Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA prontos para reunião com Rússia sobre tratado de desarmamento

Os Estados Unidos saudaram hoje a nova proposta da Rússia para um prolongamento do tratado de desarmamento New START, que parece aproximar-se da posição norte-americana, e declararam-se prontos para uma reunião "imediata" para "finalizar um acordo".

EUA prontos para reunião com Rússia sobre tratado de desarmamento
Notícias ao Minuto

16:29 - 20/10/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A Rússia declarou-se hoje pronta a um "congelamento" conjunto com os Estados Unidos do número das suas ogivas nucleares para prolongar por um ano o New START, em risco de expirar por falta de acordo.

"Apreciamos a disposição da Federação Russa de avançar na questão do controlo dos armamentos", disse o Departamento de Estado norte-americano num comunicado.

"Os Estados Unidos estão prontos para uma reunião imediata para finalizar um acordo verificável", adiantou.

Também num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo tinha referido antes que Moscovo "propõe prolongar (o tratado) por um ano e está pronta para conjuntamente com os Estados Unidos (...) 'congelar' durante este período o número de ogivas nucleares que cada país possui".

Adiantando que o congelamento, que não deve ser acompanhado "de qualquer outra exigência por parte dos Estados Unidos", permitiria "ganhar tempo" para continuarem as negociações bilaterais sobre o futuro do controlo do armamento nuclear.

O prolongamento por um ano do New START (Tratado Estratégico para a Redução de Armas) com "congelamento" dos arsenais nucleares foi uma das propostas feitas por Washington e que Moscovo considerou inicialmente "inaceitável".

Concluído em 2010, o tratado New START expira no início de 2021 e as negociações sobre a sua renovação encontram-se num impasse há numerosos meses. O desaparecimento deste último grande acordo bilateral relativo a uma parte dos arsenais dos dois adversários geopolíticos, com 90% das armas nucleares que existem no mundo, tem feito temer um ressurgimento da corrida ao armamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório