Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia anuncia compra de armas durante tensões crescentes com a Turquia

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou hoje um "importante" programa de compra de armas e uma reorganização das forças armadas do país, enquanto aumenta a tensão com a Turquia no Mediterrâneo oriental.

Grécia anuncia compra de armas durante tensões crescentes com a Turquia
Notícias ao Minuto

19:20 - 12/09/20 por Lusa

Mundo Grécia

Mitsotakis disse que a Grécia vai adquirir 18 caças Rafale de fabrico francês, bem como fragatas e helicópteros, recrutar 15.000 soldados suplementares e financiar ainda mais a indústria de defesa.

"Chegou a hora de fortalecer as nossas forças armadas. Este é um programa importante que formará um escudo nacional", afirmou o primeiro-ministro num discurso em Tessalónica, acrescentando que esse programa deve permitir a criação de milhares de empregos.

A Turquia e a Grécia, ambos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), estão a lutar pela prospeção de campos de gás a petróleo no Mediterrâneo oriental, uma área que Atenas considera estar sob sua soberania.

Mitsotakis acusou hoje a Turquia de "ameaçar" as fronteiras orientais da Europa e "colocar em risco" a segurança regional.

As tensões entre os dois países aumentaram quando a Turquia, em 10 de agosto, enviou um navio de prospeção sísmica acompanhado por navios de guerra em águas reivindicadas pela Grécia, o que levou Atenas a lançar manobras navais.

A França tem sido um dos países mais firmes na resposta às prospeções turcas, em busca de jazidas de gás, tendo chegado a enviar, durante o verão, navios e aviões de guerra para a zona, para sublinhar o seu apoio a gregos e cipriotas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório