Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: "Vacina por si só não será suficiente"; Portugueses exemplares

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Vacina por si só não será suficiente"; Portugueses exemplares

Depois de um fim de semana em que as ruas estiveram desertas, esta segunda-feira marca o dia em que mais 77 municípios entram na denominada 'lista de risco' devido à Covid-19.

São, agora, 191 concelhos abrangidos pelas medidas do Estado de Emergência, que vigora até 23 de novembro, onde se encontra a proibição de circulação na via pública durante a semana, entre as 23h00 e as 05h00, e no próximo fim de semana, entre as 13h00 e as 05h00.

Os números da pandemia por cá continuam a ser preocupantes tendo, este domingo, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registado mais 6.035 infetados com o novo coronavírus e 76 mortos

Consulte os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

15h30 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus neste link.

15h15 - Suécia limita reuniões a oito pessoas. A Suécia, que tem mantido uma estratégia menos estrita do que a maioria dos países europeus face à Covid-19, anunciou hoje que vai limitar as reuniões públicas a um máximo de oito pessoas devido ao aumento dos contágios.

14h58 - Pneumologistas alertam para doentes internados em "condições impróprias". A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) denunciou hoje que há doentes internados em condições impróprias e sem a terapêutica adequada, apelando a uma organização "racional e eficaz" dos recursos existentes.

14h46 - Centro Escolar de Ourique reabre após testes negativos. O Centro Escolar de Ourique reabriu hoje depois de os testes ao vírus da Covid-19 feitos à comunidade escolar, na sequência da deteção da infeção numa funcionária, terem dado resultado negativo, disse à Lusa o presidente do município.

14h36 - OMS alerta que "vacina por si só não será suficiente" para derrotar Covid. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que uma vacina "por si só não será suficiente" para derrotar a pandemia de Covid-19. 

"Uma vacina vai complementar as outras ferramentas que temos, não vai substituí-las", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus durante uma reunião do Conselho Executivo da OMS, em que participou presencialmente depois de ter cumprido quarentena por ter estado em contacto com uma pessoa cujo teste a infeção com o novo coronavírus foi positivo.

14h29 - Centeno sugere apoios públicos temporários focados no mercado de trabalho. O Governador do Banco de Portugal defendeu hoje que devem ser focadas e temporárias as políticas públicas de combate à atual crise, caso do apoio aos trabalhadores com dificuldade de integração no mercado de trabalho pós-pandémico.

14h02 - Surto com origem em bar de strip já infetou 95 pessoas nos Açores. Só este domingo foram registados mais 13 casos relacionados com esta cadeia de transmissão. E o número de casos positivos pode não ficar por aqui.

13h56 - Hospital de Santarém adapta estruturas para minimizar risco de contágio. "Com a chegada do inverno", o Hospital de Santarém (HDS) adaptou as suas estruturas, de modo "a minimizar o risco de contágio da Covid-19" e proporcionar condições de conforto aos seus utentes. Entre as mudanças, há entradas com acessos distintos.

13h44 - Meo, NOS e Vodafone sobem mensalidades das ofertas de serviço triplo (3P). A ANACOM revela que, entre outubro e novembro, "os três principais prestadores de comunicações eletrónicas em Portugal (MEO, NOS e Vodafone) aumentaram as mensalidades das suas ofertas base 'triple play' [3P] em 3,3% (mais um euro)".

Desde 2018 que "não existem diferenças nas mensalidades deste tipo de ofertas, que incluem Internet fixa, telefone fixo e televisão por subscrição", destaca o regulador, acrescentando, porém, que "em simultâneo com o aumento de preços, registou-se também uma redução da qualidade deste tipo de ofertas nos três operadores, visto que a velocidade de 'download' anunciada baixou de 100 Mbps para 30 Mbps".

13h37 - "Portugueses deram uma demonstração de dever cívico exemplar". As palavras são do primeiro-ministro António Costa que destacou hoje a "demonstração de dever cívico exemplar" que os cidadãos deram ao acatarem "a necessidade de limitar a sua circulação a partir das 13h00 de sábado, noite de sábado e tarde e noite de domingo".

13h28 - Direção-Geral da Saúde agradece aos portugueses. A DGS deixou, esta segunda-feira, um 'obrigado' pelo "esforço no cumprimento das medidas" de proteção. "Medidas como o distanciamento físico, a utilização de máscara, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória são essenciais para prevenir a transmissão do vírus".

13h23 - Aviação prepara-se para "distribuição em grande escala" de vacinas. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou hoje orientações para a indústria de carga aérea se preparar para a "distribuição em grande escala" de vacinas para a Covid-19, dados os "desafios logísticos" que esta entrega vai acarretar.

13h00 - Abertura do corredor aéreo com Reino Unido aliviou quebra de dormidas. A abertura do corredor aéreo com Portugal contribuiu para a recuperação das dormidas de residentes do Reino Unido em agosto e setembro, aliviando as quebras homólogas para 79,9% e 70,7%, após quatro meses com diminuições superiores a 90%.

12h43 - Fundação de Miranda do Corvo regista 39 casos, nove estão hospitalizados. A Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, contabiliza 39 pessoas infetadas com a Covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

12h35 - Pandemia já matou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.319.561 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo o levantamento da agência de notícias AFP junto de fontes oficiais até às 11h00.

12h19 - Hospitais de Coimbra no limite de camas em enfermaria para internamento. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está prestes a atingir o limite de camas para internamento de doentes com covid-19 previsto no Plano de Contingência, disse à agência Lusa fonte hospitalar. Estão internadas 83 pessoas na enfermaria dedicada a doentes com Covid-19, existindo apenas sete camas disponíveis.

12h10 - Vacina da Moderna. A vacina da norte-americana Moderna contra a Covid-19 teve 94.5% de eficácia nos testes clínicos, foi avançado esta segunda-feira. Trata-se da segunda vacina nos Estados Unidos a apresentar resultados impressionantes, conforme avança a CNN

Segundo Fauci, o processo de vacinação poderá começar já na segunda semana de dezembro. A vacina deverá ser inicialmente administrada a grupos de alto risco e só depois ficar disponível para o resto da população na primavera de 2021. 

11h59 - Açores com uso obrigatório de máscara na via pública a partir de terça-feira. Os Açores implementam a partir desta terça-feira a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços e vias públicas por pessoas com idade a partir dos 10 anos, foi hoje anunciado.

11h40 - Açores têm 21 escolas fechadas por deteção de casos da Covid-19. O Governo Regional anunciou na sexta-feira que todos os estabelecimentos de ensino e ateliês de tempos livres da ilha de São Miguel em que tenham sido detetados casos de infeção pelo novo coronavírus vão encerrar, uma medida para vigorar no período entre as 00h00 de hoje e as 24h00 do dia 1 de dezembro.

11h31 - "Precisamos de medidas para aguentar. Estas medidas não existem". Catarina Martins esteve reunida, na manhã desta segunda-feira, com a AHRESP para se inteirar das dificuldades e medidas de apoio ao setor da restauração.

No final do encontro, que aconteceu na sede do partido, em Lisboa, a líder do Bloco de Esquerda (BE) acusou o Governo de ter apenas medidas para depois da crise e não para o momento e que o setor da restauração necessita de medidas de combate ao desemprego para agora.

11h28 - Restauração. Registo para pedir o apoio disponível a partir de amanhã. Em causa está uma medida excecional e complementar às outras que já existem para o setor da restauração, consistindo num apoio equivalente a 20% da receita perdida neste fim de semana e no próximo face à média da faturação de todos os fins de semana deste ano.

11h25 - "Não culpem Graça Freitas de todos os males, pandemia não é criação dela". Leia o artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente. 

11h16 - Atividade turística não recuperou em setembro. Aatividade turística não recuperou em setembro, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram que o número de hóspedes caiu 52,7% e o de dormidas 53,4%

11h11 - Banco Alimentar Contra a Fome. "Todos os dias temos 35 novos pedidos". A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome revelou, na noite deste domingo, que a instituição está a receber, em média, 35 pedidos de ajuda diários, da parte de famílias portuguesas, desde a última semana de setembro"A média atual é de 35 pedidos por dia. Todos os dias temos 35 novos pedidos de famílias que muitas vezes têm filhos", anunciou Isabel Jonet, em entrevista à TVI24.

11h05 - Amnistia acusa Bélgica de violação de direitos dos idosos em lares. A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje o "abandono" pelas autoridades belgas de milhares de idosos que morreram em lares e residências assistidas durante a pandemia de Covid-19, o que classificou como "violação dos direitos humanos".

11h00 - Quarenta e dois infetados em dois lares de idosos do concelho do Sabugal. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, referiu que os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 30 utentes e a cinco funcionários do lar de Aldeia do Bispo, e a seis utentes e uma funcionária do lar da Santa Casa da Misericórdia do Soito.

10h51 - Profissionais de saúde agradecem a portugueses por cumprirem normas. Os profissionais de saúde agradeceram, em vídeo, aos portugueses que tudo fazem para evitar a propagação do novo coronavírus no nosso país. Numa mensagem publicada no Instagram oficial do XXII Governo da República Portuguesa, dois médicos, duas enfermeiras, uma assistente operacional,  um técnico superior de diagnóstico e terapêutica e uma técnica de emergência pré-hospitalar do INEM dizem o seu 'obrigado' a todos os que cumprem as regras.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

10h25 - Vinte e cinco infetados em lar em vias de legalização no Cadaval. Vinte e cinco pessoas, das quais 18 são utentes e sete são funcionários, estão infetadas pela Covid-19 num lar em processo de legalização na Vermelha, no concelho do Cadaval, disse hoje o presidente da câmara.

10h10 - Pneumologistas alertam para importância do diagnóstico precoce na DPOC. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para a necessidade do diagnóstico precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que afeta 800 mil portugueses e representa um risco acrescido em caso de infeção pelo novo coronavírus.

10h03 - Rússia atinge novo recorde diário com mais de 22.700 casos. Durante as últimas 24 horas, foram detetados 22.778 novos casos nas 85 regiões da Federação Russa, dos quais 5.640 ou 24,8% são assintomáticos. Pelo terceiro dia consecutivo, o número de novos casos diários de Covid-19 permanece acima de 22 mil na Rússia.

09h47 - África com mais 271 mortos e 13.463 infetados nas últimas 24 horas. O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 271 mortos devido à covid-19, tendo um total de 47.375 óbitos, e contabiliza agora 1.977.165 de pessoas infetadas com o coronavírus SARS-Cov-2, segundo dados oficiais.

09h34 - Mais de metade das empresas reduzem custos para enfrentar a crise. Mais de 60% das empresas inquiridas num estudo da Expense Reduction Analysts, prevê que o seu volume de vendas diminua este ano e mais de 40% não acredita atingir os valores de 2019 antes de 2022. 

As empresas estão a adaptar-se a um novo contexto, gerado pela pandemia, e mais de 70% tem vindo a implementar medidas de redução de custos em resposta à crise. Ainda assim, esta medida não significa, necessariamente cortes de recursos humanos.

09h28 - Estado de Emergência será renovado "uma ou duas vezes". Paulo Portas previu, este domingo, no seu espaço de comentário semanal, no Jornal das 8 da TVI, que, se os números da pandemia da Covid-19 em Portugal não reduzirem esta semana, o Estado de Emergência terá de ser renovado "uma ou duas vezes".

"Se tivesse que prever alguma coisa, a menos que haja uma redução drástica nesta semana, apontaria para a renovação do Estado de Emergência uma ou duas vezes", disse Paulo Portas, chamando a atenção para o facto de a situação pandémica no nosso país ser "séria e grave".

09h13 - Medicamento pode reduzir mortes por Covid até 71% e salvar milhares. Especialistas apontam que um medicamento usado para tratar a artrite diminui as mortes associadas à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, em dois terços, sobretudo entre a população mais idosa. Para os médicos tal significa que milhares de vidas podem ser salvas.

09h05 -  "Não importa que esteja a 'explodir' com anticorpos". Depois de no domingo o governo britânico ter divulgado que Boris Johnson terá de permanecer em isolamento profilático por ter estado em contacto com um caso positivo de Covid-19, o primeiro-ministro britânico partilhou uma mensagem em vídeo nas redes sociais. 

"A boa notícia é que a aplicação de rastreio do serviço nacional de saúde (NHS) está a funcionar, a má é que vou ter de me isolar porque alguém com quem estive em contacto há uns dias desenvolveu sintomas da doença", começou por dizer o primeiro-ministro britânico, que foi alertado pela 'app'. 

08h44 - Os heróis desta batalha? São os "preguiçosos" que não saíram do sofá. Governo alemão faz campanha onde usa o humor para chamar a atenção sobre o que temos de fazer para combater a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Veja as imagens.

08h30 - Mutação do coronavírus nos visons coloca vacina em risco? Um estudo britânico aponta que a estirpe presente nestes animais exóticos não é mais mortal ou contagiosa, porém, e ainda assim, serão abatidos. Entenda.

08h22 - Menino de quatro anos perde o pai e a mãe, ambos vítimas da Covid-19. Raiden Gonzalez vai completar cinco anos este mês, uma data que ficará, contudo, marcada pela ausência dos seus pais. Adan e Mariah Gonzalez morreram vítimas de Covid-19

08h05 - Sabe quais os sintomas associados à Covid-19? Como é sempre bom lembrar, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou uma publicação no Twitter onde faz a listagem.

07h55 - Alemanha com mais 10.824 casos e mais 62 mortos. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 801.327 casos de doença. Já em relação ao número de mortos, foram, nas últimas 24 horas, mais 62 vítimas mortais da doença. A Alemanha atinge, assim, um total de 12.547 mortos.

07h52 - Três fatores chave que aumentam o risco de morte por Covid-19. O novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, afeta as pessoas de forma diferente - matando uns, enquanto outros permanecem sem sintomas e desconhecem sequer que estão ou estiveram infetados. Fique a par.

07h43 - China deteta Covid-19 em carne de porco importada de França. Uma inspeção aleatória a uma embalagem de uma remessa de carne suína oriunda de França, e armazenada na cidade de Xiamen, no sudeste do país, deu positivo, após um teste de ácido nucleico.

As autoridades indicaram que a remessa, de 25 toneladas no total, entrou no país pelo porto de Yangshan, em Xangai, e que a carne ainda não tinha sido colocada no mercado.

07h34 - México com 283 mortos e 3.269 casos em 24 horas. Desde o início da pandemia, o México contabilizou 98.542 mortos e 1.006.522 contágios. Em conferência de imprensa, o subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde mexicano, Hugo López-Gatell, indicou que em mais de um milhão de infetados estima-se que apenas 47.099 estejam atualmente doentes, ou seja, 4%.

07h17 - EUA com mais de 11 milhões de casos e mais de 246 mil mortos. O país mais afetado pela pandemia registou, nas últimas 24 horas, mais 140.455 infeções com o novo coronavírus SARS-CoV-2 para um total de 11.025.046 casos, de acordo com os números contabilizados pela Universidade Johns Hopkins até às 20h00 de domingo (01h00 de hoje em Lisboa).

07h12 - China soma oito novos casos, todos oriundos do exterior. Desde quinta-feira passada que as autoridades não registam infeções locais nas atualizações diárias. Os oito casos "importados" foram detetados nas províncias de Sichuan (centro), Guangdong (sul), Shanxi (centro), Jiangsu (leste) e Shaanxi (centro).

07h00 - Recolher obrigatório estendeu-se hoje a mais 77 concelhos. Começando por abranger 121 concelhos no início de novembro, a lista dos territórios com risco elevado de transmissão da Covid-19 foi atualizada na quinta-feira passada pelo Conselho de Ministros, com o primeiro-ministro, António Costa, a anunciar a retirada de sete municípios no dia seguinte e a inclusão de 77 concelhos a partir das 00h00 desta segunda-feira.

Recorde aqui quais os concelhos que entraram na lista

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que acompanhe todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde neste link as notícias de ontem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório