Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Biden reúne-se com primeiros-ministros do Japão, Austrália e Índia

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, vai reunir-se com os primeiros-ministros da Austrália, Índia e Japão na sexta-feira, por videoconferência, para abordar a pandemia e as alterações climáticas, anunciou hoje Nova Deli.

Biden reúne-se com primeiros-ministros do Japão, Austrália e Índia
Notícias ao Minuto

06:15 - 10/03/21 por Lusa

Mundo EUA

A reunião vai ser a primeira deste grupo desde que o democrata Biden chegou à Casa Branca. Os quatro países fazem parte de uma aliança informal cujo objetivo é contrabalançar a influência de Pequim no contexto geopolítico internacional.

A pandemia e as alterações climáticas são dois dos temas que vão ser debatidos nesta reunião na qual também vão estar presentes os chefes dos governos da Índia, Narendra Modi, e da Austrália, Scott Morrison, e do Japão, Yoshihide Suga.

As "questões regionais e globais de interesse mútuo", assim como as "áreas de cooperação concreta a fim de manter uma região indo-pacífico livre de aberta" também vão ser debatidas, explicitou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.

Biden, Modi, Morrison e Suga vão ainda debater maneiras de garantir a segurança marítima e "um fornecimento seguro, equitativo e acessível" de vacinas contra a covid-19, acrescenta a nota.

O regresso "urgente" -- como foi definido pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos quatro países em 18 de fevereiro -- à democracia na Birmânia também deverá fazer parte da agenda desta reunião, de acordo com Departamento de Estado dos EUA, citado pela France-Presse (AFP).

Leia Também: Plano de ajuda financeira para os EUA deverá ser adotado na quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório