Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Estamos no mesmo barco, se correr bem para uns, corre para outros"

Marcelo Rebelo de Sousa vacinou-se, na manhã desta segunda-feira, contra a gripe sazonal e indicou que, até dezembro, haverá vacinas para os que pretenderem fazer o mesmo. O Presidente da República justificou ainda que vai receber várias figuras de diferentes quadrantes da sociedade para avaliar a resposta à crise pandémica.

"Estamos no mesmo barco, se correr bem para uns, corre para outros"
Notícias ao Minuto

11:33 - 19/10/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

O Presidente da República vai receber, ao longo desta semana, figuras de diversos quadrantes da sociedade. O objetivo do chefe de Estado é preparar uma resposta para a pandemia de Covid-19. "Estamos no mesmo barco, se correr bem para uns, corre para outros", vincou esta segunda-feira, depois de ter sido vacinado contra a gripe. 

É fundamental perceber como as diversas instituições "veem o momento que o país vive e a forma como se pode enfrentar a situação em conjunto. Esta é uma ocasião privilegiada para este tipo de encontros e de  reflexões", enfatizou. 

Marta Temido é a primeira a ser recebida, hoje, em Belém, e a opinião da ministra, assim como a "de responsáveis e de ex-responsáveis de instituições ligadas à sociedade" vão permitir a Marcelo Rebelo de Sousa perceber qual o caminho a seguir perante "as circunstâncias imprevisíveis" da Covid-19. 

Recordou o chefe de Estado que há "sistemas diferentes do nosso, em que o Presidente da República tem órgãos alargados de consulta e isso não tem impedido ajustamento de medidas". Exemplo disso é França, em que Emmanuel Macron "tem ouvido especialistas e já infletiu" as medidas adotadas devido "a fatores que ocorreram. É muito importante ouvir todos, quanto mais melhor".

No dia em que arranca a segunda fase da campanha especial de vacinação da gripe sazonal, passando a vacina a estar disponível para todos os cidadãos maiores de 65 anos, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar o exemplo e já foi vacinado. O Presidente da República recordou que, além de estar nesta faixa etária, tem "patologias cardiovasculares". 

Notícias ao MinutoPresidente da República vacina-se contra a gripe para "dar o exemplo" © LusaTodos os que pretenderem ser vacinados contra a gripe sazonal vão poder fazê-lo até ao início de dezembro, de acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, que citou a ministra da Saúde. "Haverá vacinas em número suficiente e disponíveis em tempo útil? Até à primeira semana de dezembro, a partir de meados de outubro, progressivamente, todos os que queiram vacinar-se serão vacinados".

O chefe de Estado aproveitou ainda a oportunidade para endereçar uma palavra de agradecimento aos profissionais de saúde "pelo esforço que vai ser exigido. Estão a fazer face à pandemia e agora também à gripe comum".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório