Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Inglaterra. Cinco detidos após incêndio em campo de requerentes de asilo

A polícia inglesa anunciou hoje a detenção de cinco homens, na sequência de distúrbios que causaram um incêndio num antigo quartel do exército que abrigava cerca de 400 requerentes de asilo, no sudeste do país.

Inglaterra. Cinco detidos após incêndio em campo de requerentes de asilo
Notícias ao Minuto

17:19 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Inglaterra

De acordo com a Associated Press (AP), a polícia de Kent anunciou a detenção de um homem de 31 anos, por suspeita de agredir um segurança, após o incêndio no Napier Barracks, na cidade costeira de Folkestone, na tarde de sexta-feira.

Foram também detidas mais pessoas hoje, por envolvimento nos distúrbios.

A polícia disse acreditar que o incêndio foi "provocado deliberadamente" e que causou "danos significativos" a uma parte do local, embora não tenham sido registados feridos graves.

A polícia apelou para que qualquer pessoa com informações, incluindo filmagens de telemóveis e fotografias do incidente, entre em contacto com as autoridades.

A ministra do interior britânica, Priti Patel, disse, na sexta-feira, que os "danos e destruição" no quartel foram "profundamente ofensivos para os contribuintes" daquele país.

O Serviço de Bombeiros e Resgate de Kent respondeu a um incidente no quartel de Napier, na cidade costeira de Folkestone, local usado para abrigar cerca de 400 requerentes de asilo desde setembro de 2020, apesar das preocupações com as condições de vida.

Um porta-voz do serviço disse também que as pessoas que vivem ou trabalham nas proximidades devem "fechar as janelas e portas como precaução, devido ao fumo provocado pelo incidente".

A organização de ajuda humanitária para migrantes Care4Calais descreveu uma "tarde perturbadora para os residentes".

O incêndio aconteceu depois de uma petição sobre as condições no interior ter sido assinada por mais de 18.000 pessoas, preocupações que aumentaram esta semana após relatos de que cerca de 120 residentes terem testado positivo para o novo coronavírus.

No início desta semana, Priti Patel insistiu que as condições dentro do antigo quartel tinham um padrão "muito forte" e que estavam "em linha" com as orientações de saúde pública.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: EUA incluirão imigrantes ilegais no plano de vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório