Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Normalidade? "Só no fim de 2021". Brasil supera 130 mil óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Normalidade? "Só no fim de 2021". Brasil supera 130 mil óbitos

Portugal contabilizou esta sexta-feira mais três mortos relacionados com a Covid-19 e 687 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o maior registo desde dia 16 de abril, há quase cinco meses. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.855 mortes e 62.813 casos de infeção.

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, a autoridade revelou também que Portugal regista 206 surtos ativos de Covid-19, a maioria no Norte do país (111). 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h39 Brasil com mais 43 mil contágios e ultrapassa 130 mil óbitos. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta sexta-feira mais 874 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 130.396 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 43.718 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, elevando o número acumulado para mais de 4,2 milhões.

23h08 - CDC fala em máscaras para crianças acima dos dois anos. O diretor do Centro de Controlo de Doenças norte-americano (CDC) indicou que as crianças que apanham o vírus nas creches acabam por propagá-lo fora da instituição, incluindo a familiares, exemplificando com o caso de duas creches do estado do Utah. Doze crianças ficaram infetadas (3 sem sintomas) e infetaram mais 12 pessoas, uma delas teve que ser hospitalizada. Por essa razão, entre várias medidas, apelam ao uso de máscara tanto por parte dos pais como por parte das crianças acima dos dois anos de idade.

22h28 Marcelo aconselha que se faça "das tripas coração" no novo ano letivo. O Presidente da República aconselhou hoje humildade para corrigir o que correr menos bem no novo ano letivo, que anteviu complexo devido à pandemia de Covid-19, e considerou que vai ser preciso "fazer das tripas coração".

21h43 Santiago do Cacém sobe para 25 casos ativos após 10 novos positivos. O número de casos ativos de Covid-19 no concelho de Santiago do Cacém subiu hoje para 25, após 10 novos testes positivos naquele concelho do litoral alentejano, confirmou à Lusa o presidente da Câmara, Álvaro Beijinha.

21h24 DGS impede realização do jogo Feirense-Chaves após deteção de casos positivos. Estava agendado para as 20 horas desta sexta-feira a realização do encontro entre Feirense e Desportivo das Chaves, no estádio Marcolino de Castro, relativo à jornada inaugural da II Liga. Porém, depois de 25 minutos de deliberação, a DGS considerou não estarem reunidas as condições para a realização da partida, uma vez que a equipa do Desportivo de Chaves apresenta quatro casos positivos de Covid-19 no clube. 

21h16 - Certo nível de normalidade? Só no final de 2021, diz Fauci. O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, indicou esta sexta-feira, em entrevista à MSNBC, que irá levar pelo menos mais um ano para se recuperar o sentido de "normalidade", mesmo que se aprove uma vacina nos próximos meses, referindo-se à realidade norte-americana. "Na altura em que a distribuição de uma vacina esteja em andamento e que a maior parte da população esteja vacinada e protegida... isso não acontecerá antes do final de 2021", disse o especialista em doenças infecciosas. "Se estiveram a falar do regresso a um certo nível de normalidade, que se assemelhe ao tempo pré-pandemia, só na metade final de 2021, talvez mesmo no final de 2021", acrescentou.

21h08 Subida de casos são "alerta". O Presidente da República apontou hoje os 687 novos casos de Covid-19 em Portugal como "um alerta" e disse que as medidas anunciadas são as "consideradas possíveis e necessárias", mas recomendou uma "avaliação permanente".

21h07 Utentes e funcionários de lar ilegal em Évora testados após caso positivo. Mais de 40 utentes e funcionários de um lar ilegal, situado perto de Évora, foram hoje testados para a Covid-19, depois de ter sido detetado um caso positivo, disseram fontes do município e dos serviços de saúde.

21h05 Rússia acorda comercializar com Bahia 50 milhões de doses da Sputnik V. O fundo soberano da Rússia assinou um acordo de cooperação com a Bahia, para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V àquele estado brasileiro, informaram hoje fontes oficiais.

20h50 - Restaurantes e centros comerciais poderão ser encerrados, se violarem regras. As forças de segurança têm "orientações muito precisas" para nas próximas semanas intervirem em casos de ajuntamentos de pessoas e encerrarem qualquer estabelecimento comercial quando violarem as regras de contenção à Covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna"Não podem existir grupos superiores a 10 pessoas dentro dos restaurantes", afirmou, acrescentando que as novas regras para os centros comerciais é que não podem existir mais do que quatro pessoas por mesa e que devem estar separadas entre elas.

20h46mara de Arouca com três funcionários infetados mas a operar normalmente. A Câmara Municipal de Arouca tem três dos seus 183 funcionários infetados com Covid-19, revelou hoje fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro, que se mantém em atividade normal após o devido rastreio ao pessoal.

20h35Mais dois infetados na Madeira, total de casos sobe para 180. A Madeira registou hoje mais dois casos de infeção com o vírus da Covid-19, elevando para 180 os casos confirmados na região desde 16 de março, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h30 Ano letivo vai ser "totalmente diferente" mas escolas estão preparadas. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP) disse hoje que o próximo ano letivo vai ser "totalmente diferente", mas as escolas estão preparadas para reabertura com expectativa positiva.

19h13 França reporta mais de 9 mil novos casos pelo segundo dia consecutivo. França registou 9.406 novos casos de contágio pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e morreram 40 pessoas devido à Covid-19 em meio hospitalar, revelaram as autoridades francesas. O número de novos casos de infeção confirmados no país tem denotado uma tendência de crescimento mais acentuada desde o início de setembro.

18h51Governo investe 5 milhões para aumentar capacidade de rastreio e testagem. O Governo vai investir cinco milhões de euros para aumentar a capacidade de os centros 'Heróis dos Testes' fazerem rastreios e testagens de Covid-19 no país, anunciou hoje a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

17h50 China autoriza testes para vacina em spray. A China autorizou o início de testes clínicos em humanos de uma possível vacina contra a Covid-19, a única a ser administrada através de spray nasal, informou hoje o portal de notícias Sina.com. O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia de Pequim "Wantai".

17h48 Máscaras aumentam proteção mas não são milagrosas. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as máscaras são um método que aumenta a proteção, mas "não são milagrosas", defendendo que para diminuir o contágio de Covid-19 é preciso reduzir o convívio, porque existe uma pandemia"Há um conjunto de medidas que fazem efeito e as máscaras ajudam essas medidas, são um método de barreira que aumenta a proteção, não são milagrosas, porque se fossem milagrosas era a única medida que nós recomendávamos", afirmou.

17h39 Reino Unido com maior aumento diário de casos em quase quatro meses. As autoridades de Saúde britânicas reportam esta sexta-feira mais 3.539 novos casos de infeção por novo coronavírus, o maior aumento em quase quatro meses (último valor superior foi registado a 15 de maio, quando foram reportadas 3.560 novas infeções). O Reino Unido registou ainda mais seis mortes de pessoas infetadas.

17h08 Espanha com novo recorde de casos diários pelo segundo dia consecutivo. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 12.183 casos de contágio ao balanço total, o maior registo desde o início da pandemia no país, sendo que nem todos foram registados nas últimas 24 horas. Este número é superior ao notificado na quinta-feira (10.764), que já tinha marcado um recorde diário, sendo agora ultrapassado. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 566.326, o maior número acumulado de casos na Europa.

16h45 - Novos casos crescem em Itália há 4 dias consecutivos, mais de 1.600 hoje. As autoridades sanitárias italianas reportam esta sexta-feira mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 1.616 novas infeções. Este registo é uma subida em relação a quinta-feira (1.597), sendo que o número tem crescido gradualmente desde segunda-feira (1.108). O número de casos de infeção por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 284.796.

16h00 Portugal tem 206 surtos ativos. Portugal regista 206 surtos ativos de Covid-19, a maioria no Norte do país (111), de acordo dados divulgados hoje pela ministra da Saúde, Marta Temido. Segundo a ministra, há ainda 60 surtos ativos na região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 no centro do país, 10 no Alentejo e 12 no Algarve.

15h50Federação pede mais apoio para proteger crianças com necessidades. A presidente da Federação Portuguesa para a Deficiência Mental considerou hoje inaceitável que o Governo não aumente o financiamento dos centros de recursos para a inclusão, deixando as crianças com necessidades especiais "ainda mais desprotegidas" durante a pandemia.

15h43 Mais de 80 detenções e quase 2.000 multas devido a incumprimento. Mais de 80 detenções e quase 2.000 contraordenações por violação das regras de contenção da covid-19 foram feitas pelas forças e serviço de segurança desde julho, revelou hoje o ministro da Administração Interna.

15h32 Infantário de Portalegre encerrado após funcionária testar positivo. Um infantário situado na freguesia rural de Urra, no concelho de Portalegre, está temporariamente encerrado depois de uma funcionária ter testado positivo à Covid-19, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

15h18 - Pais apreensivos Pais e encarregados de educação consideram que as escolas estão preparadas para reabrir com segurança na próxima semana e admitem estar mais apreensivos com a mobilidade dos alunos fora do espaço escolar, como nos transportes públicos.

15h14 - Surto em Santarém O lar na Póvoa de Santarém onde foi detetado um surto de covid-19 registou quatro óbitos, até quarta-feira, contabilizando agora 51 casos positivos, dos quais 37 são de utentes e 14 de funcionários, informou hoje o coordenador da Proteção Civil Municipal.

15h10 - Conferência da DGS  Marta Temido começou sublinhar que, a atual situação epidemiológica no país, "exige um redobrar do esforço de todos", justificando assim o conjunto de medidas adicionais aprovadas ontem em Conselho de Ministros. 

Sobre o protocolo a seguir aquando da identificação de casos de Covid-19 nas escolas, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, tomou a palavra e afirmou que o encerramento dos estabelecimentos de ensino pode ocorrer para limitar um contágio, mas que essa será uma resposta que deve ser aplicada "só em situações muito extraordinárias", cuja decisão será avaliada por várias autoridades. 

Reveja aqui a conferência: 

15h03 Sindicato mantém greve para os primeiros dias de aulas. O Sindicato de Todos os Professores (STOP) confirmou hoje que vai manter a greve de docentes e funcionários para os primeiros dias de aulas, contra a falta de condições de segurança em algumas escolas.  

15h02 Autarca de Guimarães apela ao uso de máscara na rua. O presidente da Câmara de Guimarães apelou hoje ao uso de máscaras nas ruas, além dos espaços fechados, referindo que a "prevenção em grupo" é uma "responsabilidade cívica", depois do número de infetados no concelho ter "aumentado muito".

15h01 Portugal regista mais três mortos e 687 casos confirmados de Covid-19. Portugal soma hoje, no total, 1.855 óbitos e 62.813 infetados desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registadas mais três vítimas e 687 casos confirmados de Covid-19 no país, de acordo com o os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde dia 16 de abril que não se verificava um número tão elevado de contágios diários. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório