Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: "É impensável um confinamento geral". 15 mil casos no Brasil

A pandemia de coronavírus já infetou 40 milhões de pessoas no mundo, das quais 1,1 milhões morreram. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "É impensável um confinamento geral". 15 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:49 - 19/10/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 1.949 novos casos de coronavírus e 17 mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal ultrapassou hoje a marca dos 100 mil casos de infeção desde o início da pandemia - 101.860 contágios - e contabiliza 2.198 óbitos. O número de recuperados é de quase 60 mil. Há 39.696 casos ativos nesta altura.

Na conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da DGS, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, frisou que o Governo está "a todo o custo evitar confinar porque não podemos ficar fechados todo esse tempo, todo o inverno"

Já nessa senda, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, tinha dito anteriormente que o Governo  "tudo fará" para manter o ensino presencial durante todo o ano letivo

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de coronavírus, tanto em número de casos confirmados como em número de vítimas mortais. Seguem-se a Índia, o Brasil, a Rússia, a Argentina, a Colômbia, França e Espanha

Face ao aumento significativo de infeções na Bélgica, o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, alertou que o país está "realmente muito próximo de um 'tsunami'".

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã desta terça-feira. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas, contacte as linhas da Saúde 24.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h54 - Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

23h51 - O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, teve resultado positivo ao novo coronavírus e vai manter-se confinado, seguindo a indicação das autoridades de saúde, disse hoje o próprio à agência Lusa. 

23h25 - O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta segunda-feira mais 271 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 154.176 óbitos no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 15.383 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas. O número total de casos confirmados no Brasil é agora de 5.250.727. Destes, 4,6 milhões são considerados recuperados da doença.

22h37 - Duas turmas da escola básica Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, num total de 41 alunos, vão cumprir um período de quarentena de 14 dias, na sequência de um caso de Covid-19, indicou hoje a Secretaria Regional da Educação.

22h10 - A Madeira registou hoje 14 casos de Covid-19, todos importados, nove recuperados e 17 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 106.

22h08 - O governo da Grécia autorizou hoje o regresso aos estádios de um número limitado de adeptos de futebol, medida que entrará em vigor a partir desta semana, após sete meses à porta fechada devido à Covid-19. 

21h10 - Em entrevista na TVI, o primeiro-ministro António Costa garantiu, na noite desta segunda-feira, que caso o OE2021 não seja aprovado e tenha que governar o país em duodécimos não se demitirá - ao contrário do que prometeu em 2018 - porque "não viro as costas ao país e aos portugueses neste momento" de pandemia. O chefe do Governo reiterou ainda que "é impensável um confinamento geral" porque o "custo social dessas medidas é imenso", disse referindo-se, por exemplo, ao fecho de escolas, à suspensão das visitas a lares, à proibição de circulação entre concelhos - como aconteceu na Páscoa, e os "quase 100 mil desempregados que o confinamento gerou".

Mas afirmou "não posso excluir nenhuma medida", apesar de garantir que o regresso do Estado de Emergência "não está em cima da mesa".

20h58 - O governo irlandês decretou hoje o alerta máximo de emergência do plano de combate à pandemia de Covid-19 durante seis semanas, que obriga os cidadãos a permanecerem em casa e o encerramento de bares, restaurantes e comércios não essenciais, mantendo abertas escolas e creches.

20h55 - A China ultrapassou oficialmente os Estados Unidos na liderança do box office mundial em 2020. Os analistas já previam que a China destronasse os Estados Unidos, mas os efeitos da pandemia nas salas de cinema norte-americanas (em contraste com o que se regista atualmente na China) aceleraram esse processo. 

20h18 - O Serviço Nacional de Saúde recordou, esta segunda-feira, os cinco pilares fundamentais na luta contra a propagação do novo coronavírus: distanciamento social, uso da máscara, etiqueta respiratória, lavagem das mãos, e uso da aplicação StayAway Covid.

19h49 - A Coronavac, vacina contra o novo coronavírus do laboratório chinês Sinovac, na terceira fase de desenvolvimento, demonstrou ser segura em testes realizados no Brasil, anunciou hoje o governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria

19h28 - A França registou esta segunda-feira mais 13.243 novas infeções por novo coronavírus, segundo as autoridades sanitárias. Nos últimos sete dias a média diária de novos casos de infeção é de mais de 23 mil. No total, já foram identificados 910.277 casos positivos. O número total de mortes aumentou para 33.623, com mais 146 óbitos registados em meio hospitalar

19h25 - A região espanhola de Navarra, com cerca de 650 mil pessoas, no norte do país, vai ficar confinada a partir de quinta-feira e durante 15 dias, exceto para serviços essenciais ou de emergência.

19h11 - Cinco idosos, quatro mulheres e um homem, infetados com Covid-19, relacionados com o surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, estão internados no hospital de Évora

18h46 - Donald Trump descreveu Anthony Fauci, o seu principal conselheiro de saúde e o mais credenciado epidemiologista norte-americano, como um "desastre" durante uma conferência com a sua equipa. "As pessoas estão cansadas do coronavírus", disse o presidente, de acordo com jornalistas que ouviram a conferência. "As pessoas estão cansadas de ouvir o Fauci e todos estes idiotas".

Estas afirmações do presidente dos Estados Unidos aconteceram depois de Fauci ter dito numa entrevista que não ficou surpreendido por Trump ter ficado infetado com o novo coronavírus.

18h37 - A primeira-dama francesa, Brigitte Macron, vai ficar em isolamento durante sete dias após contacto com caso positivo

18h25 - O lar de Reguengos de Monsaraz afetado por um surto de Covid-19 que causou 18 mortos considerou que, após o primeiro caso, deixou de ser "a resposta adequada", referindo que "todas as decisões" foram tomadas pela Saúde Pública.

18h22 - O período médio entre o início de sintomas da Covid-19 e o diagnóstico da doença em Portugal é de cerca de três dias, informou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que considerou que este é um dado muito positivo. 

18h20 - Cerca de 90 alunos do Centro Escolar de Antas, em Vila Nova de Famalicão, estão desde hoje em isolamento profilático em casa, depois de três funcionários terem testado positivo ao novo coronavírus

18h18 - A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá permanecerá fechada para viagens não essenciais até pelo menos 21 de novembro, para conter a pandemia de Covid-19, anunciaram hoje as autoridades canadianas.

18h14 - Um surto de Covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Trata-se do segundo surto identificado em lares de idosos na cidade de Beja no período de uma semana, depois de, na passada quarta-feira, ter sido confirmado o primeiro, no lar Mansão de São José, com 107 infetados.

17h57 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) abordou hoje o aumento do número de contágios na Europa e na América do Norte. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, referiu que "o vírus mostrou que se relaxarmos pode voltar a velocidades alucinantes e ameaçar hospitais e sistemas de saúde"

O responsável pede aos governos para se focarem "no fundamental, naquilo que ajuda a quebrar as cadeias de transmissão e salva tanto vidas como empregos"

17h51 - Morreram mais sete pessoas no lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, adianta a RTP3. O total de óbitos nesta instituição aumenta para 18

17h44 - O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, um acréscimo de 37.889 casos registados desde sexta-feira (o governo espanhol não divulga dados ao fim de semana). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo é agora de 974.449 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 217 pessoas. O país já contabiliza 33.992 mortes.

17h26 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à pandemia

A declaração de Bolsonaro surge em resposta ao governador de São Paulo, João Doria, que disse que a aplicação do imunizante contra o novo coronavírus será obrigatória neste estado, exceto para pessoas com algum problema de saúde que impeça a vacinação. 

17h24 - Um homem de 71 anos usou spray pimenta para manter ciclistas e outras pessoas afastadas de si e a um distanciamento social que considerou apropriado. O incidente aconteceu em Aachen, na Alemanha. A polícia já está a investigar o caso.

17h09 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta segunda-feira uma nova iniciativa. A campanha 'We Are Family' pretende promover a solidariedade global na luta contra o coronavírus. A iniciativa desafia as pessoas a gravarem vídeos na companhia de familiares e amigos a cantar a música 'We Are Family', das Sister Sledge. 

Esta campanha conta com o apoio de um dos elementos do grupo, Kim Sledge. Em baixo pode ver o vídeo de promoção da iniciativa, na qual Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, exibe uns passos de dança. 

16h50 - O Reino Unido regista esta segunda-feira mais 18.804 novos casos de infeção confirmados. Desde 13 de outubro que o país notifica mais de 15 mil novos casos por dia. Até ao momento, 741.212 pessoas obtiveram diagnóstico positivo. São ainda reportadas mais 80 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 43.726 o total de óbitos.

16h35 - As autoridades de Saúde italianas notificam hoje mais uma descida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 9.338 novas infeções nas últimas 24 horas. O número de casos por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 423.578. Foram ainda notificados mais 73 óbitos referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 36.616.

As pessoas dadas como curadas e recuperadas são 252.959.

16h22 - O teatro La Scala, em Milão, anunciou esta segunda-feira que o elenco da ópera 'Aida' vai ficar em quarentena depois de dois elementos terem testado positivo para o coronavírus, segundo a Associated Press. 

16h09 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que o regresso à escola ou ao emprego dos doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros de Covid-19, após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de alta clínica

15h47 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) alterou a norma sobre as visitas aos idosos que estão nos lares sem falar com o setor social e privado, o que deixou os responsáveis apreensivos, apesar de haver também quem concorde com a medida. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório