Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Apesar do risco, realiza manobras de reanimação a passageiro com Covid-19

Tentativa de salvamento aconteceu durante um voo da United Airlines.

Apesar do risco, realiza manobras de reanimação a passageiro com Covid-19
Notícias ao Minuto

08:27 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Pandemia

Um passageiro de um voo da United Airlines contou, ao NY Post, o motivo pelo qual saltou do seu lugar para salvar a vida de outro passageiro, mesmo sabendo que a vítima poderia ter Covid-19 e constituir um risco para a sua saúde.

Tony Aldapa, que é paramédico, relata que desde então ele próprio tem sofrido de sintomas do vírus. Apesar disso, não se arrepende do seu gesto, embora a vítima tenha acabado por morrer.

“Eu estava ciente dos riscos que este procedimento envolve quando executado em alguém com Covid-19, mas decidi fazê-lo na mesma. [...] Seria incapaz de ficar sentado, sabendo que tinha os conhecimentos e a experiência necessários para salvar aquele homem", afirma.

O incidente aconteceu na semana passada, num voo entre Orlando e Los Angeles. Durante uma hora, Tony e outra pessoa estiveram a executar manobras de reanimação na tentativa de salvar a vida do passageiro, que colapsou durante a viagem.

Ao que se sabe, o homem já suspeitava de que padecia de Covid-19 antes de entrar no voo. Este tinha até agendado realizar um teste antes de viajar - porque tinha perdido o olfato e o paladar - mas o teste foi cancelado. Assim, ao subir a bordo, decidiu mentir, referindo que não tinha quaisquer sintomas da doença. A vítima acabaria por morrer.

Desde então, Aldapa, que o tentou salvar, começou a padecer de sintomas da Covid-19.

“Essencialmente, sinto que fui atropelado por um comboio”, disse. “Tive tosse, doía-me o meu corpo inteiro e tinha dores de cabeça.”

Inicialmente, a United Airlines disse que o homem havia sofrido uma paragem cardíaca - e que estava a aguardar mais informações sobre o possível caso de Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório