Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente egípcio no Djibuti para cimentar aliança sobre disputa no Nilo

O Presidente egípcio chegou hoje ao Djibuti para conversações com o seu homólogo local, em mais uma tentativa diplomática de construir uma aliança africana que apoie o Cairo na disputa em curso sobre a água com a Etiópia.

Presidente egípcio no Djibuti para cimentar aliança sobre disputa no Nilo
Notícias ao Minuto

13:05 - 27/05/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A visita de Abdel Fattah el-Sissi ao pequeno país do Corno de África é a primeira de um Presidente egípcio desde que Djibuti declarou a sua independência em 1977.

El-Sissi e o seu homólogo, Ismail Omar Guelleh, deverão ainda passar em revista as relações bilaterais entre os dois países - nomeadamente os laços militares e económicos - nesta visita, considerada como "histórica" numa declaração emitida pelo gabinete do presidente egípcio.

A visita surge no contexto de uma tensão crescente entre o Egito e o Sudão, por um lado, e a Etiópia, por outro, sobre a Grande Barragem Etíope Renascentista (GERD, na sigla em inglês) no Nilo Azul, um dos principais afluentes do rio Nilo.

O Egito e o Sudão receiam que a barragem etíope afete as quotas de água dos dois países, especialmente em tempos de seca.

Amani el-Taweel, uma especialista em assuntos africanos do Centro de Estudos Políticos e Estratégicos Al-Ahram egípcio, considerou que uma "aproximação entre o Egito e o Djibuti é crucial" por forma a "evitar que o Djibuti tome o partido da Etiópia".

"Ultimamente, o Egito tem procurado construir boas relações com todos os países da Bacia do Nilo e com os países nas margens do Mar Vermelho", disse a especialista, citada pela agência Associated Press.

"Estas duas regiões estão no centro das duas questões mais importantes de segurança nacional do Egito, que incluem o rio Nilo e o Canal do Suez", explicou.

As conversações com a Etiópia sobre a disputa do Nilo foram interrompidas em abril. Vários esforços internacionais e regionais têm desde então tentado reavivar as negociações sem sucesso.

Em março, El-Sissi advertiu que os direitos do Egito sobre o Nilo são "intocáveis" e que haveria uma "instabilidade inimaginável", caso a Etiópia prossiga com o enchimento do reservatório sem um acordo internacional.

O Egito e o Sudão argumentam que o plano da Etiópia de acrescentar 13,5 mil milhões de metros cúbicos de água em 2021 ao reservatório da barragem constitui uma ameaça.

O Egito tem procurado um acordo juridicamente vinculativo que explicite a forma como a barragem é operada e enchida, com base no direito internacional e nas normas que regem os rios transfronteiriços.

Na segunda-feira, o Presidente norte-americano, Joe Biden, reconheceu como legítimas as preocupações do Egito sobre o acesso à água do Nilo e sublinhou o interesse da sua administração em alcançar "uma resolução diplomática".

O Egito depende do Nilo em mais de 90% do seu abastecimento de água.

A Etiópia argumenta que a barragem, cuja construção é estimada em cerca de 5 mil milhões de dólares, é essencial, e que a grande maioria da sua população carece de eletricidade.

O Sudão quer que a Etiópia coordene o funcionamento da barragem para proteger as suas próprias barragens geradoras de energia no Nilo Azul.

O Nilo Azul, o principal afluente do Nilo, junta-se ao Nilo Branco em Cartum, antes de percorrer o Egito em direção ao norte até desaguar no Mediterrâneo.

Leia Também: Médio Oriente: Israel e Hamas reúnem-se no Cairo na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório