Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Estado de Emergência será renovado "uma ou duas vezes", prevê Portas

Paulo Portas acredita que, se os números não reduzirem drasticamente esta semana, o Estado de Emergência terá de ser prolongado.

Estado de Emergência será renovado "uma ou duas vezes", prevê Portas
Notícias ao Minuto

09:12 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

Política Covid-19

Paulo Portas previu, este domingo, no seu espaço de comentário semanal, no Jornal das 8 da TVI, que, se os números da pandemia da Covid-19 em Portugal não reduzirem esta semana, o Estado de Emergência terá de ser renovado “uma ou duas vezes”.

"Se tivesse que prever alguma coisa, a menos que haja uma redução drástica nesta semana, apontaria para a renovação do Estado de Emergência uma ou duas vezes", disse Paulo Portas, chamando a atenção para o facto de a situação pandémica no nosso país ser “séria e grave” e estar acima da média europeia, com um índice de fatalidade a subir de 1.2 para 7.8.

No espaço de comentário habitual, o antigo ministro da Defesa relembrou ainda que Portugal está a registar 681 casos por cada 100 mil habitantes, quase o triplo do que seria previsto (240 casos por 100 mil).

Apesar disso, Portas salientou que o número de novas infeções pelo novo coronavírus tem estado relativamente estável.

Ainda sobre o mesmo assunto, o antigo vice primeiro-ministro deixou um apelo a António Costa para que “pense bem” em como vai implementar medidas daqui para a frente.

"Não é possível, a meu ver, continuar a anunciar planos que depois não se convertem em leis, não se convertem em procedimento", atirou, dando como exemplo os apoios ao setor da restauração.

"Permita-me dizer isto com a ironia de uma amiga minha. Esta solução de ‘ajudinha para o couvert dos restaurantes’, é, partindo da comparação do ano de 2020, uma catástrofe para a restauração. Isto não é aceitável se o Estado de Emergência for renovado. Nós estamos no mês das compras de Natal, no mês que se paga o 14.º mês, e estamos num mês em que há várias celebrações de compras organizadas", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório