Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2021
Tempo
10º
MIN 5º MÁX 15º

Edição

Governo dos Açores cria comissão para acompanhar luta contra pandemia

O Governo dos Açores criou uma Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia de covid-19, área que funcionará no gabinete do secretário da Saúde e será tutelada pelo médico Gustavo Tato Borges, foi hoje anunciado.

Governo dos Açores cria comissão para acompanhar luta contra pandemia
Notícias ao Minuto

11:40 - 25/11/20 por Lusa

País Covid-19

A medida foi anunciada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, que falou aos jornalistas na cidade da Horta, tendo a seu lado o vice-presidente do executivo, Artur Lima, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.

Caberá ao órgão "acompanhar e aconselhar todo o trabalho que daqui por diante tem de ser realizado" no combate à pandemia, declarou Bolieiro.

Gustavo Tato Borges é atualmente um dos vice-presidentes da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

Sobre o profissional, o presidente do Governo dos Açores valorizou o seu "saber, experiência" e "capacidade de liderança".

Caberá à comissão hoje anunciada propor ao Governo Regional a "aquisição, transporte e armazenamento" de vacinas que venham a ser implementadas para combater o vírus, foi também revelado.

José Manuel Bolieiro demonstrou ainda "gratidão", em nome do novo executivo, a "todos os profissionais de saúde que ao longo deste tempos tudo têm feito" no combate à pandemia nos Açores.

"A exaustão destes profissionais é também uma preocupação e uma sensibilidade deste Governo", acrescentou ainda.

Bolieiro reiterou ainda o desígnio do novo Governo de criar uma autoridade de saúde "autónoma e independente" do poder governativo.

O novo Governo dos Açores, formado por PSD, CDS e PPM, tomou posse na terça-feira na Assembleia Legislativa da região.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 835 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 436 casos recuperados e 305 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 228 na ilha de São Miguel, 71 na ilha Terceira, dois na ilha de São Jorge, dois na ilha do Faial e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

Leia Também: AO MINUTO: Julgamento de Rui Pinto suspenso. China quer distribuir vacina

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório