Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Chile: 2 milhões de dólares de 'crowdfunding' salvam bebé com doença rara

Uma campanha de angariação de fundos na internet ("crowdfunding"), que mobilizou todo o Chile, arrecadou os mais de 2 milhões de dólares necessários para comprar o medicamento mais caro do mundo para um bebé com uma doença rara.

Chile: 2 milhões de dólares de 'crowdfunding' salvam bebé com doença rara
Notícias ao Minuto

00:41 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Solidariedade

O anúncio foi hoje feito através da rede social Instagram pelos pais do bebé de três meses, conhecido como Rafita, que nasceu com atrofia muscular espinal, cujos efeitos podem ser combatidos com um medicamento suíço, Zolgensma, lançado em 2019 com o preço de 2,1 milhões de dólares.

Logo depois de conhecerem o diagnóstico, quando o recém-nascido completou duas semanas, os pais de Rafita, natural de Bíobio (centro-sul do país), lançaram a campanha "Salvemos a Rafita" através das redes sociais.

"Fomo-nos abaixo, partiu-nos o coração, mas não paramos porque o nosso Rafita precisa de nós. Ele está lutando por viver e nós por dar-lhe tudo aquilo de que necessita para consegui-lo", escreveram os pais do bebé no início da campanha de angariação de fundos

A campanha tornou-se rapidamente viral nas redes sociais em poucos dias e daí passou para as televisões nacionais, com uma caraterística foto do bebé ligado a um ventilador.

Diversas personalidades públicas chilenas associaram-se à campanha, como o golfista Joaquín Niemann e um deputado da oposição conseguiu mesmo que a Câmara dos Deputados discutisse em sessão especial a situação de crianças com atrofia muscular espinal.

Doença neurológica de carácter genético, a atrofia muscular espinal é considerada uma doença rara e em casos mais graves causa a morte nos primeiros anos de vida. 

A doença manifesta-se com uma perda progressiva de força muscular, mas alguns fármacos já permitem minimizar os seus efeitos, caso do Zolgensma, que no ano passado se tornou o medicamento mais caro do mundo - destronando o Luxturna, que combate a cegueira causada por outra doença rara e custa quase 1 milhão de dólares.

No total, o casal arrecadou através do "crowdfunding" 1.600 milhões de pesos chilenos (2,18 milhões de dólares) para comprar o medicamento. 

"Gostaríamos que isto fosse um direito para todos os bebés que nascem com esta doença terrível. Por isso, continuaremos a bater às portas para que o Chile garanta a disponibilização acessível (do medicamento) a todos os seus filhos", prometeram hoje os pais de Rafita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório