Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ásia será a primeira a sofrer com eventuais falhas no fornecimento de petróleo

A Ásia será a primeira a sofrer com o impacto de uma eventual interrupção no abastecimento do petróleo do Médio Oriente perante o aumento da procura regional, avaliou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

Ásia será a primeira a sofrer com eventuais falhas no fornecimento de petróleo
Notícias ao Minuto

07:07 - 22/10/12 por Lusa

Mundo AIE

De acordo com a directora executiva da AIE, Maria van der Hoeven, a maior parte da procura de petróleo nos próximos cinco anos vai ter origem na Ásia, Médio Oriente e em estados da antiga União Soviética.

"A Ásia é o principal mercado para o petróleo do Médio Oriente, pelo que interrupções no Médio Oriente vão atingir, em primeiro lugar, a Ásia", afirmou a responsável, no âmbito de um fórum internacional a decorrer em Singapura.

Para Maria Van der Hoeven, a Ásia não será poupada a eventuais interrupções no abastecimento, não obstante o aumento da produção no Iraque e na Arábia Saudita.

Dados da British Petroleum (BP), divulgados em junho, indicam que, em 2011, o Médio Oriente exportou 72% do seu petróleo para a Ásia, com China, Índia, Japão e Singapura a figurarem como os principais destinos.

Contudo, a instabilidade no Médio Oriente, incluindo as sanções impostas ao Irão relacionadas com o seu programa nuclear, a guerra civil na Líbia ou os confrontos violentos na Síria têm causado volatilidade nos preços do petróleo este ano.

Este mês, a AIE indicou que estima que a procura de petróleo global venha a crescer meio milhão de barris por dia, menos do que o inicialmente previsto até 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório