Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Massacres na Colômbia fazem cinco novas vítimas

Os massacres deste ano na Colômbia fizeram no domingo cinco novas vítimas, entre elas uma ex-guerrilheira das FARC e a sua filha de 2 anos, relataram segunda-feira as agências EFE e AFP.

Massacres na Colômbia fazem cinco novas vítimas
Notícias ao Minuto

06:08 - 29/12/20 por Lusa

Mundo Colômbia

O assassínio ocorreu na aldeia de Quebrada Honda, no município de Montecristo, no sul de Bolívar, região marcada pelo conflito armado e onde o grupo paramilitar Autodefesas Gaitanistas de Colômbia, que as autoridades chamam Clã do Golfo, e narcotraficantes disputam territórios aos guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional.

Segundo o partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (que mantém a sigla FARC, mas formado após a dissolução da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) são já 249 os ex-guerrilheiros assassinados desde o acordo de paz assinado em novembro de 2016.

O ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, disse, citando "algumas versões", que houve um "ataque violento e seletivo" contra as cinco vítimas por parte da guerrilha Exército de Libertação Nacional. Uma comissão foi criada para investigar o sucedido.

De acordo com a ONU, ocorreram este ano 66 massacres na Colômbia, que vitimaram 255 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório