Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Doentes em UCI 'em queda'; Emergência sem mudanças

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Doentes em UCI 'em queda'; Emergência sem mudanças
Notícias ao Minuto

07:58 - 23/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Um dia depois da reunião do Infarmed, e em que se ficou a saber que Portugal pode atingir a imunidade de grupo em agosto, Marcelo Rebelo de Sousa começa a ouvir os partidos para debater a renovação do Estado de Emergência.

Apesar dos dados positivos, que dão conta de que há a "reafirmação da tendência de descida da incidência" da Covid-19 e de que o "índice de transmissibilidade (o RT) é, neste momento, para Portugal, o mais baixo da Europa", Marta Temido lembra que "os valores que hoje temos são valores que resultam de um esforço e se esse esforço se inverter, voltaremos a atingir números de incidência e de risco efetivo de transmissão que não são compatíveis aquilo que precisamos de garantir".

Nesta senda, António Lacerda Sales afirmou, na noite desta terça-feira, que "ainda estamos muito longe dos indicadores" que permitem um desconfinamento.

Por este motivo, é expetável que o Estado de Emergência seja renovado, produzindo efeitos entre 2 e 16 de março.

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h35 - Mais sete pessoas morreram em Moçambique devido a complicações associadas à covid-19, elevando o total de óbitos para 606, e outras 435 foram infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

15h27 - O Hospital Distrital da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, regista hoje 35 pessoas internadas em enfermaria com covid-19, menos de metade do que no início do mês, disse fonte da unidade hospitalar.

15h23 - Em declarações à RTP 3, António Saraiva diz que é impossível não criticar o Plano de Recuperação e Resiliência quando este " aposta mais no investimento público do que no privado".

15h20 - A Hungria recebeu mais 100 mil doses da vacina russa Sputnik V contra a covid-19 e vai usar também a chinesa Sinopharm - produtos não autorizados pela União Europeia -, alegando querer duplicar, numa semana, o número de imunizados.

15h05 - João Cotrim de Figueiredo afirmou, no fim do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, que a Iniciativa Liberar vai votar contra o Estado de Emergência dado que o Presidente da República não tem a "intenção de alterar seja o que for no decreto" que já está em vigor.

"Quando não se muda nada, dá a entender que não há novidades", afirmou o deputado, considerando que se trata de uma "irresponsabilidade" agir desta forma. "Parece que o país adormeceu e que não há uma emergência", atirou, considerando que vai haver "consequências" caso o desconfinamento aconteça, tal como previsto, só no final de março.

15h00 - Na sua conta oficial do Twitter, António Costa afirma que o "Plano de Recuperação e Resiliência é um instrumento essencial para permitir ao país recuperar da atual crise provocada pela pandemia e, simultaneamente, responder a algumas das suas necessidades estruturais".

14h55 - O secretário de Estado da Saúde recebeu hoje a segunda equipa de profissionais de saúde militares alemães, sublinhando que a ajuda continua a ser importante apesar da evolução positiva da situação epidemiológica em Portugal.

14h47 - A Guiné-Bissau registou mais 41 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.156, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

14h30 - O Senegal lançou hoje uma campanha de vacinação contra a covid-19 graças à recente aquisição de 200.000 doses da vacina chinesa Sinopharm, 10% das quais foram disponibilizadas a dois dos seus vizinhos, a Guiné-Bissau e a Gâmbia.

14h14 - Portugal regista hoje mais 63 mortos e 1.032 casos de Covid-19. Neste momento, o número de casos ativos em todo o território nacional desceu para 77.044, menos 3.598 casos do que ontem, bem como o número de pessoas vigiadas pelas autoridades de saúde que hoje é de 70.767, menos 8.932 do que na véspera.

13h42 - Restauração quer plano atempado de reabertura e regras simples para apoio. A associação nacional de restaurantes PRO.VAR reclamou hoje uma forma "simples" de acesso aos apoios e a divulgação de um plano "atempado" de reabertura, sublinhando que a subida do desemprego registada em janeiro é a "ponta do 'iceberg'"

13h27 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador ligado ao Governo do Brasil, aprovou o registo da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Pfizer e BioNTech. Este foi o primeiro registo de imunizante contra o novo coronavírus aprovado no país. As duas vacinas que estão a ser aplicadas nos brasileiros desde 17 de janeiro, fabricadas pela Sinovac e a AstraZeneca, tiveram aprovação de uso de emergência aceite pela Anvisa, e não o registo definitivo.

Embora tenha sido testada e aprovada pelo órgão regulador brasileiro, a vacina da Pfizer contra a covid-19 ainda não deve ser aplicada no país porque o governo local não possui contratos de compra do imunizante.

13h05 - A pandemia de covid-19 provocou, nas últimas 24 horas, 6.595 mortes em todo o mundo, aumentando o número de vítimas mortais para 2.474.437 pessoas desde que foi detetada na China, em dezembro de 2019.

12h59 - Pedro Siza Vieira admitiu hoje que "a recuperação económica vai ser mais demorada" do que o esperado, mas sublinhou que a pandemia de covid-19 é "uma oportunidade única para repensar a realidade industrial" da UE.

12h55 - O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defendeu hoje a descentralização, pelo concelho, dos pontos de vacinação contra a covid-19, um processo que agora está centrado no Altice Forum.

12h40 - Nas últimas 24 horas foram diagnosticados dois novos casos positivos de covid-19 nos Açores, ambos na ilha de São Miguel, e há ainda a assinalar cinco doentes recuperados da doença, foi hoje anunciado.

12h35 - A RENA -- Associação das Companhias Aéreas em Portugal insistiu hoje na implementação de testes rápidos para a covid-19 nos aeroportos, salientando ainda que é urgente uma redução harmonizada das restrições impostas e o fim das quarentenas.

12h27 - O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Covax saiu da India Serum Institute, em Pune, esta manhã

12h23 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que é fundamental acelerar a vacinação contra a covid-19, destacando a redução do número de novos casos, que se manifesta há seis semanas por todo mundo.

12h20 - Avaria em plataforma dificulta acesso a centro de vacinação no Porto. Os idosos que se deslocam ao centro de vacinação contra a covid-19 na antiga Escola António Aroso, no Porto, são forçados a subir 15 degraus devido a uma avaria na plataforma elevatória e à ausência de rampa.

12h00 - Já aterrou, em Portugal, a segunda equipa de profissionais de saúde alemães. A equipa é composta por 26 elementos, oito médicos de medicina intensiva e 18 enfermeiros. Daqui a três semanas, estes deverão ser rendidos por outra equipa, refere a RTP 3. Recorde-se que, segundo a ministra da Saúde, a ajuda das equipas germânicas só será necessária, em princípio, até final de março.

11h59 - A Câmara de Santarém vai oferecer 2.000 vales de 10 euros para descontar em compras no comércio local, com o objetivo de apoiar os comerciantes do concelho, que têm atravessado um "período difícil" devido à pandemia da covid-19.

11h45 - Cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 nos 50 centros de vacinação da região Norte, entre os quais se encontra o da Maia, distrito do Porto, hoje visitado pelo secretário de estado Eduardo Pinheiro.

11h18 - A China espera aumentar a produção das suas vacinas para 2.000 milhões de doses, este ano, e 4.000 milhões, até 2022, um plano ambicioso que visa converter o país no maior fornecedor das nações em desenvolvimento.

11h15 - A CGTP defendeu que o apoio excecional aos pais, hoje em vigor, "fica aquém do desejável e exigível", sublinhando que este deve abranger crianças até, pelo menos, aos 12 anos.

11h00 - A Direção Geral de Saúde recorda que o sucesso na luta contra a pandemia da Covid-19 continua a ser essencial.

10h39 - A Comissão Europeia está a trabalhar num instrumento de emergência para proteger o mercado único e garantir que as perturbações ocorridas durante a pandemia da covid-19 não voltam a verificar-se, anunciou hoje a presidente do executivo comunitário.

10h37 - O italiano Fausto Gresini, bicampeão do mundo de motociclismo de velocidade na categoria de 125 cc, morreu esta terça-feira vítima do novo coronavírus. A informação foi confirmada nas redes sociais pela Gresini Racing, equipa da qual o antigo piloto era dono.

10h20 - A GNR interrompeu, na madrugada de hoje, uma festa ilegal que juntava 19 jovens numa moradia em Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, em violação do dever geral de recolhimento

10h10 -Alexandra Lencastre está infetada com Covid-19.O teste positivo ao novo coronavírus chegou "no início da semana passada", e a atriz "está em recuperação em regime hospitalar", pode ler-se em comunicado.

10h00 - O cientista Carlos Fiolhais, em declarações à Rádio Renascença, afirma que falta reconhecimento científico em Portugal e critica a falta de um espaço para um conselho científico sólido e com trabalho orientado para a atacar a ameaça global da Covid-19.

"Estas reuniões do Infarmed são reuniões de expediente em que há uma espécie de faz de conta que se ouve a ciência”, atira o professor da Universidade de Coimbra, referindo, ainda, que "a relação entre ciência e política em Portugal está longe de ser a mais perfeita: perante um caso sério como este, com mais de um ano, o que estamos a ver é vários porta-vozes da ciência, muito sábios, muito voluntaristas, mas não vemos a constituição de um conselho interdisciplinar, independente e que possa falar com a autoridade e a humildade própria da ciência".

09h55 - A Câmara Municipal de Cascais anunciou que vão ser levantadas medidas restritivas sobre o Paredão Cascais-Estoril e frente de praia de Carcavelos, bem como nas restantes praias e jardins do concelho, esta terça-feira, a partir das 18h00. Estas são as regras que deve cumprir:

09h31 - A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 400 mortes por Covid-19 e superou o total de 84 mil vítimas mortais desde o início da pandemia. O país contabiliza, ainda, desde o início da pandemia mais de 4,2 milhões de infetados.

09h18 - Mais de 136 mil trabalhadores com vínculos precários perderam em 2020 o emprego, 67 mil dos quais mulheres, a maioria delas sem ter acesso a subsídio de desemprego, refere um estudo da CGTP.

08h40 - Este será um ano de "estagnação" relativamente às decisões de vida e investimentos dos portugueses, de acordo com um estudo divulgado esta terça-feira. Nele, incluem-se decisões como mudar de emprego, casar ou ter filhos, investir numa casa, num carro ou até mesmo nos mercados financeiros, sendo que 19,6% dos inquiridos admite que a sua situação financeira é desconfortável ou muito desconfortável.

08h30 - Uma centena de médicos, professores, pais e investigadores pediu ao Governo e ao Presidente da República a reabertura urgente das escolas a partir de 1 de março a começar pelos mais novos e de forma faseada com as devidas precauções.

08h14 - Um novo estudo, realizado por uma equipa internacional de investigadores, descobriu que adultos com síndrome de Down têm maior probabilidade de morrer de Covid-19 do que a população em geral, o que reforça a necessidade de priorizar a vacinação de pessoas com o distúrbio genético. O estudo foi publicado esta semana no The Lancet's EClinical Medicine.

08h10 -O ex-ministro da Educação Nuno Crato defendeu, na segunda-feira, que o desconfinamento terá de ser feito progressivamente. "Não há outra maneira senão o regresso por fases", assumiu.

Considerando a reabertura das escolas, no entendimento do ex-governante há vários aspetos que devem ser tidos em consideração. Um deles passa pelos "jovens e a necessidade de terem um ensino presencial que é mais eficaz e saudável do que o remoto".

07h50 - A equipa médica alemã que vai substituir os profissionais de saúde militares no apoio ao Hospital da Luz, em Lisboa, chega hoje a Portugal.

Esta nova equipa chega a Lisboa três semanas depois da primeira, constituída por 26 profissionais de saúde militares, com competências ao nível da Medicina Intensiva, que está a apoiar o Hospital da Luz no combate à pandemia da covid-19.

A atual equipa médica chegou em 3 de fevereiro e trouxe 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

À chegada ao aeroporto militar de Figo Maduro, prevista para as 11h30, vão estar a secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e o embaixador da Alemanha em Portugal, Martin Ney.

07h30 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve hoje a IL, Chega, PEV, PAN, CDS-PP e PCP sobre a renovação do estado de emergência, em audiências por videoconferência, a partir das 14h30.

Na quarta-feira será a vez do BE, PSD e PS e, um dia depois, o Parlamento reúne-se para debater e aprovar a provável renovação do estado de emergência, que terá efeitos entre 2 e 16 de março e será a 12.ª declaração na atual conjuntura de pandemia de covid-19.

07h26 - A Índia registou 78 mortes por covid-19 e 10.584 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano.

07h24 - O México registou 429 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, acumulando agora 180.536 óbitos desde o início da pandemia.

07h22 - O alargamento de apoios às famílias em tempos de pandemia para pais de alunos do 1.º ciclo e de famílias monoparentais que optem por não exercer teletrabalho para dar assistência à família entra em vigor esta terça-feira, dia 23 de fevereiro.

07h20 - A Alemanha regista, esta terça-feira, mais 3.883 casos de Covid-19 e 415 mortos, em 24 horas. No total, o país contabiliza já 2.394.811 casos de infeção pelo novo coronavírus e 68.318 vítimas mortais da doença, segundo dados atualizados do Instituto Robert Koch.

07h15 - O primeiro-ministro afirma que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destina diretamente às empresas 4,6 mil milhões de euros, aos quais se somam outros apoios indiretos, além de contratos por programas de habitação ou obras públicas.

07h14 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados dez casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

07h12 - A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado hoje a conhecer, sendo os resultados definitivos apresentados em abril.

07h10 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Leia Também: Portugal caiu 21 posições na lista de países com mais novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório