Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Interesse de celebridades levou meteoritos lunares a valer milhões

Elon Musk, Steven Spielberg e Nicolas Cage estão entre as celebridades que já adquiriram estas valiosas rochas.

Interesse de celebridades levou meteoritos lunares a valer milhões
Notícias ao Minuto

12:11 - 06/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Meteorito lunar

Os preços - já astronómicos - de 'pedaços de Lua' estão a tornar-se cada vez mais elevados, reporta o Guardian, por causa do interesse que as pessoas mais ricos do Mundo têm manifestado nestas rochas ou fragmentos de rocha. A publicação indica que os preços aumentaram em dez vezes na última década.

Sublinhe-se que mais de 70 espécimes de meteorito vão a leilão na próxima semana, na Christie's, numa venda que espera poder gerar milhões. Incluídos na lista, estão rochas com pedras preciosas embutidas ou amostras que sofreram tal impacto ao entrar na atmosfera (devido às velocidades e temperaturas elevadas) que se assemelham a esculturas.

Um fragmento de meteorito que está cientificamente provado que caiu da Lua poderá arrecadar entre 180 mil e 250 mil libras, de acordo com a casa de leilões. Mas também há rochas que foram comparadas a amostras recolhidas em expedições da NASA a Marte, provando que provêm do planeta vermelho.

Atentos ao leilão, que decorrerá através do site da Christie's, na terça-feira, estarão as pessoas mais ricas do mundo, sendo que vários são colecionadores deste tipo de objeto. Entre eles, estão celebridades como Steven Spielberg, Nicolas Cage e Elon Musk, que são conhecidos colecionadores.

Notícias ao Minuto Meteorito lunar recolhido durante missão 'Apollo 15' em exposição no Museu de História Natural de Viena© ALEXANDER KLEIN/AFP via Getty Images

Cassandra Hatton, que é responsável pelos leilões de objetos do Espaço na concorrente Sotheby's, indicou à publicação que a popularidade dos meteoritos assistiu a um crescimento muito rápido por causa de compradores jovens, que acham "super fixe ter alguma coisa do Espaço".

"As pessoas com 20, 30 e 40 anos estão a comprar", indicou Hatton. "[Os meteoritos] são algo que apela a toda a gente, não é preciso ter formação científica para os perceber e deixá-los fazer voar a imaginação".

Recorde-se que, em 2018, um meteorito lunar com de 5,5 quilos de peso foi vendido por 612,5 mil dólares (cerca de 534 mil euros), em leilão.

Leia Também: Tampo de sanita de Hitler poderá ultrapassar os 12 mil euros em leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório