Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Reino Unido reporta 18.804 novos contágios e 80 óbitos no último dia

Autoridades britânicas reportam mais 18.804 novos casos de infeção confirmados na região. País de Gales anuncia confinamento de 17 dias.

Reino Unido reporta 18.804 novos contágios e 80 óbitos no último dia
Notícias ao Minuto

16:47 - 19/10/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

O Reino Unido regista esta segunda-feira mais 18.804 novos casos de infeção confirmados, um número superior ao da véspera (16.982). Desde 13 de outubro que o país notifica mais de 15 mil novos casos por dia.

Até ao momento, 741.212 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

São ainda reportadas mais 80 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 43.726 o total de óbitos associados à Covid-19. Incluindo ao balanço oficial aquelas mortes cuja certidão de óbito faz referência ao coronavírus mas cuja infeção não foi confirmada por teste, o número é de 57.690,  de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.

O aumento de casos levou a que o País de Gales tivesse hoje anunciado um confinamento durante 17 dias, apelando-se a que as pessoas fiquem em casa, uma medida que pretende provocar um choque rápido que faça baixar o casos. Todos os serviços não essenciais serão encerrados. É a segundo região do Reino Unido a anunciar esta medida, depois da Irlanda do Norte.

O Reino Unido é o país europeu e o quinto a nível mundial, atrás dos EUA, Brasil, Índia e México, com o maior número de mortes de Covid-19.

A maior parte da Inglaterra ainda se encontra no nível "médio", o mais baixo de uma escala de três, que permite o convívio social em espaços fechados ou ao ar livre, mas em grupos de até seis pessoas e obriga ao encerramento de bares e restaurantes às 22:00 horas.

O nível "muito elevado", o mais alto, proíbe o convívio entre agregados familiares em espaços fechados, para além das medidas em vigor no resto do país, mas escolas e universidades continuam abertas. Obriga também ao encerramento de 'pubs' e bares que não sirvam refeições e recomenda às pessoas para não entrarem ou saírem das áreas com maiores restrições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório