Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Vacina aprovada na UE; "Agora, vamos agir depressa"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vacina aprovada na UE; "Agora, vamos agir depressa"
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/12/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Numa altura em que o início da vacinação em vários países, e em breve também na União Europeia, começava a ser um sinal de esperança para o fim da pandemia, eis que uma nova estirpe do vírus poderá novamente abalar a luta contra a Covid-19.

Embora a Direção-Geral da Saúde (DGS) tenha dito, de acordo com os dados de que dispõe, que a nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode não diminuir a eficácia das vacinas desenvolvidas contra aCovid-19, a verdade é que é preciso estudá-la. Nesse sentido, Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência hoje para discutir a nova variante do SARS-Cov-2, visando coordenar as respostas comunitárias.

Apesar de novas variantes já terem sido observadas desde que o novo coronavírus SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, esta estirpe mais recente, identificadaem Inglaterra, já levou vários países europeus a suspenderem voos e transportes marítimos oriundos do Reino Unido. Este domingo, por exemplo, o Governo português determinou (...) que "apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal".

No caso de se provar que a eficácia da vacina não está comprometida, há boas notícias esta segunda-feira, dado que se prevê que aAgência Europeia do Medicamento deverá aprovar hoje o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 na União Europeia.

Vale a pena, ainda, recordar, que Portugal contabiliza um total de 6.134 vítimas mortais e 374.121 casos confirmados, depois de neste domingo ter registado mais 71 mortes e 3.334 casos da doença.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugale no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h15 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h11 - O Infarmed já reagiu ao facto de a vacina contra a Covid-19 do consórcio BioNTech/Pfizer ter recebido 'luz verde' da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). O Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA "finalizou a avaliação rigorosa da vacina Comirnaty, concluindo que existem dados suficientemente robustos que asseguram a qualidade, segurança e eficácia desta vacina".

15h00 - Maioria dos portugueses gostava de manter teletrabalho. Segundo um estudo do grupo Ageas e da Eurogroup Consulting Portugal, mais de 60% dos inquiridos gostaria de manter o teletrabalho, num futuro próximo, pelo menos em parte, com 51% a preferir um modelo misto.

14h57 -A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considera que a aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) é um "momento decisivo" e adianta que o executivo comunitário deverá validar a decisão da EMA ainda hoje.

"Agora, vamos agir rápido", adiantou.

14h54 - O ano de 2020 exerceu "menor pressão" no ambiente, com a pandemia de covid-19 a reduzir o uso de combustíveis fósseis e o consumo de energia, levando à melhoria da qualidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

14h52 - A Junta de Freguesia do Areeiro, em Lisboa, criou um centro de testagem ao novo coronavírus, com "preços mais reduzidos" e um número próprio para marcações, para garantir vagas no menor espaço de tempo possível.

14h50 - O Governo anunciou, esta segunda-feira, que criou um "período transitório" para os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que embarquem do Reino Unido que ainda não tenham um teste negativo para a Covid-19.

"O Governo português está ciente da situação difícil de gerir por parte das companhias aéreas, nomeadamente quanto à questão contraordenacional e quanto aos cidadãos que se preparavam para embarcar no Reino Unido com destino a Portugal e que não dispunham ainda de um teste negativo ao SARS-COV-2", refere o Ministério das Infraestruturas em comunicado.

14h40 - O Vaticano considera "moralmente aceitável" usar vacinas anti-covid-19 produzidas a partir de células retiradas de fetos abortados em países onde não existir alternativa e os cidadãos não puderem escolher a vacina. ACongregação para a Doutrina da Fé publicou hoje um esclarecimento sobre o uso de vacina desenvolvida a partir de linhas celulares provenientes de tecidos obtidos de fetos abortados não espontaneamente depois de nos últimos meses ter recebido pedidos de parecer sobre o assunto.

14h25 - O governo espanhol anunciou hoje que decidiu, de forma coordenada com Portugal, suspender os voos vindos do Reino Unido a partir de terça-feira, exceto para os cidadãos espanhóis ou residentes neste país.

14h20 - Várias empresas do Biocant Park de Cantanhede, no distrito de Coimbra, desenvolvem projetos biotecnológicos de resposta à pandemia da covid-19, entre eles um medicamento à base de células estaminais.

14h05 - Vacina aprovada na UE.A diretora da Agência Europeia do Medicamento anunciou que a instituição decidiu aprovar a comercialização da vacina Comirnaty, desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer, contra a Covid-19 na UE.

Segundo o parecer desta entidade, a vacina "apresenta mais benefícios do que riscos" no que concerne à segurança contra a doença. No entanto, a mesma só poderá ser aplicada a pessoas com mais de 16 anos.

13h16 - Rússia suspende voos do Reino Unido devido a nova estirpe do vírus. A Rússia anunciou hoje ter suspendido durante uma semana as ligações aéreas com o Reino Unido, país onde foi detetada uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 e que o Governo admitiu estar descontrolada.

13h15 - Câmara de Arraiolos suspende atendimento após infeção de dois funcionários. A Câmara de Arraiolos, no distrito de Évora, suspendeu o atendimento presencial ao público nos serviços administrativos municipais, desde hoje e até quarta-feira, devido à existência de dois casos de covid-19 entre os funcionários da autarquia.

13h14 - Lista de países que restringiram ligações ao Reino Unido continua a crescer. A lista dos países que suspenderam as ligações aéreas com o Reino Unido devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2 que seria até 70% mais contagiosa continua hoje a aumentar.

13h10 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 29 novos casos positivos de covid-19, sendo 26 em São Miguel e três na Terceira, e 20 doentes recuperaram, foi hoje anunciado.

12h56 - As restrições à entrada de passageiros provenientes do Reino Unido vão ter um "grande" impacto no turismo da Madeira, tendo em conta os milhares de visitantes previstos no Natal e Fim do Ano, disse hoje o secretário regional do turismo.

12h54 -Os hotéis podem receber hóspedes na Passagem de Ano, mas os restaurantes inseridos nas unidades hoteleiras têm de encerrar às 22h30, à semelhança da medida que se aplica aos restantes estabelecimentos de restauração."Na noite dia 31 de dezembro, após as 22h30, os restaurantes de hotéis poderão funcionar em regime de entrega ao domicílio ou, por equiparação, para serviço de quartos. Cumpre igualmente reiterar que, nessa noite, as festas públicas ou de acesso ao público estão proibidas", pode ler-se num esclarecimento enviado pelo Ministério da Economia.

12h42 - O surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, aumentou para os 34 casos e a instituição decidiu fechar os serviços destinados à infância, a partir de quarta-feira.

12h40 - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que a nova estirpe do SARS-CoV-2 é "um fator de preocupação" e deve levar ao aumento dos cuidados para proteger não só a saúde de todos como a capacidade do Serviço Nacional de Saúde.

12h34 - As empresas russas responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação da vacina Sputnik V e a farmacêutica britânica AstraZeneca assinaram hoje um memorando de cooperação na luta contra a Covid-19. De acordo com o diretor do centro Gamaleya, Alexandr Ginzburg, as vacinas russa e britânica têm muitas semelhanças e, por isso, a sua compatibilidade promete ser alta.

12h30 - O PSD insistiu hoje que sejam enviados com urgência ao parlamento os documentos e estudos na base da definição dos grupos populacionais de risco para vacinação e sua prioridade, que considera "tão díspar" da maioria dos restantes países europeus.

12h25 - A Comissão Europeia vai fornecer 20 milhões de testes rápidos de deteção da covid-19 aos Estados-membros, anunciou hoje a instituição, sublinhando que a testagem continuará a ser "fundamental", mesmo com o arranque da campanha de vacinação.

12h15 - A Hungria proibiu a chegada de aviões de passageiros provenientes do Reino Unido, devido à nova estirpe do vírus, avança a Efe.

12h10 -O biólogo Alexander ‘Sasha’ Kagansky, que estaria envolvido em investigações para a criação de uma vacina contra a Covid-19, na Rússia, foi encontrado morto, em circunstâncias consideradas suspeitas, segundo a polícia. O homem, de 45 anos, terá caído do 14.º andar do prédio onde vivia, em São Petersburgo. Foi encontrado só em roupa interior e apresentava um ferimento de faca.

12h02 - Foi registado um novo sintoma da chamada Covid persistente -, um sintoma que afeta somente as mulheres. Relatos nas redes sociais referem que a doença tem provocado a longo prazo mudanças "alarmantes" nos ciclos menstruais das mulheres.

Algumas afirmam que meses após terem adoecido com Covid-19 estão agora a experienciar períodos irregulares, enquanto outras reportam coágulos sanguíneos foram do comum.

12h00 - O secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, alertou hoje para o perigo de um aumento "dramático" da criminalidade durante a distribuição das vacinas contra a covid-19, que já começou em alguns países.

11h55 - Muitos emigrantes terão de decidir manter as viagens de Natal a Portugal, cancelar ou aguardar por mais informação perante as restrições às viagens a partir do Reino Unido por causa da pandemia covid-19. As companhias aéreas mantêm, por enquanto, os voos programados e vários portugueses já viajaram para Portugal no fim de semana sem lhes ter sido pedido qualquer teste, mas no domingo o Governo passou a exigir que os passageiros apresentem um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Cov-2.

11h20 - Depois de ter sido internado no hospital no passado mês de novembro, tendo estado nos cuidados intensivos, o ator Marco Ricca recebeu alta, este domingo. Informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa. "A Casa de Saúde São José informa que o ator Marco Ricca, que estava internado para tratamento de Covid-19, teve alta do hospital. O estado de saúde do paciente é bom e ele foi liberado hoje pela equipe médica", adiantam numa nota.

11h12 - A Agência Europeia do Medicamento confirmou que irá hoje divulgar o seu parecer final sobre a segurança e eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech, conta a Covid-19. Pelas 14h portuguesas, Emer Cooke, diretora da Agência, irá presidir uma conferência de imprensa sobre o tema.

10h57 -O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças quer que o continente reúna o máximo de esforços para controlar e evitar que a nova variante do coronavírus se propague por outros países.
Segundo os mesmos, a variante detetada no Reino Unido é "mais transmissível" do que as variantes existentes, mas não há evidências de que seja mais infecciosa.

10h32 - África registou mais 337 mortes devido à covid-19 e somou mais 18.418 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total de 59.099 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

10h20 - A corrida de São Silvestre da Amadora foi hoje cancelada devido à pandemia de covid-19. "Inicialmente prevista para o último dia do ano, e considerando o atual enquadramento pandémico a nível nacional e municipal, o Desportivo Operário do Rangel, após cuidada ponderação por parte da sua direção e Mesa da Assembleia Geral, crê que não se encontram reunidas as necessárias condições de saúde pública para a organização, em absoluta segurança, de uma prova com esta natureza e especificidade", explicou a organização.

10h15 - O Governo de Hong Kong anunciou hoje a suspensão dos voos de passageiros vindos do Reino Unido devido ao surgimento neste país de uma nova variante do novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

10h07 - O Japão ultrapassou hoje os 200 mil casos de covid-19, com um total de 2.930 óbitos, um valor alcançado em menos de dois meses depois de ultrapassar os 100 mil contágios, em novembro.

10h00 - Margarida Tavares é infecciologista de um dos hospitais nacionais que mais casos de Covid-19 trata diariamente, o São João, no Porto. Em entrevista ao Notícias ao Minuto, garante que os profissionais de saúde, "que mudaram radicalmente o seu dia a dia de trabalho", continuam "empenhados". A especialista, que se tem dedicado também a estudar as possíveis reinfeções do SARS-CoV-2, revela que "há muitos testes que foram falsamente positivos no passado".

09h47 - A mensagem de Natal deste ano da GNR pretende lembrá-lo que apesar de, este ano, termos um Natal diferente, os afetos mantêm-se iguais.

09h30 -A Rússia reporta, esta segunda-feira, 29.350 novos casos de Covid-19. Trata-se de um novo recorde de novo casos em 24 horas. No total, o país soma 2.877.727 infetados desde o início da pandemia. E mais de 51.351 mortes, depois de nas últimas 24 horas terem morrido 493 pessoas.

09h10 - Boris Johnson vai reunir-se de emergência, esta segunda-feira, após a decisão de vários países em encerrar as suas portas a voos provenientes do Reino Unido. Em causa, está o surgimento de uma nova estirpe do novo coronavírus no país. A reunião da Comissão para as Contingências Civis, conhecida por COBRA e responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional, é a primeira desde 10 de maio.

09h00 - Um passageiro de um voo da United Airlines contou, ao NY Post, o motivo pelo qual saltou do seu lugar para salvar a vida de outro passageiro, mesmo sabendo que a vítima poderia ter Covid-19 e constituir um risco para a sua saúde. Tony Aldapa acabou mesmo por ficar infetado e o homem que tentou salvar não sobreviveu.

08h55 - Centenas de passageiros amontoaram-se este domingo à noite no aeroporto de Heathrow, em Londres, a tentar apanhar o último avião para Dublin, na Irlanda, antes dos voos serem suspensos. De acordo com a imprensa britânica, o mesmo cenário podia ser encontrado nas estações ferroviárias, antes dos comboios terem sido retornados às estações.

08h40 - Uma nova variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, está a ser estudada após lhe ter sido atribuída responsabilidade por um aumento de infeções no Reino Unido. Por que razão a nova variante do vírus está a causar tanta preocupação? Saiba aqui, o que se sabe, até ao momento, acerca da nova variante do vírus.

08h39 - A Argentina, Colômbia, Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu.

08h35 - Segundo o Jornal de Notícias, estão a disparar o número de sites que comercializam produtos médicos ilícitos para combater a covid-19. A pouco mais de uma semana do início da vacinação contra a covid-19 em Portugal e na Europa, a Interpol, Europol e PSP lançam alertas sobre os perigos de comprar vacinas online.

08h10 - A Índia registou 24.337 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano. esde o início da pandemia, a Índia contabilizou 10.055.560 de casos do novo coronavírus, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

08h00 - Segundo a Reuters, a Dinamarca suspendeu os voos do Reino Unido durante 48 horas. A medida entra em vigor às 10h desta segunda-feira e o objetivo é limitar uma nova vaga do vírus, provocada pela nova estirpe. A mesma medida foi adotada pela Polónia. No total, são já 16 os países que passaram a proibir as viagens entre o continente e as ilhas britânicas.

07h25 - A Alemanha registou 16.643 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 226 mortes associadas à Covid-19, de acordo com os últimos dados do Instituto Robert Koch (RKI).

07h20 - O México registou 326 mortos e 6.870 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 118.202 e de casos para 1.320.545.

07h15 - O líder do governo do estado australiano de Victoria pediu hoje desculpa pelos erros do programa de quarentena em dois hotéis que levaram à maioria das mortes por Covid-19 no país.

O fraco controlo em dois hotéis de quarentena desencadeou uma onda de infeções na segunda maior cidade da Austrália, enquanto o resto do país tinha estado em grande parte livre de vírus. Das 908 mortes australianas por Covid-19, 820 morreram em Victoria.

07h12 - Os Estados Unidos registaram 1.591 mortos e 189.184 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h10 - A Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar hoje o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 na União Europeia, numa reunião que foi antecipada depois de estar inicialmente agendada para 29 de dezembro. A entidade que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia justificou esta antecipação da reunião por ter recebido dos laboratórios farmacêuticos a informação adicional sobre a vacina.

07h06 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 23 casos deCovid-19, nas últimas 24 horas, entre os quais dois por contágio local e os restantes oriundos do exterior.

07h05 - Os países da União Europeia (UE) vão reunir-se hoje, ao mais alto nível político, para coordenar respostas à nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido, numa reunião de emergência convocada pela presidência alemã do Conselho.

07h00 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento sobre todas as incidências da Covid-19, em Portugal e no mundo. Pode recordar o que se passou no dia anterior clicando aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório