespero, o que gerou a simpatia do povo chinês, algo raro num país onde o homicídio é punido com a pena de morte.

A simpatia por Ou aumentou quando se soube que há cerca de 30 anos salvou uma criança que se estava a afogar e que em 2008 resgatou dois golfinhos que quase ficaram encalhados.

Após ter sido emitido o comunicado da polícia sobre a morte de Ou Jinzhong, muitas pessoas escreveram na rede social Weibo que não estavam convencidas da versão oficial de suicídio anunciada pela polícia e pediram às autoridades que divulgassem vídeos da sua detenção.

Leia Também: China nega que tenha testado míssil hipersónico com capacidade nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório