Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vacina da Moderna é 94,5% eficaz, segundo a farmacêutica

A vacina da Moderna é 94,5% eficaz contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, de acordo com dados divulgados hoje, dia 16 de novembro, pela empresa.

Vacina da Moderna é 94,5% eficaz, segundo a farmacêutica
Notícias ao Minuto

12:16 - 16/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Trata-se da segunda vacina nos Estados Unidos a apresentar resultados impressionantes, conforme avança a CNN

"Estes resultados são obviamente entusiasmantes", afirmou o médico norte-americano Anthony Fauci.

"Não podia ser melhor - 94,5% é realmente impressionante".

Segundo Fauci, o processo de vacinação poderá começar já na segunda semana de dezembro. A vacina deverá ser inicialmente administrada a grupos de alto risco e só depois ficar disponível para o resto da população na primavera de 2021. 

A farmacêutica Moderna soube dos resultados através de uma chamada que recebeu na tarde de domingo de membros do Data Safety and Monitoring Board, um painel independente que analisa os dados dos ensaios clínicos da Moderna. 

"Foi um dos melhores momentos da minha vida e da minha carreira. É absolutamente fantástico ser capaz de desenvolver esta vacina e ver a sua capacidade de prevenir os sintomas da doença [Covid-19] com tanta eficácia", disse, por sua vez, Tal Zacks, diretor médico da farmacêutica. 

Leia Também: Pfizer: Vacina mostra mais de 90% de eficácia, revelam dados preliminares

No ensaio clínico levado a cabo pela Moderna, foi administrado um placebo a 15 mil voluntários. Durante os meses que se seguiram, 90 dos indivíduos desenvolveram Covid-19, sendo que 11 sofreram de casos severos da doença. 

Outros 15 mil voluntários receberam a vacina e desses somente cinco desenvolveram Covid-19. Além de nenhum dos cinco ter ficado gravemente doente. 

A farmacêutica afirma que a vacina não registou efeitos secundários sérios. Uma pequena percentagem dos participantes no ensaio clínico terá experienciado sintomas como dores musculares e de cabeça. 

Agora, a Moderna espera obter a autorização da Agência de Alimentos e de Medicamentos Norte-Americana (US Food and Drug Administration) para a administração da vacina, à medida que vai ao mesmo tempo recolhendo mais dados acerca da sua segurança. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório