Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Boris Johnson convoca reunião do gabinete de crise após explosão

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, convocou uma reunião do gabinete interdepartamental de crise (COBR) para hoje à tarde, na sequência da explosão perto do aeroporto de Cabul, anunciou o seu gabinete.

Boris Johnson convoca reunião do gabinete de crise após explosão
Notícias ao Minuto

16:56 - 26/08/21 por Lusa

Mundo Boris Johnson

"O primeiro-ministro foi informado sobre a situação no aeroporto de Cabul e presidirá a uma reunião do COBRA no final da tarde de hoje", disse o seu porta-voz.

COBRA (de Cabinet Office Briefing Rooms) é a designação da Comissão para as Contingências Civis, responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional.

O Ministério da Defesa em Londres afirmou na rede social Twitter que "não foram relatadas quaisquer baixas militares ou de funcionários governamentais britânicos" nas explosões em Cabul.

"As forças britânicas estão a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros para fornecer segurança e assistência médica", acrescentou o ministério.

Desconhece-se ainda o número de vítimas das explosões, mas o governo russo disse ter informações de um balanço de pelo menos 13 mortos e 70 feridos.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que há vários norte-americanos e diversos civis afegãos entre as vítimas.

A ONG italiana Emergency, que opera um hospital em Cabul, disse no Twitter que dezenas de vítimas tinham sido transportadas para as suas instalações, incluindo seis pessoas que morreram pelo caminho.

Numa primeira mensagem, a ONG italiana disse que estava a tratar 30 feridos, mas posteriormente atualizou para cerca de 60.

O ataque ocorreu em dois pontos distintos, um junto a um hotel de Cabul e outro junto a um dos portões do aeroporto, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão e dirigiu-se para a Sala de Crise, segundo uma fonte da Casa Branca.

A primeira das explosões, junto ao portão do aeroporto, ocorreu às 18:24 locais (14:54 em Lisboa), de acordo com a agência de notícias afegã Ariana News.

Leia Também: Boris Johnson diz que já retirou a maioria dos seus cidadãos e afegãos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório