Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal com mais 687 casos e Irlanda do Norte fecha portas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais 687 casos e Irlanda do Norte fecha portas
Notícias ao Minuto

07:21 - 11/09/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Na sequência do Conselho de Ministros de quinta-feira, António Costa anunciou novas medidas que vão entrar em vigor em todo o território nacional a partir do dia 15 de setembro, altura em que todo o país entra em situação de contingência devido à pandemia do novo coronavírus.

Também na quinta-feira, o governo britânico retirou Portugal da lista de países seguros, com exceção das regiões da  Madeira e Açores, e a partir de sábado obriga a cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido.

De acordo com os mais recentes dados, desde o início da pandemia, Portugal contabiliza um total acumulado de 1.855 óbitos e 62.813 infetados, sendo que três mortes e 687 casos ocorreram nas últimas 24 horas.

Consulte aqui o mapa da evolução epidemiológica em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

Continue a acompanhar as próximas atualizações da Covid-19 aqui

14h59 - Exclusão do corredor turístico - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, considerou hoje que a decisão britânica de excluir Portugal continental da lista de países seguros vai ter "uma consequência muito relevante" para o turismo nacional.

14h53 - Atualização nos Açores. Os Açores contabilizaram mais três casos de infeção com o coronavírus da covid-19 nas últimas 24 horas, e uma recuperação em São Miguel, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h49 - Britânicos antecipam regresso - Dezenas de turistas britânicos no Algarve estão a antecipar o regresso ao Reino Unido para hoje, para evitarem cumprir quarentena no regresso a casa, depois de o Governo britânico ter anunciado o fecho do corredor aéreo com Portugal continental.

14h26 - Os colaboradores da Câmara de Gondomar que aguardavam pelo resultado do teste à covid-19 depois de o vereador do Ambiente, José Fernando Moreira ter sido infetado, deram todos negativo, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

14h18 - Aulas nos Açores. O ano letivo arranca na terça-feira nos Açores "em regime presencial" e "todos os elementos das comunidades educativas devem usar máscaras, em qualquer espaço do estabelecimento e circunstância", mas o uso obrigatório de proteção "é dispensado no pré-escolar".

14h16 - Máscara na rua em Guimarães? O presidente da Câmara de Guimarães apelou hoje ao uso de máscaras nas ruas, além dos espaços fechados, referindo que a "prevenção em grupo" é uma "responsabilidade cívica", depois do número de infetados no concelho ter "aumentado muito".

14h15 - O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, disse hoje haver "amplo consenso" entre os ministros das Finanças da zona euro para não retirar "de forma abrupta" os apoios temporários criados para superar a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

14h11 - Acompanhe a conferência de imprensa da DGS abaixo e veja aqui os pontos mais importantes: 

13h51 - Portugal regista nas últimas 24 horas mais três vítimas e 687 casos confirmados de Covid-19. No total, houve 1.855 óbitos e 62.813 infetados desde o início da pandemia no país, de acordo com o os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Este aumento diário de casos é o maior registado desde 16 de abril.

 

13h47 - A mara Municipal de Lisboa recebeu 352 pedidos de revisão de renda por perda de rendimento dos arrendatários e 282 pedidos de realização de acordos de liquidação de dívida, no âmbito da pandemia de covid-19, avançou hoje a autarquia.

13h42 - No desporto, o internacional brasileiro Neymar recorreu, ao início da tarde desta sexta-feira, à conta oficial na rede social Twitter para anunciar que está recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus, que lhe foi diagnosticada no início do mês de setembro.

13h38 - Os casos de Covid-19 no concelho de Portalegre subiram para 21, estando cerca de 90 pessoas em confinamento, e a câmara decidiu encerrar temporariamente alguns serviços das oficinas municipais, depois de registar casos de infeção entre funcionários.

13h14 - Testagem na Madeira. O Governo da Madeira já investiu cerca de 11 milhões de euros na operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos do arquipélago e não prevê quanto mais poderá gastar, disse hoje o chefe do executivo.

13h10 - Atualização no mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 910 mil pessoas e infetou mais de 28,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h50 - O Conselho da União Europeia (UE) propôs hoje um reforço de 6,2 mil milhões de euros para fazer face ao impacto da covid-19 e financiar a vacinação, montante que será negociado ainda com o Parlamento Europeu (PE).

12h21 - Covid vai aumentar pobreza? - Um especialista em pobreza das Nações Unidas alertou hoje que o número global de pobres pode aumentar em 176 milhões devido ao impacto da covid-19, referindo que as medidas de proteção social tomadas pelos Governos são insuficientes.

12h14 - CDS quer medição da temperatura nas escolas - O CDS-PP defendeu hoje que o Governo deve tornar obrigatória a medição da temperatura diária de alunos, professores e auxiliares nas escolas, considerando que esta é uma medida "de importância fundamental para limitar a propagação de covid-19".

12h13 - Greve nas escolas - O Sindicato de Todos os Professores (STOP) confirmou hoje que vai manter a greve de docentes e funcionários para os primeiros dias de aulas, contra a falta de condições de segurança em algumas escolas.    

12h00 - Infetados no Desportivo de Chaves - Desportivo de Chaves anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, que foram detetados quatro casos de infeção pelo novo coronavírus junto da equipa principal.

11h54 - Atualização em Israel - Israel registou nas últimas 24 horas um novo máximo de casos do novo coronavírus, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos quatro mil casos diários (4.038), após quatro dias consecutivos com um recorde de infeções.

11h13 - As transportadoras aéreas portuguesa, TAP, e angolana, TAAG têm 12 voos previstos na rota Luanda-Lisboa até 25 de outubro, mas o número deverá aumentar, atendendo à retoma das ligações internacionais com Angola, a partir de 21 de setembro.

11h02 - À semelhança da app 'StayAway Covid', Espanha tem também uma aplicação, 'RadarCOVID', que já chegou a 70% da população. 

10h58 - Atualização na Catalunha. Avança a imprensa espanhola que a Catalunha registou mais 1.215 casos de Covid-19 e mais quatro mortos nas últimas 24 horas. 

10h46 - Irlanda do Norte põe Portugal continental na 'lista vermelha'. A partir de este sábado, Portugal fica de fora da lista de países seguros da Irlanda do Norte e os viajantes que cheguem à Irlanda do Norte a partir de Portugal terão que cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias. exceção é feita aos Açores e à Madeira.

10h42 - Recorda a Direção-Geral da Saúde, esta sexta-feira, que "não tocar na cara é uma das medidas básicas a adotar durante a pandemia". 

10h00 - Despedimentos na aviação - O grupo Singapore Airlines (SIA) anunciou que terá de despedir cerca de 2.400 funcionários devido ao impacto da covid-19 e à previsão de que o volume de passageiros internacionais não vai recuperar até 2024. 

09h47 - Atualização em ÁfricaÁfrica registou 215 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.117, em 1.330.038 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

09h25Professores de grupos de risco não podem exercer em teletrabalho - O secretário de Estado adjunto e da Educação disse que os professores que sejam doentes de risco, com direito a 30 dias de faltas justificadas por ano, não podem exercer funções em teletrabalho, tendo de meter baixa.

08h30 - Todos os infetados com Covid-19 no Camboja recuperaram e não foi detetado nenhum caso novo, indicou o Ministério da Saúde local. 

08h2326 casos em Penacova - O município de Penacova, no distrito de Coimbra, decidiu na quinta-feira acionar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, após serem detetados 26 casos positivos de covid-19.

08h12 - Com que idade e onde têm as crianças usar máscara? A partir dos 10 anos, a máscara de prevenção contra a Covid-19 é obrigatória. Contudo, no regresso à escola todos os alunos a partir do 2.º ciclo têm de usar este material de proteção individual, ainda que sejam menores de 10 anos. A utilização das máscara não é recomendada até aos dois anos e há orientações específicas para crianças a partir dos seis.

08h05 - Confira aqui as principais reações à nova exclusão de Portugal do corredor turístico do Reino Unido:

07h09 - Mais consultas e cirurgias em Lisboa. Perto de 100 mil consultas e cerca de 2.700 cirurgias foram realizadas nos últimos dois meses no Centro Hospitalar Lisboa Norte, numa "tendência consistente de subida" desde que terminou o "estado de emergência". 

07h03 - Atualização na Índia. A Índia registou 96.551 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, além de 1.209 mortos, segundo as autoridades.

06h26 - Atualização na China.  A China atingiu hoje 26 dias consecutivos sem registar infeções locais de covid-19, já que os 15 casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

06h10 - Atualização nos EUA. Os Estados Unidos (EUA) registaram mil mortes provocadas pelo novo coronavírus e 37.356 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Bom dia. Pode acompanhar neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório