Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Medicamentos para VIH não funcionam contra Covid-19, diz estudo de Oxford

A pesquisa foi publicada esta terça-feira, no The Lancet.

Medicamentos para VIH não funcionam contra Covid-19, diz estudo de Oxford
Notícias ao Minuto

08:56 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que se encontrava a analisar a combinação dos medicamentos Lopinavir e Ritonavir, habitualmente utilizados contra o VIH (vírus da sida), no tratamento de pacientes infetados com o novo coronavírus. Esta terça-feira, um estudo publicado no The Lancet afirma que esta junção de fármacos não é recomendada em pacientes hospitalizados com Covid-19 pois não encurta significativamente a permanência no hospital ou diminui o risco de necessidade de ventilação ou de morte.

A investigação, patrocinada pela Universidade de Oxford, contou com pacientes em 176 hospitais no Reino Unido e é a primeira em larga escala a avaliar a eficácia do Lopinavir-Ritonavir contra a Covid-19.

Em muitos países, a combinação destes medicamentos antivirais foi recomendada como tratamento de primeira ou segunda linha para o vírus, com base em estudos pré-clínicos e de observação.

No estudo da Universidade de Oxford, os pacientes foram aleatoriamente designados para o tratamento. Durante 10 dias (ou até alta do hospital) receberam 400 miligramas (mg) de Lopinavir e 100 mg de Ritonavir por via oral, duas vezes ao dia.

De 19 a 29 de junho, 374 de 1.616 pacientes (23%) que receberam os fármacos e 767 de 3.424 pacientes (22%) que receberam os cuidados habituais morreram no espaço de 28 dias. Também não houve uma diferença significativa naqueles que necessitaram de ventilação (10% do grupo Lopinavir e Ritonavir vs 9% do grupo de tratamento usual).

Ambos os grupos tiveram proporções semelhantes de pacientes que necessitaram de diálise (66 de 1.588 [4%] dos pacientes no grupo Lopinavir-Ritonavir vs 140 de 3.348 [4%] dos pacientes no tratamento usual).

Leia Também: Covid. Pacientes hospitalizados mais saudáveis do que aqueles com gripe

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório