Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho da UE apela à proteção da herança cultural durante conflitos

O Conselho da UE adotou hoje conclusões relativas à necessidade de "proteger e salvaguardar a herança cultural durante períodos de conflitos", destacando a importância que a cultura tem para "promover a paz, a democracia e o desenvolvimento sustentável".

Conselho da UE apela à proteção da herança cultural durante conflitos
Notícias ao Minuto

11:26 - 21/06/21 por Lusa

Mundo UE

Num comunicado publicado durante o Conselho de Negócios Estrangeiros, que decorre hoje no Luxemburgo e que reúne o conjunto dos chefes das diplomacias europeias, o Conselho da UE destaca que a "herança cultural pode ter um papel crucial na promoção da paz, da democracia e do desenvolvimento sustentável ao fomentar a tolerância, o diálogo intercultural e inter-religioso e a compreensão mútua".

Nesse sentido, e tendo em conta que os locais de património cultural podem ser "instrumentalizados enquanto gatilhos ou alvos para conflitos", as conclusões do Conselho da União Europeia (UE) apelam a que se "proteja e salvaguarde a herança cultural durante períodos de conflito e de crises".

"A proteção e a salvaguarda do património cultural pode contribuir para prevenir o extremismo violento, lutar contra a desinformação, gerar um diálogo positivo e inclusivo, e contribuir para a resiliência global das sociedades", frisa o Conselho da UE.

Enfatizando assim a "importância da sensibilização e da proteção do património cultural como parte de uma abordagem integrada dos conflitos", a instituição salienta ainda a necessidade de "fortalecer parcerias com organizações internacionais, regionais, intergovernamentais e não governamentais relevantes".

"A UE irá agora integrar a proteção da herança cultural em todas as dimensões relevantes da sua caixa de ferramentas para conflitos e crises", lê-se no comunicado.

Nesse âmbito, o Conselho da UE destaca que o bloco irá "tentar integrar a proteção da herança cultural em todas as áreas da ação externa da UE".

Para ilustrá-lo, a instituição refere que "irá desenvolver um míni-conceito que explore as possibilidades" de fazer com que as missões e as operações da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) possam "fornecer um contributo importante" na preservação e proteção da herança cultural.

As conclusões hoje adotadas referem-se ao Conceito da UE sobre a herança cultural em conflitos e crises, um conceito que foi desenvolvido este mês pelo Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) e que diz que a UE, "enquanto ator baseado em valores", deve "promover na sua ação externa a proteção e a melhoria da herança cultural".

Leia Também: Conselho da UE dá aval a novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório