Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 'Pão e Água' sai hoje à rua em protesto. Mais 71 mortos cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 'Pão e Água' sai hoje à rua em protesto. Mais 71 mortos cá
Notícias ao Minuto

07:56 - 25/11/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dão conta de 5.290 novos casos de Covid-19 e 71 óbitos nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 274.011 casos de infeção e 4.127 vítimas mortais. O número de recuperados ascende a 189 mil. Há mais de 80 mil casos ativos nesta altura.

Os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo Estado de Emergência podem a partir de hoje pedir um apoio de 20% da receita perdida nos dois últimos fins de semana, devido às restrições impostas aos estabelecimentos. Em Lisboa, o movimento 'A Pão e Água', que reúne empresários da restauração, comércio e hotelaria, concentra-se frente à Assembleia da República, no dia limite para o pagamento de impostos ao Estado.

No mundo, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pela pandemia de coronavírus à escala mundial. Seguem-se a Índia, o Brasil, França, Rússia, Espanha e o Reino Unido.

Pode acompanhar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h38 - Este registo chega ao fim. Continue a acompanhar-nos aqui.Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h23 - A ministra responsável pela pasta da Igualdade no Governo francês, Elisabeth Moreno, considera que o confinamento devido à covid-19 mostrou uma "realidade crua" sobre as desigualdades entre os sexos e que foi fator agravante na violência doméstica no país.

15h01 - Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e atual administrador não-executivo da SAD azul e branca, morreu, esta quarta-feira, aos 70 anos, vítima de uma infeção pelo novo coronavírus.

14h40 -O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional criticou hoje em carta ao Presidente da República a forma como os serviços prisionais estão a lidar com a pandemia de covid-19, apontando situações que dizem ser incompreensíveis e incoerentes. O sindicato alerta que "todo o sistema prisional éafetadopor decisões e medidas avulsas e, oriundas de pessoas que pouco percebem das prisões", apontando o caso de contágios do novocoravírusnas prisões, que, lembra, é "um meio tão fechado".

14h27 -Portugal regista mais 71 mortos e 5.290 casos confirmados de Covid-19, esta quarta-feira. O país passa, assim, a registar no total 4.127 óbitose 274.011casos confirmados deCovid-19, desde o início dapandemia.

14h20 -O Reino Unido anunciou hoje uma baixa acentuada na sua ajuda ao desenvolvimento no próximo ano devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus nas finanças públicas."Num período de crise sem precedente, o Governo tem de fazer escolhas difíceis", disse o ministro das Finanças,RishiSunak,reefrindo que aajuda ao desenvolvimento será reduzida em 2021 a 0,5% doPIB(produto interno bruto) contra o habitual 0,7%.

14h10 -A administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que estão identificados 44 profissionais infetados pelo novo coronavírus, tendo ainda registo de nove trabalhadores recuperados desde o final do mês de março.

13h48 -Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros pondera greve nacional.A Fenserealiza hoje um Dia de Lutoe pondera uma greve nacional caso o Governo não retome as negociações do acordo coletivo de trabalho e proceda a novas contratações.

13h40 - Movimento 'Sobreviver a Pão e Água' marca manifestação nacional. O movimento realiza hoje, pelas 15h30, uma "grande manifestação de carácter nacional", em frente à Assembleia da República. São esperados em Lisboa "mais de 40 autocarros, provenientes de todos os pontos do país, que irão ajudar a transportar parte das várias milhares de pessoas que se esperam presentes", adianta o movimento em comunicado enviado às redações.

13h22- Madrid aceita restrições do governo para o Natal mas com alterações.Comunidade autónoma quer aumentar para dez o número de pessoas que podem estar presentes nos encontros familiares.

13h09 -Vacina desenvolvida na Turquia pode estar pronta em abril.A vacina, que uma universidade turca está a desenvolver, poderá estar pronta "o mais tardar em abril", anunciou hoje o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, referindo que poderá colocá-la à disposição de "toda a humanidade".

12h58 -CDS chama ministra da Justiça ao Parlamento."Queremos ouvir a senhora ministra da justiça sobre as decisões que foram tomadas, sobre a situação nas prisões, sobre o que foi feito ou não que foi feito para evitar contágios nas cadeias portuguesas", anunciou o líder parlamentar, Telmo Correia, numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa.

12h21 - Nenhuma das mutações descobertas até agora do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 o tornam mais contagioso, concluíram investigadores do University College de Londres num estudo publicado hoje, em que foram analisados genomas do vírus em 46.000 pessoas. Até agora, os investigadores identificaram 12.706 mutações no SARS-CoV-2 e viram que 398 delas são repetidas. Dessas, 185 manifestaram-se pelo menos três vezes de forma independente durante os meses da pandemia.

12h09 - O Governo dos Açores criou uma Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia de Covid-19, área que funcionará no gabinete do secretário da Saúde e será tutelada pelo médico Gustavo Tato Borges, foi hoje anunciado.

12h03 - A Nobel de Paz Malala Yousafzai pediu ao Governo britânico que mantenha o orçamento para a ajuda ao desenvolvimento, que pode vir a ser reduzido 0,5% por causa dos custos provocados pela pandemia de Covid-19.

11h43 - AOrganização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta quarta-feira, que a pandemia está a acalmar na Europa. Mas embora tenha havido uma "tendência decrescente" no número de casos na Europa, o continente é ainda aquele que tem a maior proporção de novos contágios e mortes a nível mundial.

11h41 - O lar para idosos da Santa Casa de Misericórdia de Azambuja tem 53 casos positivos de Covid-19, entre os quais 38 utentes e 15 funcionários, sem sintomas graves da doença, disse o presidente do município, Luís Sousa.

11h37 - Os hotéis e empreendimentos algarvios estão a promover campanhas de descontos para estadias de longa duração e a disponibilizar espaços para teletrabalho como forma de contornar a crise no setor provocada pela pandemia de Covid-19.

11h22 - A Força Aérea iniciou recentemente a recruta de 430 instruendos. Perante o avultado número de elementos, a instituição garante que foi adotado um plano de prevenção do contágio da Covid-19.

11h15 - O julgamento do Football Leaks foi interrompido esta manhã após ter sido anunciado que a mãe de uma juíza do coletivo testou positivo para o novo coronavírus. A sessão do julgamento de Rui Pinto foi suspensa e o julgamento foi suspenso por pelo menos 14 dias.

10h19 - A farmacêutica chinesa Sinopharm requereu à Agência Estatal de Alimentos e Medicamentos da China aprovação para distribuir no mercado uma vacina para o novo coronavírus, noticiou hoje a imprensa chinesa.

10h13 - Pessoas que perderam o emprego e o rendimento devido à pandemia fazem circuitos diários por instituições de solidariedade do Porto, procurando refeições, adiantaram hoje à Lusa os responsáveis da Casa Mãe Clara e da Porta Solidária.

10h12 - África passou hoje os 50 mil mortos devido à Covid-19, com mais 321 mortes nas últimas 24 horas, e o número total de infetados com o novo coronavírus no continente é de 2.092.279 pessoas, segundo dados oficiais. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de mortos é 50.296 e o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 11.356 pessoas nos 55 Estados-membros da organização.

10h03 - A recuperação do setor do turismo na União Europeia (UE) nos principais meses de verão foi apenas "parcial", de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, esta quarta-feira.

9h56 - Com o decorrer da pandemia e respetivos deveres de recolhimento, é inevitável que o tédio se instale em muitos de nós. A estagnação pode ter um impacto devastador na nossa saúde, mas também pode ter um lado positivo. Perceba melhor aqui.

9h42 - A Rússia relata um novo recorde em número de mortes causadas pela Covid-19. Foram, nas últimas 24 horas, 507 as vítimas mortais da doença. No total, o país contabiliza 37.538 mortes. No que diz respeito ao número de infetados, registam-se, esta quarta-feira, 23.675 novos casos de Covid-19, para um total de 2.162.503 infetados desde o início da pandemia.

9h32 - Setenta autocarros começam a partir de hoje a reforçar o transporte público de passageiros feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul durante a hora de ponta, ajudando a população e motoristas que estavam em 'lay-off'.

9h17 - Empresas em lay-off? Seg. Social diz como se calcula o subsídio de Natal. A Segurança Social fez três simulações - para o lay-off tradicional, lay-off simplificado e para o apoio à retoma - tendo por base um salário ilíquido mensal de 1.200 euros.

8h29 - A vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca deverá ser armazenada numa antiga fábrica na zona industrial de Coimbra. A notícia foi avançada, ontem, terça-feira, pela SIC Notícias que adianta ainda que o laboratório farmacêutico já acordou com Portugal a realização do transporte para a fábrica portuguesa.

8h04 - Além das pessoas com idade avançada ou com o sistema imunitário comprometido, também quem sofre de doenças crónicas preexistentes, como é o caso da asma, é grupo de risco para a infeção por Covid-19. Porém, um novo estudo espanhol vem contrariar tudo isso, dizendo que a doença está a infetar menos pessoas com asma do tipo alérgico.

7h50 - A Colômbia contabilizou nas últimas 24 horas mais 7.515 contágios pelo novo coronavírus, número que aumenta para 1.262.494 o total de infetados desde o início da pandemia, anunciou o Ministério da Saúde colombiano. Foram ainda registadas mais 198 mortes (166 dos quais referentes aos dias anteriores, mas só agora notificados), num total de 35.677 óbitos.

7h42 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado cinco casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

7h34 - A UPS, uma das maiores empresas de logística, aumentou a sua capacidade de produção de gelo seco, para poder armazenar e transportar as vacinas contra a Covid-19, e desenvolveu arcas congeladoras para pequenas instalações de saúde.

7h27 - Um ensaio clínico concluiu que a hidroxicloroquina (HCQ) não previne a propagação do novo coronavírus em pessoas saudáveis que foram expostas a um caso positivo, nem ajuda a melhorar os sintomas da doença.

7h23 - A Alemanha bateu um novo recorde no número de mortes diário. Foram registadas mais 410 mortes e 18.633 casos nas últimas 24 horas, num total de 14.771 óbitos e 961.320 infetados desde o início da pandemia.

7h21 - Os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência podem a partir de hoje pedir um apoio de 20% da receita perdida nos dois últimos fins de semana, devido às restrições impostas aos estabelecimentos.

7h16 - Os Estados Unidos registaram 2.081 mortos e 166.960 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O total de óbitos desde o início da pandemia cresceu para 259.641 e o de casos para 12.563.201. Os Estados Unidos são o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados.

7h13 - O México registou 813 mortos e 10.794 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades. Este é o maior aumento diário de casos desde 5 de outubro, quando as autoridades sanitárias contaram 28.115 novas infecções. O número total de óbitos subiu para 102.739 e o de contágios para 1.060.152 desde o início da pandemia.

7h11 - A quarentena tornou as mulheres mais vulneráveis à violência de género, alertou hoje a embaixadora da União Europeia (UE) na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa. A violência de género aumentou durante os meses de confinamento, reforçou a situação de isolamento em que vivem milhares de mulheres com os seus agressores e também têm mais dificuldade de acesso a recursos de proteção e serviços de apoio", disse.

7h09 - A Índia registou 481 mortos e 44.376 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 9,2 milhões de casos de Covid-19, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

7h03 - O Movimento a Pão e Água, que reúne empresários da restauração, comércio e hotelaria, concentra-se hoje em Lisboa, frente à Assembleia da República, no dia limite para o pagamento de impostos ao Estado.

Exigem, tal como já aconteceu em manifestações anteriores no Porto e em Faro, a adoção imediata do conjunto de medidas já apresentadas anteriormente, entre as quais a atribuição de apoios a fundo perdido, aos restaurantes, bares, discotecas, organizadores de eventos, músicos, atores, produtores, entre outros.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da situação pandémica no país e no mundo. Pode recordar o registo anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 39 detidos no Estado de Emergência; Brasil soma 170 mil óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório