Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Dois milhões usam app StayAway; Mais 1.949 novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Dois milhões usam app StayAway; Mais 1.949 novos casos
Notícias ao Minuto

08:00 - 19/10/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Após aquela que foi uma das semanas mais dramáticas, em termos de número de infetados com Covid-19 em Portugal desde o início da pandemia, Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se hoje com a ministra da Saúde. O encontro com Marta Temido acontece dias depois de o chefe de Estado ter admitido que poderiam ser tomadas medidas mais restritivas para combater o vírus - nomeadamente, recolher obrigatório ou o regresso do Estado de Emergência -,  e será o primeiro de várias audições na área da Saúde que o Presidente da República promoverá em Belém.

A reunião terá lugar momentos depois de Marcelo se vacinar contra a gripe, no dia em que se assinala o início da segunda fase da campanha contra a doença. Este ano, a campanha começou mais cedo para evitar casos em que os sintomas de gripe se possam confundir com os da Covid-19.

Também esta segunda-feira, o Ministério da Educação relança, na RTP, o #EstudoEmCasa para o ano letivo 2020/2021 e com um novo bloco de ensino para orientar para o trabalho autónomo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo termina. Mas pode continuar a acompanhar as últimas novidades sobre a Covid-19 aqui.

15h25 - O Reino Unido admite permitir o uso de testes de diagnóstico privados para reduzir a necessidade de quarentena imposta aos viajantes que chegam do estrangeiro devido à pandemia de covid-19.

15h15 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) alterou a norma sobre as visitas aos idosos que estão nos lares sem falar com o setor social e privado, o que deixou os responsáveis apreensivos. De acordo com a DGS, os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, ficando nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.

15h02 - As 557 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma recuperação na ilha Terceira. Um dos casos positivos se refere a uma criança de 5 anos.

15h00 - Já há um concelho com mais de 8 mil casos de Covid. Sabe quantos há no seu? Confira aqui.

14h40 - No final do encontro com Marcelo, Marta Temido não quis comentar a possibilidade de, em Portugal, serem adotadas medidas mais expressivas de combate à pandemia, nomeadamente o confinamento obrigatório.  A ministra da Saúde afirmou que "as medidas de saúde pública são determinadas com uma periodicidade que tentamos respeitar e que são comunicadas na sequência do Conselho de Ministros" que a prioridade agora é "aliviar a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) através da abertura de mais camas de cuidados intensivos e contratando mais pessoas".

 14h30 - A Guiné-Bissau registou na última semana 14 novos casos positivos para o novo coronavírus, num total de 2.403 infetados, e manteve o número de mortos em 41, referem os dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

14h25 - O deputado do PSD Pedro Rodrigues apelou hoje a Rui Rio que se demarque "inequivocamente" da proposta do Governo para tornar obrigatória a aplicação informática Stayaway Covid, considerando que "não pode compactuar" com uma "flagrante violação" de direitos.

14h20 - A Bélgica continua a registar um aumento galopante de casos positivos de covid-19 e o ministro da Saúde belga admite que a situação pode ficar fora de controlo, advertindo para o risco de um "tsunami", designadamente em Bruxelas.

14h15 - A conferência de imprensa relativa à infeção pelo novo coronavírus, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales,  garantiu que o SNS está preparado para a segunda vaga de Covid-19. "É com a serenidade de sempre que continuamos a dizer aos portugueses que o SNS, apesar da sobrecarga que este momento representa, está preparado para continuar a dar respostas".

14h00 - Acompanhe a conferência da DGS em direto:

13h55 - Portugal regista, esta segunda-feira, mais 1.949 casos de Covid-19 e 17 mortos. Foi ultrapassada a 'barreira' dos 100 mil contágios desde o início da pandemia no país.

13h50 - A Comissão Europeia lançou hoje uma plataforma de partilha de informações das primeiras aplicações nacionais de alerta e rastreio de contactos no âmbito da covid-19, que inclui apenas quatro Estados-membros, podendo Portugal aderir em novembro.

13h45 - Seis utentes e um funcionário do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, informou em comunicado a instituição.

13h30 - O País de Gales vai entrar num confinamento temporário de cerca de duas semanas, de 23 de outubro até 9 de novembro, para tentar "retomar o controlo" da pandemia covid-19, anunciou hoje o chefe do governo autónomo, Mark Drakeford

13h06 - A Ordem dos Advogados considerou hoje existirem "indícios de violação grave dos direitos humanos e dos direitos de liberdade e garantias consagrados na Constituição" no surto de covid-19 ocorrido no lar de Reguengos de Monsaraz.

13h00 - Dmitry Stuzhuk, um influencer ucraniano de 34 anos, morreu esta sexta-feira, vítima de Covid-19. O homem, que chegou a afirmar nas redes sociais que não acreditava na existência desta doença, foi infetado após uma viagem à Turquia.

Ver esta publicação no Instagram

КОРОНАВИРУС «COVID», ДЕНЬ 8 ⠀ Как вы все знаете из историй, я болею корлнавирусом. Сегодня, вернувшись домой, первый раз появился энтузиазм хотя бы что-то написать. Хочу поделиться, как я заболел и убедительно предостеречь всех: я тоже думал, что нет никакого ковида, и это все относительно. Пока сам не заболел. COVID-19 БОЛЕЗНЬ НЕ ЭФЕМЕРНАЯ! И тяжелая. Но обо всем по порядку. ⠀ Как это было? Плохо мне стало на второй день в Турции. Я проснулся среди ночи от того, что у меня отекла шея и было тяжело дышать. При этом немного побаливал живот. ⠀ На следующий день начал появляться кашель, но температуры никакой не было. Особых симптомов болезни тоже не было, поэтому я подумал, что это могут быть последствия после занятия спортом, смены климата и питания ну и плюс сон под кондиционером. ⠀ После возвращения из Турции я сразу же пошел сдавать разные анализы, делать УЗИ и на всякий случай решил пройти тест на COVID. Он оказался положительным ⠀ На следующий день я поехал делать КТ. Мне назначили лечение и стали настаивать на госпитализации. Это отдельная история, потому что сейчас там идут ремонтные работы, больница полностью набита людьми, некоторые из них живут в коридоре Питания никакого нет, бумаги нет, столовых приборов тоже нет! Меня никто об этом не предупреждал. Медицине в нашей стране будет посвящён отдельный пост — что уж там, она это заслужила. ⠀ ПРО ЛЕЧЕНИЕ. Мне назначили курс лечения и сказали, что нужно его продолжать. Дали кислородный аппарат для дыхания, так как у меня низкий уровень кислорода (хотя я считаю, критическим он считается после 90, у меня же 94-96 это вполне позволительно для лечения дома, врач в приемной мне сказал тоже самое). ⠀ Учитывая все эти факторы, я принимаю решение, что мне будет удобней и комфортней находиться на дистанционной опеке у себя дома, где у меня есть все условия для нормального лечения. В конце концов я всегда могу обратиться в нужные службы. Та и дома, как говорится, и стены лечат ⠀ Мое состояние стабильное.

Uma publicação partilhada por Dima Stuzhuk (@stuzhuk_dmitriy) a 14 de Out, 2020 às 11:22 PDT

12h40 - A Escola Secundária de Amarante tem 10 alunos que testaram positivo para o novo coronavírus, encontrando-se, atualmente, duas turmas em isolamento profilático.

12h34 - A mara de Felgueiras defendeu hoje que a vacinação contra a gripe destinada à população com mais de 65 anos seja feita porta-a-porta, disponibilizando aos centros de saúde da região a colaboração de voluntários.

12h10 - Marcelo Rebelo de Sousa vacinou-se, na manhã desta segunda-feira, contra a gripe sazonal e justificou porque vai receber várias figuras de diferentes quadrantes da sociedade. O objetivo do chefe de Estado é preparar uma resposta para a pandemia de Covid-19. "Estamos no mesmo barco, se correr bem para uns, corre para outros", vincou esta segunda-feira, depois de ter sido vacinado contra a gripe. 

12h05 - Cinco utentes e dois funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel estão infetados com o novo coronavírus, segundo o município.

12h00 - Governos de vários países têm tentado de tudo para impedir que o novo coronavírus se espalhe. As recomendações do uso de máscara ou de distânciamento social são algumas das medidas implementadas, mas, de acordo com um novo estudoconter o vírus pode depender (também) de um traço de personalidade - a empatia. 

11h54 - Segundo dados da Eurostat, nas semanas de 10 a 26 de 2020 (março a junho), na primeira vaga de covid-19, registaram-se mais 168 mil mortes na UE do que na média dos quatro anos entre 2016 e 2019.

11h50 - As autoridades polacas vão transformar o Estádio Nacional de Varsóvia num centro hospitalar, com capacidade para 500 doentes, para fazer face ao alarme no país causado pelo aumento de casos de covid-19.

11h49 - O lar de idosos privado Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, tem 12 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, a maior parte dos quais sem sintomas da doença covid-19.

11h42 - Novos conteúdos do #Estudo em Casa começam esta segunda-feira a ser transmitidos na RTP. O ensino à distância é uma ferramenta importante, realçou o ministro da Educação esta manhã nos estúdios da RTP, assegurando, contudo, que o Governo "tudo fará" para manter o ensino presencial durante todo o ano letivo.

"O nosso grande objetivo é continuar com as aulas presenciais. Sabemos bem, e toda a experiência nos diz, que nada substitui o papel da escola e do professor presencial e daquilo que acontece todos os dias em cada um dos nossos estabelecimentos", afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

11h35 - A princesa Leonor de Espanha voltou a discursar na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias. Sendo Espanha um dos países da Europa mais afetado pela pandemia, Leonor não deixou de se mostrar sensibilizada pelas vítimas do novo coronavírus"A pandemia que vivemos em Espanha e no resto do mundo alterou a nossa vida em muitos sentidos. O meu pensamento mais respeitoso recai sempre sobre as pessoas que faleceram por causa da COVID-19 e as suas famílias, assim como também para com os que padecem atualmente da doença", afirmou.

11h29 - A obrigatoriedade da app StayAway Covid, proposta pelo Executivo na semana passada, tem levantado dúvidas quanto à sua constitucionalidade. Mas Isabel Moreira defende que não se sente incomodada com o uso da app já que esta se reverte de um caráter voluntário (pelo menos por enquanto).

11h25 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, garantiu, esta segunda-feira, que BCE ainda tem opções de política monetária disponíveis em resposta à crise, para aplicar caso seja necessário. "As opções da nossa caixa de ferramentas não se esgotaram", disse.

11h19 - O ministro da saúde da África do Sul, o país mais afetado pela covid-19 no continente africano, anunciou que testou positivo para o novo coronavírus e que está de quarentena.

11h12 - Marcelo Rebelo de Sousa já se vacinou contra a gripe. No dia em que arranca a segunda fase de vacinação, o chefe de Estado deslocou-se à Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas, em Belém.

10h59 - A China encontrou, pela primeira vez, uma amostra do coronavírus SRA-CoV-2 numa embalagem de bacalhau congelado, importado e recebido no porto de Qingdao, cenário do mais recente surto no país asiático. 

10h44 - Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

10h40 - A Brigada Estudantil denunciou hoje a falta de condições nas residências do serviço de ação social da Universidade de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o vírus SARS-COV 2 e exigiu uma resposta que salvaguarde a sua saúde.

"Os estudantes relatam-nos que quando começaram o seu confinamento foram encaminhados para Pousadas da Juventude e que estas não têm condições para os albergar. Muitos dizem que os quartos são partilhados com outros estudantes infetados, que são muito pequenos e sem condições para poderem prosseguir os seus estudos com normalidade", relata.

10h28 - A Rússia bateu um novo recorde diário de infeções diárias, ao registar quase 16 mil novos casos da doença em apenas 24 horas.

10h20 - A Alemanha registou 4.325 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número muito abaixo do recorde de sábado (7.830). Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, o número total de casos positivos desde o anúncio do primeiro contágio no país, no final de janeiro, é de 366.299, com 9.789 óbitos, mais doze nas últimas 24 horas.

10h01 - Covid grave ativa células imunes, e tal nem sempre é bom. Uma pesquisa recente sublinha que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode provocar uma resposta no organismo que aumenta a produção de anticorpos que atacam as células do próprio corpo.

Porém, e apesar deste processo ter a capacidade de auxiliar o corpo a vencer o SARS-CoV-2, a verdade é que pode igualmente produzir células B de qualidade mais débil que baralham os tecidos do doente assim como o patogeno a ser eliminado. 

09h49 - Covid poderá reverter progressos nas políticas de migração e integração. A pandemia de Covid-19, e o respetivo impacto económico-social, poderá reverter e dificultar progressos nas políticas de migração e de integração laboral dos imigrantes, alertou hoje a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

09h48 - Mais de 40 milhões de casos no mundo, 2,5 milhões numa semana. Mais de 40 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus foram oficialmente registados em todo o mundo desde o início da pandemia, dos quais 2,5 milhões nos últimos sete dias, o número mais alto declarado numa só semana.

Mais de metade dos casos foram contabilizados nos Estados Unidos, Índia e Brasil.

09h47 - África com mais 179 mortes e 8.032 infetados nas últimas 24 horasÁfrica registou nas últimas 24 horas mais 179 mortes devido à covid-19, para um total de 39.738, havendo 1.644.780 infetados, mais 8.032, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

09h16 - Idosos em lares podem receber mais do que uma visita por semana. Os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deixa nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.

Numa informação divulgada no seu site e que atualiza a que tinha sido publicada em maio, quando as visitas aos lares foram retomadas, a DGS diz que, "de acordo com as condições técnicas das estruturas ou unidades, as visitas devem realizar-se pelo menos uma vez por semana", mas alerta que cada autoridade de saúde local pode suspender ou restringir as visitas, de acordo com o evoluir da situação epidemiológica.

09h14 - Um terço dos portugueses espera diminuição de rendimentos em seis meses. Cerca de um terço dos portugueses (31%) "espera uma diminuição de rendimentos nos próximos seis meses", com 74% a admitir cortes em gastos no Natal, segundo estudo do Oney Bank.

O estudo, realizado pela OpinionWay em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha concluiu que "um em cada quatro consumidores europeus acredita que a crise de saúde pública afetará os seus rendimentos".

08h48 - Médico dança de forma enérgica para animar pacientes infetados com Covid. Um médico está a ganhar projeção nas redes sociais por dançar de forma enérgica para animar pacientes infetados com Covid-19. As imagens foram captadas no Silchar Medical College, em Assam, na Índia. Ora veja.

08h39 - Dois estudos, dois resultados diferentes: Remdesivir funciona ou não? Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) afirma que o remdesivir funciona contra a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Entretanto, dias depois uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), diz que não. Afinal, qual dos resultados é válido? Entenda aqui.

08h20 - Em Madrid, a polícia teve que intervir numa festa rave onde participavam 200 pessoas. A Polícia Nacional desmantelou esta festa clandestina, na manhã de domingo, e multou 41 jovens, noticia o El Pais.

07h53 - As candidaturas para o fundo coletivo solidário de apoio aos profissionais da cultura, anunciado em abril pela cooperativa Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) e que tem uma dotação de 1,35 milhões de euros, abrem esta segunda-feira. O objetivo é apoiar os profissionais da cultura, artistas e técnicos, que ficaram sem trabalho por causa da Covid-19.

07h00 - Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se, esta segunda-feira, com Marta Temido, num encontro que acontece pelas 11h30.

06h41 - Os membros do executivo da Câmara Municipal da Trofa, distrito do Porto, estão desde domingo em isolamento profilático preventivo, depois de terem estado em contacto com um colaborador da autarquia que testou positivo ao novo coronavirus.

06h35 - A Índia registou 579 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o menor número diário de óbitos em três meses, elevando o total de vítimas fatais para 114.610, informaram hoje as autoridades de saúde.

06h30 - O Presidente da Venezuela anunciou uma ampla reabertura do comércio e demais atividades económicas no país a partir de hoje, incluindo locais de diversão noturna e praias, encerrados desde meados de março devido à pandemia.

06h17 - O México registou 108 mortos e 4.119 infetados com o novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 86.167 e de casos para 851.227 desde o início da pandemia.

06h15 - A Argentina registou 161 mortos e 10.561 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 26.267 e de casos para 989.680 desde o início da pandemia.

06h10 - Os Estados Unidos registaram 510 mortos e 46.925 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

06h09 - A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 13 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, o mesmo número do dia anterior, todos oriundos do exterior.

06h00 - A vacina da gripe está a partir de hoje disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas. Este ano, a campanha de vacinação arrancou mais cedo devido à pandemia de covid-19. Havendo a covid-19 "convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm covid ou têm gripe", referiu Graças Freitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório