Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Antártida regista primeiros contágios; 25 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Antártida regista primeiros contágios; 25 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:32 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu 'luz verde', esta segunda-feira, à vacina desenvolvida pelos laboratórios BioNTech e Pfizer contra a Covid-19, sustentando que a mesma cumpre os requisitos.

Segundo o parecer da entidade europeia, a vacina "apresenta mais benefícios do que riscos" no que concerne à segurança contra a doença. No entanto, a mesma só poderá ser aplicada a pessoas com mais de 16 anos.

Entretanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também já anunciou que a Comissão Europeia validou a decisão da EMA ainda hoje.

Caso tudo continue a correr como previsto, em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 deverá arrancar com um lote "simbólico" de 9.750 vacinas a partir de dia 27 de dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 -Boa noite! Este registo termina aqui, mas retomaremos o acompanhamento AO MINUTO na manhã de terça-feira Já sabe, siga as recomendações das autoridades de saúde e, em caso de sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - Jogadores da NBA vão esperar pela sua vez para serem vacinados. O comissário da NBA, Adam Silver, participou esta terça-feira numa conferência telefónica na véspera de arrancar a nova temporada daquela que é considerada a melhor liga de basquetebol do mundo.

Apesar do aumento de casos de infeção nos Estados Unidos, Silver garantiu que os jogadores da NBA vão aguardar pela sua vez para serem vacinados contra a Covid-19, revela a AFP. "Nem é preciso dizer que de forma alguma vez vamos saltar a fila. Vamos esperar pela nossa vez para sermos vacinados", fez notar.

23h47 - Passageiros várias horas no aeroporto de Faro para fazer teste. Dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram hoje retidos durante várias horas no aeroporto de Faro, para fazerem o teste da Covid-19. Alguns deles mais de quatro horas e perdendo outras ligações.

23h29 - Pandemia é tema em que Portugal pode fazer a diferença. O ex-comissário europeu Carlos Moedas considerou hoje que a pandemia e o Brexit são os temas em que Portugal "pode ou não fazer a diferença" durante a presidência do Conselho da União Europeia (UE).

23h01 - Antártida deixa de ser o único continente sem casos. Um surto de Covid-19 foi detetado numa base militar na Antártida, o único continente que até agora não tinha sido afetado pela pandemia, divulgou hoje o exército do Chile.

22h47 - México escondeu números reais na capital para evitar confinamento. O governo mexicano adulterou as informações dos boletins epidemiológicos no princípio de dezembro sobre a evolução da pandemia no país para manter a atividade económica na Cidade do México, capital do país, avançou o The New York Times.

22h23 - Brasil notifica 25 mil novos casos e 527 mortes em 24 horas. Ministério da Saúde brasileiro divulgou esta segunda-feira os dados mais recentes sobre o impacto da pandemia no país. 25.019 pessoas testaram positivo para o coronavírus no último dia e foram reportados mais 527 óbitos.

Notícias ao MinutoComerciante chama clientes para a sua loja, esta segunda-feira, na Rua 25 de Março, em São Paulo.© Reuters

22h15 - Madeira regista mais uma morte, elevando para dez os óbitos. A Madeira registou hoje uma morte por Covid-19, elevando para dez os óbitos e 26 novos casos, sendo nove importados e 17 de transmissão local, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h51 - Angola com 42 novas infeções, três mortes e 103 recuperados. As autoridades sanitárias de Angola anunciaram hoje o registo de 42 novas infeções pelo novo coronavírus, três óbitos e a recuperação de 103 pessoas, somando o país 16.686 casos, 390 mortes e 9.695 recuperados.

21h38 - Número de subsídios por doença sobe 37% em novembro para 219.922. O número de subsídios por doença registou um aumento mensal de 28,8% e de 37,2% face ao período homólogo para 219.922, de acordo com as estatísticas mensais da Segurança Social.

21h31 - Pandemia já custou 450 milhões em apoios extraordinários ao setor social. O Estado já pagou 450 milhões de euros (ME) em apoios extraordinários às instituições sociais desde o início da pandemia, onde também já foram colocados 11.270 trabalhadores ao abrigo da medida de apoio à colocação de recursos humanos.

21h17 - Câmara de Gaia estima impacto de 15 milhões com pandemia. A câmara de Vila Nova de Gaia estima que registará até ao final do ano um impacto financeiro de 15 milhões de euros com a pandemia da Covid-19, indicou hoje o presidente, Eduardo Vítor Rodrigues.

21h15 - Empresas em 'lay-off' tradicional sobem 8,5% em novembro para 254. O número de empresas em 'lay-off' tradicional (regime do Código do Trabalho) aumentou 8,5% em novembro face ao mês anterior, para 254, mas abrangeu menos trabalhadores, segundo as estatísticas mensais da Segurança Social publicadas hoje.

21h07 - Cabo Verde reporta mais 21 casos positivos nas últimas 24 horas. Cabo Verde registou mais 21 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e elevou para 11.600 os casos acumulados desde 19 de março, informou hoje fonte oficial do Ministério da Saúde.

20h55 - Joe Biden já foi vacinado. O presidente eleito dos Estados Unidos recebeu esta segunda-feira a primeira dose da vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19. A futura primeira-dama norte-americana, Jill Biden, também foi vacinada hoje.

Notícias ao Minuto Joe Biden recebeu a vacina contra a Covid-19 no Christiana Care Christiana Hospital, em Newark.© Getty Images

20h13 - Madeira vai analisar casos para saber se nova estirpe chegou à região. O Governo da Madeira vai proceder, em articulação com Instituto Ricardo Jorge, a análises de casos positivos oriundos do Reino Unido, para avaliar se a nova estirpe do vírus já chegou à região, anunciou Miguel Albuquerque.

"Nós próprios vamos fazer uma análise genética de um conjunto de casos que foram detetados ao longo dos últimos meses na Madeira para ver se essa variante do vírus chegou a estar na Madeira, está na Madeira ou não", informou.

19h48 - Vacinas não são desculpa para relaxar. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o perigo do aligeirar das medidas preventivas da Covid-19 face à chegada das vacinas, notando o recorde de infeções diárias que tem vindo a surgir.

"Há quem defenda a ideia de que o vírus só atinge os idosos e que com as vacinas já no horizonte podemos relaxar, mas a Covid-19 também atinge crianças ou adultos, podendo atacar qualquer sistema do corpo, é por isso que há muitas pessoas que sofrem consequências de longo prazo", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

19h32 - França regista 354 mortes nas últimas 24 horas.A Direção-Geral de Saúde francesa revelou esta segunda-feira que foram detetados 5.797 novos casos de Covid-19 e morreram mais 354 pessoas em 24 horas. França totaliza 2.479.151 casos positivos e 60.900 óbitos.

19h15 - Lares ilegais nas prioridades de vacinação. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, garantiu hoje que todos os idosos em lares ilegais estão abrangidos nas prioridades do plano de vacinação contra a Covid-19, adiantando que 105 já foram encerrados este ano.

18h59 - Redução nos casos ativos nas prisões. Quatro reclusos e 31 trabalhadores do quadro da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) registam casos ativos de Covid-19 entre as 20.000 pessoas que integram o universo da DGRSP, informou hoje a instituição.

18h41 - António Costa confirma data de início de vacinação. "A vacinação contra a Covid-19 terá início no domingo, dia 27. Tal como previsto, as primeiras vacinas serão administradas a profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com Covid-19", escreveu o primeiro-ministro na sua página oficial do Twitter.

18h40 - 'Lay-off' simplificado foi recusado "a cerca de 500 empresas". Cerca de 500 empresas viram recusado o seu pedido de acesso ao 'lay-off' simplificado devido a dívidas por regularizar à Segurança Social, disse hoje no parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

18h38 - Rússia, Argélia ou Peru anunciam restrições nas ligações com Reino Unido. Rússia, Albânia, Omã, Tunísia, Argélia, Peru e Maurícia juntaram-se à lista dos países e territórios que suspenderam as ligações aéreas com o Reino Unido devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2 que seria até 70% mais contagiosa.

18h36 - Restrição nos voos provenientes do Reino Unido são "mais uma adversidade". O presidente do Turismo do Algarve disse hoje que as restrições impostas a voos provenientes do Reino Unido devido a uma nova estirpe do vírus que provoca a Covid-19 é mais uma "adversidade" para o setor.

18h31 - Surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados em lar de Mértola. Um surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados pelo vírus da doença Covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no distrito de Beja, disse hoje à Lusa o provedor.

18h29 - Boris Johnson garante que abastecimento alimentar ao país é "forte e robusto". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, garantiu hoje que as cadeias de abastecimento alimentar são "fortes e robustas", minimizando um eventual impacto das restrições impostas por vários países, incluindo a França, por causa da nova variante de coronavírus.

18h19 - "Quanto mais se transmite um vírus mais mutações pode sofrer", diz OMS. Na conferência de imprensa desta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reagiu à nova variante do coronavírus identificada recentemente no Reino Unido. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que as mutações dos vírus são algo expectável.

“Os vírus sofrem mutações ao longo do tempo. É algo natural e que se pode esperar. O Reino Unido informou que esta nova variante se transmite com maior facilidade, mas não há provas até ao momento de que tenha maior probabilidade de provocar uma doença mais grave ou maior mortalidade”, explicou o responsável da OMS.

Reveja aqui a conferência de imprensa:

18h12 - Nova variante é mais transmissível o que a torna "mais preocupante". A nova variante do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido não tem mais riscos de complicações hospitalares, nem de letalidade, mas é mais transmissível, o que a torna "mais preocupante", afirmou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

18h04 - Vacinação: Deputados aprovam audições regulares a Francisco Ramos. O coordenador da 'task-force' de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, vai passar a ser ouvido regularmente na Assembleia da República, depois de os deputados da Comissão de Saúde terem aprovado hoje um requerimento nesse sentido.

18h02 - Antigo Hospital de Belém cria mais 30 camas para acolher até 90 doentes. O antigo Hospital Militar de Belém, que tem funcionado desde junho como Centro de Acolhimento Covid-19, aumentou a capacidade em mais 30 camas, podendo acolher até 90 doentes, após a recente recuperação do terceiro piso.

17h55 - Coimbra reforça apoios à economia local. A Câmara de Coimbra aprovou hoje o reforço dos apoios à economia local para fazer face aos impactos da pandemia da Covid-19, abdicando das rendas e concessões municipais em dívida entre julho e dezembro.

17h50 - Medidas de contenção atingiram cultura mais do que previsto. A UNESCO alertou hoje que as medidas de combate à Covid-19 atingiram o setor da cultura mais duramente do que o esperado, depois de ter avaliado a atuação dos governos para responder ao impacto da pandemia.

17h49 - Câmara do Porto disponível para ceder espaços de vacinação. O presidente da Câmara do Porto revelou hoje ter disponibilizado apoio logístico para a vacinação contra a Covid-19 à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), admitindo a cedência de dois locais para instalar centros de vacinação.

17h48 - Moçambique regista mais uma morte e 127 novos infetados. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o número de óbitos para 149, havendo ainda 127 novos casos.

17h40 - União Europeia aprova vacina da Pfizer. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou esta tarde, em conferência de imprensa, que a União Europeia aprovou a vacina da Pfizer, horas após ter sido dada a 'luz verde' pela Agência Europeia de Medicamentos.

Como previsto, a vacinação vai ter início nos dias 27, 28 e 29 nos países do bloco europeu.

17h28 - Espanha regista mais de 22 mil novos casos desde sexta-feira e 334 mortes. A Espanha registou desde sexta-feira 22.013 novos casos de Covid-19, elevando para 1.819.249 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 334 mortes durante o fim de semana atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 49.260.

17h13 - Viana do Castelo é o único distrito a Norte com aumento de novos casos. O distrito de Viana do Castelo foi o único a Norte que, entre a segunda e terceira semana do mês, registou um aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde.

17h07 - Colômbia recebe vacinas em fevereiro. A Colômbia irá receber a primeira tranche de doses de vacina contra a Covid-19, produzidas pela Pfizer, em fevereiro, adiantou, esta segunda-feira, a Reuters.

De acordo com a agência de notícias britânica, serão entregues, numa primeira fase, 1,7 milhões de doses, o que permite vacinar cerca de 850 mil pessoas, considerando que cada vacina é administrada em duas doses. Os primeiros cidadãos a serem vacinados serão os profissionais de saúde e a população com mais de 80 anos.

17h04 - Suécia fecha fronteira com Dinamarca para evitar nova estirpe. O Governo sueco anunciou hoje que fechou a sua fronteira com a Dinamarca, alegando motivos de saúde, já que foram detetados casos da nova estirpe do coronavírus cuja expansão é considerada descontrolada no Reino Unido.

16h59 - Mais cinco concelhos com risco extremo de casos acumulados de infeção. Há mais cinco concelhos, num total de 30, cuja taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus foi superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 4 e 17 de dezembro. Confira aqui quais são os concelhos.

16h55 - Lousã entrega cabazes de Natal a famílias carenciadas. A Câmara Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que entregou 71 cabazes com géneros alimentares e vales de compras no comércio local, a famílias carenciadas do concelho.

"Este ano, para além de alguns géneros típicos da época natalícia, como o bacalhau, o bolo rei e o azeite, foram também entregues vales de compras no comércio local, no valor total de 3.300 euros, permitindo assim maior autonomia às famílias na escolha nos produtos de acordo com as suas necessidades", refere a autarquia da Lousã em comunicado.

16h42 - Reino Unido corre risco de escassez de produtos frescos no Natal. O Reino Unido pode enfrentar uma escassez de produtos frescos, como frutas e legumes, nas festas de fim de ano, devido ao encerramento de fronteiras após a descoberta no território de uma nova variante do novo coronavírus.

Notícias ao Minuto Último peru à venda, esta segunda-feira, num supermercado da cadeia Sainsbury, em Londres. © Reuters

16h40 - Número de novos contágios a descer em Itália. Reportados mais 415 óbitos. A proteção civil italiana anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 10.872 novos casos de Covid-19 e morreram mais 415 pessoas. O número de casos de contágio tem descido gradualmente nos últimos dias. Já o número de óbitos subiu ligeiramente face ao número divulgado este domingo (352 mortes). No total, Itália soma 1.964.054 casos positivos e 69.214 vítimas mortais.

16h36 - Nova estirpe do coronavírus já identificada em vários países. A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, apresentada como mais contagiosa e que está a inquietar o mundo, já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa, segundo as últimas informações. Conheça aqui todos os países europeus onde já foi identificada esta estripe do vírus.

16h29 - Mais de 30 mil novos casos no Reino Unido pelo segundo dia consecutivo. O Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido referiu esta segunda-feira que foram identificados 33.364 novos casos de Covid-19 e morreram 215 pessoas nas últimas 24 horas. O Reino Unido registou pelo segundo dia consecutivo mais de 30 mil novos casos de infeção.
Em termos acumulados, os quatro países que compõem o Reino Unido contabilizam 2.073.511 contágios e 67.616 mortes.

16h24 - Médicos quenianos em greve por condições e proteção contra pandemia. Médicos quenianos e outro pessoal de saúde crucial nos hospitais públicos iniciaram hoje uma greve nacional contra a falta de equipamento de proteção pessoal e seguro para os trabalhadores da linha da frente que lutam contra a Covid-19.

Notícias ao MinutoKenyatta National Hospital durante a manifestação, desta segunda-feira, dos profissionais de saúde.© Reuters

16h15 - PSD quer apoio do Estado português na vacinação de emigrantes em crise. O PSD defendeu hoje um apoio do Estado português aos emigrantes a passar por situações de maior dificuldade no estrangeiro para que estes possam ter acesso às vacinas contra a Covid-19.

16h13 - Restrição nos voos pode atrasar retoma do turismo algarvio. As restrições à entrada de viajantes do Reino Unido devido à nova estirpe do vírus causador da Covid-19 podem pôr em causa a recuperação a partir da Páscoa, alertou hoje o presidente da principal associação hoteleira do Algarve.

16h05 - Total de infetados em surto em aldeia de Elvas sobe para 92. O surto de Covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, já infetou 92 pessoas da comunidade, mais 60 do que o anterior balanço, disse hoje o presidente do município.

15h54 - Câmara de Vidigueira fecha equipamentos devido a aumento de infeções. A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, fechou equipamentos municipais e suspendeu o atendimento público presencial, devido ao "aumento substancial" de casos de infeção pelo vírus que provoca a doença covid-19 no concelho.

15h41 - Portugal soma mais 57 mortes e 2.099 novos casos em 24 horas. As autoridades de saúde contabilizaram, nas últimas 24 horas, mais 57 óbitos e 2.099 novos casos de Covid-19, revela o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira. De referir que o número diário de óbitos foi nas últimas horas o mais baixo desde o dia 14 de novembro, dia em que foram reportados 55 óbitos por Covid-19.

Em termos acumulados, desde o início da pandemia, Portugal contabilizou 6.191 vítimas mortais e 376.220 infetados com o novo coronavírus.

15h31 - Restrições a entradas do Reino Unido será "machadada" na Madeira. O Governo da Madeira apoia as restrições impostas por Portugal à entrada de passageiros provenientes do Reino Unido, embora considere vão ser uma "machadada" nas perspetivas de recuperação económica da região, disse o presidente do executivo regional.

15h20 - Infarmed destaca "dados robustos" sobre "eficácia" de vacina da Pfizer. O Infarmed já reagiu ao facto de a vacina contra a Covid-19 do consórcio BioNTech/Pfizer ter recebido 'luz verde' da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

"A etapa hoje concluída com a avaliação favorável desta primeira vacina para prevenir a COVID-19 constitui um passo decisivo no combate a esta pandemia que nos afeta a todos", adianta o presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, em comunicado, salientando que "este marco espelha a mais valia do nosso sistema europeu de avaliação de medicamentos que congrega uma rede de peritos de todos os Estados-membros e garante o rigor científico da avaliação".

15h11 - easyJet "focada" em ajustar voos para "ajudar clientes a voltarem a casa". A easyJet disse, esta segunda-feira, que está focada em ajustar a sua programação de voos atual de modo a ajudar os passageiros a regressarem às suas casas. A companhia aérea, à semelhança de outras, está a lidar com vários cancelamentos em resultado das restrições de viagens por causa das novas restrições às viagens do Reino Unidos.

15h04 - Nova variante do vírus acelera propagação da doença na África do Sul. As autoridades da Saúde sul-africanas anunciaram que uma nova variante do novo coronavírus está a impulsionar o ressurgimento de novos casos de Covid-19 no país, que regista cerca de um milhão de infeções.

15h00 - Portugueses do Reino Unido sem teste negativo têm de o fazer à chegada. O Governo anunciou, esta segunda-feira, que criou um "período transitório" para os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que embarquem do Reino Unido que ainda não tenham um teste negativo para a Covid-19.

"Os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste negativo sejam encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito (ficando em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde)", pode ler-se num comunicado enviado pelo Executivo.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina aprovada na UE; "Agora, vamos agir depressa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório