Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Boris Johnson apela a salva de palmas nacional para o capitão Tom Moore

As palmas, dirigidas também aos profissionais de saúde, estão marcadas para as 18h de hoje.

Boris Johnson apela a salva de palmas nacional para o capitão Tom Moore
Notícias ao Minuto

16:31 - 03/02/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro britânico está a encorajar os britânicos a baterem uma salva de palmas nacional como homenagem ao capitão Tom Moore e aos profissionais de saúde.

O veterano da Segunda Guerra Mundial, que inspirou a nação ao angariar milhões para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), morreu esta terça-feira aos 100 anos depois de ficar infetado com Covid-19.

De forma a assinalar a sua memória e a das vítimas mortais da pandemia foi feito um minuto de silêncio na Casa dos Comuns, esta quarta-feira.

Boris Johnson elogiou, conta a Sky News, os esforços de angariação de fundos de sir Tom, bem como a sua "vida bem vivida". "Inspirou o melhor em todos nós", referiu. O chefe do governo britânico encorajou, de seguida, os britânicos a juntarem-se num aplauso de homenagem nacional às 18h de hoje de forma a "demonstrar o seu apreço por ele".

A morte do capitão Tom Moore ecoou pelo mundo depois de se ter tornado uma figura de esperança na pandemia quando em 2020 se propôs a dar 100 voltas ao jardim de sua casa, acompanhado pelo andarilho, com o objetivo de angariar dinheiro para o Serviço Nacional de Saúde britânico.

O gesto solidário culminou na angariação de 33 milhões de libras (37 milhões de euros) e foi ordenado cavaleiro da Ordem do Império Britânico, o ano passado, pela rainha Isabel II.

Leia Também: Morreu o capitão Tom Moore, o "herói" que angariou milhões para o NHS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório