Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Portugal ultrapassa os 816 mil casos; EMA avalia AstraZeneca

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal ultrapassa os 816 mil casos; EMA avalia AstraZeneca
Notícias ao Minuto

07:48 - 18/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

No dia em que entrou em vigor o 13.º Estado de Emergência decretado devido à pandemia de Covid-19, Portugal ultrapassou a 'barreira' dos 815 mil casos de Covid-19 (815.570), ao reportar, nas últimas 24 horas, mais 673 infeções e 15 mortos.

O relatório da situação do país indica ainda que há um aumento do indicador de transmissibilidade, o que lembra que a luta contra a pandemia continua a ter de ser feita. 

Nessa senda, o responsável pela task force da vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, reforça  que esta é uma "guerra" que "não se pode perder", enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros voltou a reforçar, esta quarta-feira, que o objetivo de ter 70% da população vacinada até ao verão ainda é "atingível".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h44 - O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, retoma na sexta-feira as visitas diárias dos pais a recém-nascidos internados no Serviço de Obstetrícia, revelou hoje a administração.

15h34 -  O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, anunciou hoje que naquela arquidiocese "não é permitida" a realização do compasso ou visita pascal, assim como qualquer "saída simbólica da cruz" durante a Páscoa.

15h15 - A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), com o apoio da AbbVie, está a promover um webinar dedicado à temática 'Vacinação contra o COVID-19: Perguntas e respostas dos Doentes Hematológicos/Oncológico'. A sessão decorre no próximo dia 25 de março, entre as 18h30m e as 20h.

14h52 - A Groundfore e a TAP chegaram, esta quinta-feira, a um entendimento que desbloqueia provisoriamente o impasse na empresa e permite pagar os salários aos 2.400 trabalhadores, informou fonte oficial da Pasogal.

"O acordo alcançado agrada à Groundforce, até porque é muito semelhante ao que a empresa propôs desde o início. A Groundforce está, naturalmente, satisfeita por ter sido possível encontrar uma solução que permita pagar os salários aos trabalhadores e pôr fim à angústia de 2.400 famílias", lê-se num comunicado enviado pela empresa de Alfredo Casimiro, acionista maioritário da Groundforce

14h45 - O concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores, passou hoje para o nível de "alto risco" epidemiológico, contando atualmente com 22 casos ativos de covid-19.

14h38 - Cerca de 85% dos países que estão a ser avaliados pelo Banco Mundial têm planos de vacinação contra a covid-19, mas apenas um quarto desenvolveu estratégias de mobilização social para encorajar as pessoas a serem vacinadas.

14h25 - Em Portugal já foram inoculadas 1.235.136 doses de vacinas contra a Covid-19

14h14 - A colaboração entre Serviço Nacional de Saúde (SNS) e hospitais privados deveria ter sido mais intensa em 2020, face às necessidades de saúde criadas pela pandemia de covid-19, disse hoje o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

14h10 - O presidente da Associação das Aldeias Históricas de Portugal admitiu hoje que a falta de turistas na Páscoa, tanto nacionais como espanhóis, será uma "enorme machadada" na região, que esperava um ano com "algum otimismo".

14h06 - Portugal regista mais 21 mortos e 485 casos de Covid-19.  Com esta atualização, Portugal ultrapassou os 816 mil casos desde o início da pandemia no país, e totaliza já 16.743 mortes. Saliente-se ainda, que nas últimas 24 horas, mais 580 pessoas recuperaram da Covid-19 em Portugal, o que eleva o número total para 764.599.

13h54 - O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, insistiu hoje na necessidade de "uma majoração na atribuição das vacinas" contra a covid-19 "aos Estados membros com Regiões Ultraperiféricas" (RUP).

13h40 - O Dia do Pai volta a ser celebrado, pelo segundo ano consecutivo, em estado de emergência devido à covid-19, mas este ano as encomendas de flores, 'brunches' para 'take away' ou cabazes e 'boxes' ao domicílio aumentaram.

13h30 - O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje que todas as ilhas do país estão em condições de começar esta sexta-feira a vacinação contra a covid-19 e que a prioridade serão os profissionais de saúde, excluindo nesta fase titulares de cargos públicos.

13h01 - A enfermeira Helga Badiane, 63 anos, tornou-se hoje a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Cabo Verde, exclamando, logo depois de inoculada, num centro de saúde da Praia, que "vacina é vida".

12h57 - A Agência Europeia do Medicamento está reunida para dar um parecer sobre a segurança da administração da vacina da AstraZeneca. Ainda hoje, deverá ser emitida uma avaliação à mesma.

12h50 - A ministra da Saúde de Angola anunciou hoje que 54.515 pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 no país e que até agora não foram detetados "efeitos adversos graves" associados à vacina da AstraZeneca, suspensa em vários países.

12h40 - A Comissão Europeia vincou hoje que a campanha de vacinação contra a covid-19 "não está, de todo, a falhar", apesar dos problemas na produção e entrega de fármacos como da AstraZeneca, cuja utilização foi suspensa nalguns países.

12h15 - A edição deste ano do Festival do Crato e a 36.ª Feira de Artesanato e Gastronomia foram adiadas, na sequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje a câmara municipal alentejana, promotora dos eventos.

12h14 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.682.032 no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela a agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11:00.

12h05 - "Os casos de infeção por COVID-19 têm vindo a diminuir. O seu esforço tem sido essencial no combate à pandemia". Siga o conselho da SNS

11h59 - A Organização Mundial da Saúde Europa afirmou hoje que os benefícios da vacina da Astrazeneca contra a covid-19 "ultrapassam muito os seus riscos", notando que a sua suspensão em alguns países mostra que "a vigilância funciona".

11h52 - A diretora regional da OMS para África afirmou hoje que é previsível uma terceira vaga de covid-19 em vários países nas próximas semanas e encorajou os Estados a continuarem as suas campanhas de vacinação, sem pausas.

11h30 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou hoje que a partir de segunda-feira alargará a oferta da operação em 18% nos dias úteis, em relação ao "Horário de Contingência" que se encontra atualmente em vigor.

11h15 - Os lojistas do comércio tradicional do Porto estão a vender pouco ao postigo e muitos criticam as medidas de desconfinamento, mas, apesar da crise pandémica, lá vão vendendo um par ou outro de sapatos, lingerie, rissóis e cafés.

10h48 - A Madeira vai voltar a abrir os lares para visitas no final deste mês.  A medida foi anunciada por Miguel Albuquerque, na manhã desta quinta-feira. "O processo de vacinação do pessoal dos lares está quase concluída e, se tudo correr conforma está, vamos  proceder à abertura dos lares [para visitas], com o devido distanciamento, a  partir do dia 30 de março, na semana  de Páscoa", anunciou.

10h15 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) afirmou hoje que a falta de turistas espanhóis, pelo encerramento de fronteiras, e portugueses, impedidos de circular no país, na Páscoa é "uma machadada grande" no setor.

10h08 - No rescaldo de um ano de pandemia, o Notícias ao Minuto esteve à conversa com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Sempre disposta a dar a cara pelos "seus enfermeiros", Ana Rita Cavaco lembra as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde e não poupa críticas ao Governo por ter continuado a oferecer condições precárias aos que deram "o suor e as lágrimas" durante esta luta. Considerando que se tomaram "mais decisões políticas", do que decisões com base em conhecimentos técnicos e científicos. A bastonária diz ainda não estar arrependida pelas críticas feitas aos que se vacinaram de forma indevida. "Quem se vacinou indevidamente tirou vez a alguém que pode ter morrido", salienta. Confira aqui a entrevista completa. 

10h00 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje perante o Parlamento Europeu que o pacote de recuperação 'NextGenerationEU' acordado pela União Europeia para superar a crise da covid-19 "deve tornar-se operacional sem demoras".

09h20 - As autoridades russas confirmaram, quinta-feira, mais 9.803 casos de Covid-19 e 460 mortes. Em termos acumulados, o país tem agora 4.428.239 infetados e 93.824 mortes desde o início da pandemia.

09h17 - Portugal prepara-se para receber, a partir de 17 de maio, turistas britânicos, caso tenham o certificado de vacinação ou apresentem um teste negativo à covid-19 recente. A informação foi avançada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à rádio BBC esta quinta-feira. "Será um processo muito simples e direto", adianta.

09h10 - Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a que a Lusa teve hoje acesso, revelou que nove em cada 10 portugueses aceitam aderir à vacina contra a covid-19.

08h57 - A Alemanha regista, esta quinta-feira,  17.504 novos casos de Covid-19 e 227 mortos. O número de novos infetados é o mais alto dos últimos dias, sendo que no total, o país germânico ultrapassou hoje os 2,6 milhões de infetados [2.612.268] e as 74 mil mortes.

08h40 - O Governo estendeu até 31 de dezembro a admissibilidade de documentos como atestados médicos de avaliação de incapacidade que expirem este ano e a cartões de cidadão, certidões, licenças e autorizações cuja validade tenha terminado há 15 dias.

08h35 - O Bloco de Esquerda apresenta esta quinta-feira uma proposta para obrigar as empresas a pagar o acréscimo de gastos com energia, água e aquecimento provocados pelo teletrabalho. A notícia e avançada pelo jornal Público, que refere que o partido quer ainda garantir que os trabalhadores não sejam pressionados a estarem sempre disponíveis.

08h25 - As autoridades timorenses anunciaram hoje 12 novos casos de covid-19 em Díli e um em Viqueque, com um paciente recuperado, elevando para 119 o total de casos ativos no país, um novo máximo, anunciou um porta-voz.
  

08h16 - O Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, disse esta semana que as fronteiras internacionais poderão reabrir para a ilha turística de Bali em junho ou julho, se o programa de vacinação continuar a bom ritmo.
  

08h13 - No aniversário do primeiro confinamento em França, a comunidade portuguesa classifica os últimos 12 meses como "complicados", "difíceis" e de "choque", sobretudo na falta de convívio e de contacto social entre os portugueses radicados em França.

08h10 - O Conselho da Europa defendeu hoje o envolvimento de peritos em Direitos Humanos e antidiscriminação na elaboração das medidas de resposta à pandemia de covid-19, que exacerbou desigualdades e atingiu desproporcionalmente grupos que já eram vulneráveis.

08h05 - O Conselho da Europa destacou hoje o impacto dominante da covid-19 nas questões das desigualdades sociais, do racismo, da discriminação e da homofobia em 2020, alertando que a crise pandémica provocou um "retrocesso geral" dos direitos no velho continente.

07h55 - A aspirina, um dos medicamentos mais usados no mundo, pode ajudar a reduzir a gravidade e mortalidade da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Esta foi a conclusão de um estudo realizado por investigadores da George Washington University e publicado na revista Anesthesia & Analgesia.

07h40 - A vacina russa Sputnik V contra a covid-19 deve ser adquirida para o lote de vacinas de Portugal, caso tenha avaliação positiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), defende o coordenador da 'task force' responsável pelo plano de vacinação.

07h20 - A segunda fase do processo de vacinação contra a covid-19 vai ficar marcada pela ativação de centros de vacinação rápida, farmácias e um novo 'website' para autoagendamento, revelou o coordenador da 'task force'.

07h17 - Os Estados Unidos registaram 1.119 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 57.254 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h15 - Pessoas que andam mais devagar podem ter uma maior probabilidade de morrer de Covid-19, descobriu um novo estudo conduzido pelo Centro de Pesquisa Biomédica Leicester, em Inglaterra, publicado no International Journal of Obesity, e citado pela BBC.

Após a análise dos dados de mais de 400 mil pessoas de meia-idade, os investigadores concluíram que aqueles que caminhavam mais lentamente, com peso 'normal', tinham 3,75 vezes mais probabilidade de morrer do vírus do que aqueles que caminhavam mais rapidamente.

07h14 - O acionista maioritário da Groundforce, Alfredo Casimiro, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, os sindicatos e a TAP são hoje ouvidos no parlamento, para explicações sobre a situação da empresa de 'handling'. Em causa está a débil situação financeira em que a pandemia deixou a Groundforce, que desde fevereiro ainda só pagou 500 euros aos seus 2.400 trabalhadores e que levou o CDS-PP e o Bloco de Esquerda a requerer a audição dos responsáveis das empresas e dos representantes dos trabalhadores.

07h12 - A Índia contabilizou 172 mortes por covid-19 e 35.871 casos nas últimas 24 horas, registando o maior número diário de infeções deste ano pelo segundo dia consecutivo, segundo o Ministério da Saúde indiano.

07h10 - O México registou 789 mortes causadas por covid-19 e 6.455 casos nas últimas 24 horas, informaram na quarta-feira as autoridades mexicanas.

07h07 - O coordenador da 'task force' para a vacinação, o vice almirante Gouveia e Melo, defende, em entrevista à Lusa, que a pandemia é um combate que "não se pode perder". 

"Se olhar para os combates anteriores, que conflito é que prejudicou tanto a economia portuguesa, que conflito é que matou tanto em tão pouco tempo", questiona, referindo que esse é motivo pelo qual usa o camuflado. Segundo o mesmo, após algumas polémicas no arranque, processo de vacinação está agora "mais controlado", e sugere que a farda de militar "ajuda" no contacto com os diversos agentes.

07h05 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação na UE? Meta "continua atingível"; Reinfeção é rara

Recomendados para si

;
Campo obrigatório