Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Edição

Medicamento pode reduzir mortes por Covid até 71% e salvar milhares

Especialistas apontam que um medicamento usado para tratar a artrite diminui as mortes associadas à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, em dois terços, sobretudo entre a população mais idosa. Para os médicos tal significa que milhares de vidas podem ser salvas.

Medicamento pode reduzir mortes por Covid até 71% e salvar milhares

O medicamento 'comum' surge como uma potencial ferramenta poderosa na luta contra o novo coronavírus, podendo reduzir a mortalidade por Covid-19 até 71%. 

Pacientes com formas ligeiras e moderadas de coronavírus podem, segundo os investigadores, ser ajudados a combater a doença com o fármaco comercializado como Olumiant, e chamado baricitinib (à venda em Portugal). 

Apesar do medicamento ser relativamente novo é prescrito para o tratamento da artrite reumatóide.

Já em fevereiro, a empresa britânica de inteligência artificial e de investigação médica BenevolentAI havia estudado o fármaco com o intuito de entender se poderia ajudar a combater a Covid-19. 

Atualmente a pesquisa continua e os especialistas afirmam que existem dados promissores de que o Olumiant pode ser eficaz. 

O estudo documentado no periódico Science Advances, descreve os resultados positivos manifestados em doentes hospitalizados com Covid-19 em dois hospitais italianos e espanhóis.

Para o professor Volker Lauschke, líder da pesquisa: "estes resultados são especialmente encorajadores visto que incluem uma amostra vasta de pacientes mais idosos, uma faixa etária que é excluída da maioria dos  estudos". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório