Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha declara zonas de catástrofe regiões atingidas por tempestade

O Governo espanhol aprovou hoje a declaração de zona de catástrofe em oito comunidades autónomas mais afetadas pela tempestade de neve Filomena de há quase duas semanas.

Espanha declara zonas de catástrofe regiões atingidas por tempestade
Notícias ao Minuto

14:58 - 19/01/21 por Lusa

Mundo Espanha

A declaração de uma "zona gravemente afetada por uma emergência de proteção civil" incluí as comunidades autónomas de Madrid, Castela-Mancha, Castela e Leão, Andaluzia, Astúrias, Aragão, La Rioja e Navarra.

O executivo espanhol tomou esta decisão depois de uma avaliação inicial dos danos, embora os territórios afetados possam ser alargados à medida que o estudo desses prejuízos avance.

A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso (direita), considerou "uma coisa boa" que executivo espanhol (esquerda) tenha aprovado a declaração de uma zona de catástrofe em Madrid.

Na sua opinião, é algo necessário que vai ajudar a garantir que a ajuda possa alcançar "todos os cantos e os setores mais afetados".

"Penso que é uma boa ideia e tenciono colaborar com o Governo espanhol em tudo o que for necessário, com os nossos departamentos, para avaliar eficazmente os danos causados pela tempestade", disse.

A cidade de Madrid estimou na semana passada que as infraestruturas municipais e os serviços públicos sofreram danos no valor de pelo menos 400 milhões de euros.

Quase duas semanas depois da passagem da tempestade Filomena, apenas esta semana se espera que a situação regresse ao normal, permitindo, entre outras coisas, o regresso às aulas esta quarta-feira.

O tráfego ferroviário, aéreo e rodoviário tem estado a recuperar gradualmente, esperando-se que as temperaturas gélidas, que impediram nos últimos dias que o gelo e a neve desaparecessem, subam de forma significativa a partir de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório