Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Faixa de Gaza. Hamas confirma tréguas "mútuas e simultâneas" com Israel

Violência decorria há 11 dias. Hostilidades entre o Hamas e Israel já provocaram mais de 230 mortos.

Faixa de Gaza. Hamas confirma tréguas "mútuas e simultâneas" com Israel
Notícias ao Minuto

20:35 - 20/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Gaza

O Gabinete de Segurança de Israel aprovou, esta quinta-feira, um cessar-fogo unilateral para terminar as operações militares na Faixa de Gaza. Por sua vez, o movimento islâmico palestiniano Hamas confirmou tréguas "mútuas e simultâneas" com Israel, que irão ter início esta sexta-feira às 2h00 (menos duas horas em Portugal Continental), avança a Reuters. Os confrontos prosseguiam há 11 dias. 

O anúncio do cessar-fogo era esperado, uma vez que Telavive e o Hamas já tinham anunciado a intenção de chegar a este acordo, apesar dos bombardeamentos na Faixa de Gaza que continuaram durante o dia de hoje e que motivaram uma resposta, novamente, com recurso a foguetes a partir do território palestiniano.

A decisão unilateral de Israel também surgiu depois do aumento da pressão feita por Washington neste sentido. 

A confirmação da trégua entre as duas fações ocorreu poucos minutos depois de Israel anunciar unilateralmente o cessar-fogo. Ali Barakeh, um oficial do Hamas disse à Associated Press (AP) que o cessar-fogo constitui uma derrota para Netanyahu e "uma vitória para a população palestiniana".

Contudo, o sentimento de alerta vai permanecer até que haja informações mais credíveis por parte dos mediadores deste conflito no Médio Oriente, que se arrasta há décadas.

O momento mais recente deste conflito com décadas já provocou a morte a pelo menos 232 palestinianos em Gaza, entre os quais 64 menores, e 1.620 feridos. Em Israel, as autoridades contabilizaram a morte de 12 pessoas, entre as quais dois menores, e 340 feridos.

[Notícia atualizada às 22h47]

Leia Também: Gabinete de segurança israelita reúne-se para discutir cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório