Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Polícia britânico enfrenta prisão após associação a grupo neonazi

O jovem de 22 anos é o primeiro agente a ser condenado por envolvimento com terrorismo da extrema direita.

Polícia britânico enfrenta prisão após associação a grupo neonazi
Notícias ao Minuto

17:25 - 01/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um agente da Polícia Metropolitana enfrenta pena de prisão depois de ter servido como recruta para um grupo terrorista neonazi, que foi banido, entretanto.

O agente Benjamin Hannam de Edmonton, Londres, é o primeiro agente da polícia britânico a ser condenado por envolvimento com terrorismo de extrema-direita, refere a Sky News.

O jovem de 22 anos foi considerado culpado por um júri de ter sido um membro ativo da National Action, uma organização terrorista desativada, bem como de dois crimes de posse de documentos úteis para terrorismo e fraude.

Depois da sua detenção em março do ano passado, os detetives encarregues do caso encontraram uma imagem no seu telemóvel, onde aparecia fardado com o uniforme da polícia e tinha desenhado na face um bigode como o de Hitler. Tinha também um distintivo nazi na lapela.

Além da imagem, encontraram ainda um manual de luta de armas brancas e uma cópia do 'manifesto' do extremista Anders Breivik, que matou 77 pessoas, a maioria crianças, num ataque à bomba e armas na Noruega em 2011.

Os procuradores referem que o documento de Anders incluía instruções de como fazer uma bomba e "justificações exaustivas para os seus ataques fatais".

Benjamin Hannam, trabalhava com a equipa de resposta de emergência em Haringey, Londres, e juntou-se à Polícia Metropolitana em março de 2018.

Leia Também: Polícia detém grupo de manifestantes que exibiu faixa contra Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório