Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

De biscoitos a verniz. Coleção tem mais de 60 mil caixas vintage em metal

A idosa começou a coleção há cerca de 30 anos.

Notícias ao Minuto

10:08 - 10/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Bélgica

As caixas metálicas coloridas colecionadas pela belga Yvette Dardenne costumavam conter produtos que iam de chocolates, caramelos, café, ou arroz a tabaco, pó talco, ou verniz para sapatos e são originárias de várias partes do mundo.

Yvette, de 83 anos, acumulou quase 60 mil 'latas' vintage de locais tão distantes quanto a Índia desde que iniciou a coleção, há cerca de 30 anos.

Os objetos ocupam agora quatro casas e tudo começou com uma caixa de chocolate Cote d'Or, ilustrada com uma pintura de uma menina loira de chapéu azul, contou a mulher à Reuters.

Depois disso, as caixas metálicas começaram a chegar-lhe, simplesmente, explicou. "Não fui a lado nenhum, não estava a viajar. As pessoas ainda acham que viajei muito. Soube-se rapidamente que colecionava caixas, então, às vezes depois de o meu marido sair para o escritório, aparecia alguém para me oferecer algo", contou, Yvette, que vive em Grand-Hallet, na província belga de Liège.

Um dos maiores tesouros que possui é uma caixa com um padrão intrincado, de 1868, com um um emblema com dois cavalos no topo, construída para conter biscoitos feitos por Huntley & Palmers de Reading, Inglaterra. É considerada a primeira caixa litografada, revelou.

O acervo pode ser visitado com hora marcada.

Veja acima, na galeria, algumas imagens da coleção.

Leia Também: Mattel cria barbie da mulher que desenvolveu vacina da AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório