Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 28º

Detido soldado suspeito de três mortes numa base militar russa

Um soldado russo suspeito de ter matado três militares ao início da manhã de hoje numa base do exército, com golpes de machado e uma arma de fogo, foi detido, anunciaram responsáveis militares.

Detido soldado suspeito de três mortes numa base militar russa
Notícias ao Minuto

14:01 - 09/11/20 por Lusa

Mundo Rússia

O suspeito "foi detido pelas forças da ordem. Atualmente, estão em curso medidas de investigação que envolvem a pessoa detida", indicou às agências noticiosas do país o distrito militar do oeste da Rússia.

De acordo com uma fonte citada pela agência pública TASS, este soldado foi detido quando se deslocava de carro numa estrada em direção à região de Orenburg, onde reside a sua família.

O ministério da Defesa russo ainda não emitiu qualquer comentário sobre o incidente.

Algumas horas antes, o exército russo tinha-se referido à morte de três militares numa base na região de Voronej, oeste da Rússia.

O suspeito, Anton Makarov, um soldado de 20 anos membro de uma das unidades da base, matou um oficial com um machado para se apoderar da sua arma de serviço e abrir fogo sobre outros soldados.

As autoridades enviaram helicópteros, drones, a polícia antimotim e mais de 100 membros da Guarda nacional para o deter.

O serviço militar é obrigatório na Rússia e tem uma duração de um ano para os homens de entre os 18 e os 27 anos, apesar de parte significativa da população escapar à incorporação através de diversos meios.

A humilhação constituiu um dos mais graves problemas nas Forças Armadas russas na década de 1990, apesar de a situação ter melhorado substancialmente nos últimos anos.

No entanto, e de acordo com organizações não governamentais (ONG) de direitos humanos, os ritos de humilhação permanecem frequentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório