Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 39 detidos no Estado de Emergência; Brasil soma 170 mil óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 39 detidos no Estado de Emergência; Brasil soma 170 mil óbitos
Notícias ao Minuto

15:48 - 24/11/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 3.919 novos casos de Covid-19 e 85 óbitos nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 268.721 casos de infeção e ultrapassou a marca das quatro mil vítimas mortais (4.056). O número de recuperados ascende a 184 mil. Há 80 mil casos ativos nesta altura

Portugal também superou esta terça-feira os 500 pacientes internados nas unidades de cuidados intensivos (UCI)

No mundo, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pela pandemia de coronavírus à escala mundial. Seguem-se a Índia, o Brasil, França, Rússia, Espanha e o Reino Unido

Pode acompanhar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Boa noite. Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h51 - Centenas de trabalhadores da restauração de Braga, Porto, Vila Nova de Gaia e Aveiro vão sair quarta-feira em caravana com autocarros e viaturas ligeiras para a manifestação em Lisboa organizada pelo movimento cívico Pão e Água.

"A intenção de nos associarmos à manifestação espontânea do movimento Pão e Água - marcada para dia 25 de novembro - é conseguir chegar à Assembleia da República e transmitir ao Governo que somos parceiros e que queremos voltar a ser importantes para o país", declarou hoje Daniel Serra, presidente da associação nacional de restaurantes PRO.VAR.

23h45 - A perspetiva financeira das companhias aéreas está a piorar à medida que as infeções pelo novo coronavírus atingem sucessivamente picos diários nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla inglesa), citada pela Associated Press, as companhias aéreas vão perder mais de 157 mil milhões de euros este ano e durante o próximo, por causa da pandemia.

23h29 - A capital da Finlândia, Helsínquia, vai implementar novas medidas restritivas na sequência de um acentuado aumento de novos casos de Covid-19. O The Guardian adianta que escolas, bibliotecas e piscinas vão ser encerradas e os eventos públicos vão ser proibidos. 

Esta segunda-feira, a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, avisou que pode declarar um novo estado de emergência no país se as medidas aplicadas nas regiões se revelarem ineficazes.  

23h00 - O Brasil reportou esta terça-feira 31.100 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 630 mortes. O total acumulado de contágios sobe para 6.118.708 e o de vítimas mortais para 170.115.

22h56 - Angola registou nas últimas 24 horas 108 novos casos de Covid-19, uma morte e 93 pessoas recuperadas da doença, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública. No total, Angola contabiliza 14.742 casos, dos quais 338 óbitos e 7.444 considerados recuperados.

22h38 - A administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde garantiu hoje que, apesar de ter atingido o limite máximo da capacidade instalada para o tratamento de doentes com Covid-19, a situação "ainda não é preocupante".

21h21 - Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje o diretor-geral da farmacêutica Gilead Sciences Portugal, que fornece o medicamento antiviral remdesivir, e vai receber também esta semana a Pfizer e Moderna, que estão a desenvolver vacinas contra a Covid-19.

21h13 - A Madeira registou hoje 16 novos casos de Covid-19, entre os quais três crianças com idades entre os 10 e os 14 anos, totalizando 169 situações ativas, informou a Direção Regional de Saúde. 

21h12 - O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje à noite que a vacina contra a Covid-19 não vai ser obrigatória no país e que a campanha de vacinação pode começar a partir do final de dezembro ou início de janeiro

21h10 - Os gastos com máscaras de proteção respiratória, viseiras e gel desinfetante cutâneo vão passar a ser considerados como despesas de saúde e, como tal, dedutíveis ao IRS, de acordo com uma proposta do Partido Os verdes hoje aprovada no Parlamento. 

20h38 - Durante o quarto período de Estado de Emergência, que vigorou entre as 00h do dia 9 de novembro e as 23h59 do dia 23 de novembro, a GNR e a PSP detiveram 39 pessoas "pela prática de crimes de desobediência". Foram ainda encerrados 80 estabelecimentos. 

20h32 - O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que o confinamento em França vai continuar até 15 de dezembro, mas com medidas mais leves e com os comércios abertos, enquanto que a restauração abrirá apenas a partir de 20 de janeiro.

"Travámos a circulação do vírus, mas ele continua presente em França, assim como no restante hemisfério Norte (...) Temos de prosseguir os nossos esforços", afirmou Macron. 

20h15 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje ao telefone com o rei de Espanha, Felipe VI, sobre a situação da Covid-19 nos dois países ibéricos e inteirou-se do plano de vacinação espanhol.

20h03 - Os dois grupos de concelhos de maior risco no mapa do Governo da Covid-19 representam mais de dois terços do poder de compra de Portugal Continental, segundo uma análise da Marktest. 

19h53 - São Tomé e Príncipe registou entre sexta-feira e hoje sete novos casos do coronavírus, elevando para 981 as infeções acumuladas, anunciou o Ministério da Saúde. 

19h40 - As reuniões familiares vão ser permitidas por alguns dias durante o Natal no Reino Unido, uma trégua nas restrições impostas para lidar com a pandemia, anunciou hoje o governo britânico. 

19h38 - O número pessoas infetadas pelo coronavírus do surto com origem num colégio de Évora subiu para 32, mais sete do que o anterior balanço, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

19h24 - A Madeira já sinalizou 43 cadeias de transmissão local de Covid-19, mas as autoridades estão a ter "cada vez mais dificuldade" em estabelecer a ligação epidemiológica ao nível dos novos infetados, indicou hoje o secretário regional da Saúde. 

19h09 - França registou 458 mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19, elevando assim o número total de mortos no país para 50.237 pessoas, segundo as autoridades francesas. O número de novos casos é de 9.155, havendo assim 2.153.815 contágios confirmados desde o início da pandemia.

19h01 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou hoje que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai estar envolvida na programação do planeamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19

18h55 - Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio da Especialidade de Medicina Intensiva. 

18h50 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu hoje que as autoridades devem optar por dar apoio a empresas que sejam viáveis para que sobrevivam à pandemia de Covid-19

"A perspetiva de fim da pandemia deve dar-nos a confiança de que podemos levar as nossas economias e empresas para o outro lado sem danos desnecessários", assinalou Lagarde durante uma intervenção num fórum online organizado pelas Nações Unidas.

18h33 - A Secretaria da Educação da Madeira indicou hoje que cerca de 800 dos 42 mil alunos na região foram afetados pela Covid-19, número que considerou "residual", pelo que defendeu ser "contraproducente" suspender as aulas presenciais.

18h26 - As 1.376 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores diagnosticaram 19 casos positivos de Covid-19 e foram também registadas 42 recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

18h01 - Espanha reportou, esta terça-feira, 12.228 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 537 mortes. O país totaliza 1.594.844 casos de contágio e 43.668 óbitos.

17h52 - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou que foi recentemente publicado na revista internacional 'Photochemistry and Photobiology' um artigo científico que "demonstra o potencial da radiação ultravioleta (UV) na inativação do SARS-CoV-2", o que depende "fortemente da localização geográfica e da estação do ano"

Desta forma, o IPMA recomenda caminhadas ao ar livre, até pelos "benefícios psicológicos e físicos, em particular neste tempo de Covid-19". 

17h36 - O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que alguém morra por falta de cuidados.

"Não é aceitável que alguém morra antes do tempo por falta de cuidados. A crise existe, mas não pode ser desculpa para tudo o que temos para fazer e não estamos a fazer", considerou Adalberto Campos Fernandes numa intervenção na conferência online 'Orçamento do Estado 2021: Proteção Social - Depois da Covid-19, para onde vamos?'. 

17h22 - Ricardo Sá Pinto, que treina atualmente o clube brasileiro Vasco da Gama, testou positivo à Covid-19. O técnico não deverá seguir viagem com a restante comitiva do Vasco da Gama rumo a Buenos Aires, onde a equipa vai disputar um jogo da Taça Sul-Americana. 

17h19 - A Suécia, cuja estratégia contra a Covid-19 tem sido relativamente descontraída, limitou a oito o número de pessoas em reuniões públicas a partir de hoje, a medida mais radical promovida na segunda vaga pelo governo, agora mais intervencionista. As restrições de reuniões seguem-se à proibição de venda de álcool a partir das 22h00 e à ordem de encerramento da hotelaria e discotecas às 22h30, que entraram em vigor na semana passada.

No total, a Suécia soma 225.560 infeções e 6.500 óbitos.

16h57 - Apesar dos avisos do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que pediu aos norte-americanos para não viajarem tendo em vista a celebração do feriado de Ação de Graças, milhões de pessoas rumaram aos aeroportos do país.

O Dia de Ação de Graças acontece esta quinta-feira e coincide com um período de agravamento da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos. 

16h43 - Nas últimas 24 horas, Itália registou 23.232 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 853 vítimas mortais, o número mais elevado de mortes desde março. As autoridades de saúde italianas indicam que desde o início da pandemia 1.455.022 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 51.306 morreram

16h28 - Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a Covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, sendo um pretexto para controlar pessoas, de acordo com uma sondagem divulgada hoje.

16h25 - O Reino Unido registou 11.299 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde meados de outubro. Foram reportadas 608 mortes. Desde o início da pandemia, 1.538.794 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus no Reino Unido, das quais 55.838 morreram.

16h17 - oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um valor abaixo das 4 mil infeções semelhante ao de 16 de novembro (3.996).

15h59 - Foram detetados casos de Covid-19 numa quinta de visons na Polónia. Cientistas da Universidade de Medicina de Gdansk testaram 91 visons e foram identificados oito casos positivos. A equipa de cientistas vai realizar mais testes em quintas de visons daquela região polaca. 

15h43 - O Gabinete Coronavírus de Israel determinou a preparação de um plano de vacinação contra o SARS-CoV-2, a ser apresentado ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e ao seu parceiro de coligação e ministro da Defesa, Benny Gantz

Israel já assinou acordos para a compra de vacinas com a Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Arcturus, bem como com a italiana ReiThera, para quando esta a tiver, e está em negociações com a Rússia.

15h41 - A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) afirmou hoje que há falhas no cumprimento das regras sobre transferência de doentes entre instituições, alertando que a partir de 3 de dezembro, estas podem pagar multas superiores a 44 mil euros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório