Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alemanha bate novo recorde com 410 mortes em apenas 24 horas

A última vez que o país tinha registado um número de mortes tão elevado foi em abril, com 315 vítimas mortais, na altura.

Alemanha bate novo recorde com 410 mortes em apenas 24 horas
Notícias ao Minuto

07:20 - 25/11/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

Os números na Alemanha sofreram um agravamento esta quarta-feira com o número de mortes e o número de infetados a aumentar drasticamente, em relação a ontem.

Em relação às vítimas mortais, o país bateu um recorde com 410 mortos em 24 horas. Com isto, o valor acumulado de vítimas mortais passa a ser de 14.771, segundo divulgou hoje o Instituto Robert Koch.

Quanto ao número de infetados, são hoje mais 18.633, mais cerca de quatro mil em relação a ontem, mas é um o valor inferior ao recorde da passada sexta-feira, dia em que foram detetados mais de 23 mil casos. No total, o país contabiliza 961.320 casos da doença, desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch estima que 656.400 pessoas terão recuperado.

A chanceler alemã, Angela Merkel, terá hoje uma nova reunião com líderes regionais.

Na semana passada houve uma reunião entre os líderes dos estados federados alemães, mas não foi alcançado um consenso para endurecer as medidas em vigor desde 02 de novembro - como pretendia Merkel - e apenas foi avaliado o número de infeções naquele momento.

Os governos regionais acordaram, em várias rondas de negociações ao nível dos dirigentes dos Länder - Estados Federados - no início desta semana, estender as medidas em vigor até 20 de dezembro ou mesmo endurecer algumas delas, para as aliviar um pouco durante as festividades de Natal e Ano Novo.

Desde 02 de novembro, as casas noturnas, a restauração, eventos culturais e desportivos estão encerrados em espaços fechados, mas a atividade escolar e a vida comercial permanecem em funcionamento, embora com lotação limitada.

Os cidadãos foram instados a evitar todas as viagens não essenciais, tanto dentro do país quanto no estrangeiro.

A expectativa é que o Governo Federal concorde com os "Länder" sobre a prorrogação dessas medidas e até que endureça algumas delas, mas também que seja aprovada uma prorrogação da ajuda económica aprovada no início do mês para compensar os setores afetados pelos encerramentos.

Essas indemnizações - de até 75% das perdas calculadas em relação à receita de um ano atrás - podem atingir entre 15.000 e 20.000 milhões de euros, divulgaram na terça-feira os media alemães.

Tanto o Governo da chanceler como os governos regionais têm sido alertados nestes dias de que a evolução das infeções não permite, hoje, amenizar as restrições.

Entre as novas medidas que devem ser especificadas na reunião de Merkel está a manutenção dos encerramentos das casas noturnas, restauração e vida cultural, entre outras, pelo menos até 20 de dezembro.

Prevê-se também que o início das férias escolares de Natal seja antecipado e a recomendação aos cidadãos que se submetam voluntariamente a alguns dias de quarentena ou redução dos contactos sociais antes das festas.

Da mesma forma, é estudada uma fórmula mista de atividade escolar, entre presencial e pela internet, de modo que os alunos sejam distribuídos em pequenos grupos fixos que alternam a frequência escolar com os deveres em casa.

Para a semana do Natal, e até ao final do ano, serão permitidos encontros com até dez pessoas - ou seis, segundo critérios de alguns "Länder" mais restritivos. Da mesma forma, será recomendado - embora não seja proibido -- a ausência de fogos de artifício em festas privadas e principalmente na passagem de ano.

pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório