Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco idosos ligados ao surto de Vila Viçosa internados em Évora

Cinco idosos, quatro mulheres e um homem, infetados com covid-19, relacionados com o surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, estão internados no hospital de Évora, disse hoje fonte hospitalar.

Cinco idosos ligados ao surto de Vila Viçosa internados em Évora
Notícias ao Minuto

18:47 - 19/10/20 por Lusa

País Covid-19

A fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora, indicou à agência Lusa, que os idosos, com idades entre os 86 e os 90 anos, estão internados em "enfermaria covid".

O vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Luís Nascimento, revelou hoje à Lusa que há já cerca de 50 pessoas infetadas com covid-19 no concelho, relacionadas com este surto, entre utentes de valências da Misericórdia e funcionários da instituição, e familiares.

Luís Nascimento adiantou que estes dados foram indicados ao município pela Autoridade de Saúde local.

As pessoas infetadas, segundo o autarca, residem em Vila Viçosa, Bencatel, São Romão e Pardais, no concelho de Vila Viçosa, no distrito de Évora.

O vice-presidente do município explicou que está a ser preparado um hospital de campanha no antigo Centro de Saúde de Vila Viçosa.

De acordo com o provedor da Misericórdia, Jorge Rosa, nas valências e entre os funcionários da instituição, há 37 pessoas infetadas com a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

No que respeita àquelas valências, de acordo com fonte da misericórdia, os casos positivos de covid-19 respeitam a duas funcionárias e 11 utentes do Centro de Dia de Bencatel, três utentes e três funcionárias do lar de idosos de Vila Viçosa e 14 utentes e quatro funcionárias do Centro de Dia de São Romão.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, a primeira pessoa que testou positivo à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 foi uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, que, após confirmação, deu origem aos testes realizados na quarta-feira.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.198 pessoas dos 101.860 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório