Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Lamentamos decisão britânica"; Mais 40.557 casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: "Lamentamos decisão britânica"; Mais 40.557 casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:49 - 10/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza um total acumulado de 1.852 óbitos e 62.126 infetados, sendo que três mortes e 585 casos ocorreram nas últimas 24 horas.

António Costa anunciou esta quinta-feira as medidas - decididas hoje em Conselho de Ministros - que entram em vigor a partir do dia 15 de setembro, data em que o país entra em situação de contingência devido à pandemia do novo coronavírus.

Ajuntamentos limitados a 10 pessoas, limite máximo de quatro pessoas por grupo em áreas de restauração de centros comerciais, proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública e horários de trabalho desfasados em Lisboa e no Porto, são algumas das medidas aprovadas. Saiba quais as medidas que entram em vigor.

O primeiro-ministro reconheceu que "temos vindo a verificar um aumento constante de novos casos desde o fim da fase de confinamento", algo que já se previa. Recorde-se que Portugal registou ontem o número mais alto de novos casos (646) desde abril.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feiraCaso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - Saída de Portugal do corredor britânico "é má noticia". O presidente do Turismo do Algarve disse hoje que a decisão do Reino Unido de retirar Portugal do corredor aéreo que isenta os viajantes de quarentena à chegada ao seu território, "não é uma boa notícia, mas era esperada".

23h44 - Área Metropolitana do Porto diz que medidas do Estado de Contingência são as adequadas. O presidente da Área Metropolitana do Porto considerou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo para o Estado de Contingência são as adequadas, nesta altura, mostrando-se convicto que, nos transportes, há condições para que "tudo corra bem".

23h39 - Metade dos portugueses confia nas vacinas, menos que outros países. Cerca de metade dos portugueses confia na segurança e eficácia das vacinas, um número relativamente baixo, à semelhança do resto da Europa, em comparação com outras regiões, segundo um estudo hoje divulgado.

23h11 - Presidente da República apela à autocontenção dos portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa fez hoje um apelo à autocontenção dos portugueses e à compreensão das medidas adotadas pelo Governo face à pandemia de Covid-19, para que se proteja simultaneamente a saúde e a economia.

23h04 - Atualização no Brasil. Os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Ministério da Saúde brasileiro dão conta de mais 40.557 casos de infeção pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 4.238.446 pessoas testaram positivo à Covid-19.

Em termos de mortes, foram reportadas mais 983, sendo agora o total acumulado 129.522. 

22h38 - Atualização em Cabo Verde. O país registou hoje mais 84 novos casos positivos do novo coronavírus, 78 dos quais na ilha de Santiago, passando a ter um total acumulado de 4.575 infeções desde 19 de março, informou o Ministério da Saúde.

22h35 - Venezuela vai reabrir transporte terrestre entre Estados e voos nacionais. As autoridades venezuelanas preparam-se para permitir o transporte terrestre de passageiros entre as diversas regiões do país, proibido desde o início da quarentena da Covid-19, e reabrir os aeroportos para voos nacionais, anunciou hoje o Governo.

22h28 - Trump tentou menorizar gravidade do vírus. "É quase criminoso". O candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, considerou "repulsivo" e "quase criminoso" o facto de Donald Trump saber, desde fevereiro, da gravidade do novo coronavírus e, mesmo assim, ter minimizado a sua ameaça, em março.

21h47 - Jogador da NCAA morre aos 20 anos de Covid-19. A Universidade da Califórnia da Pensilvânia anunciou, nesta terça-feira, que o desportista Jamain Stephens morreu por complicações de saúde causadas pelo novo coronavírus.

21h38 - Diretor-geral da OMS apela para "solidariedade" no combate à pandemia. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelou hoje para uma maior solidariedade entre os países, em especial as maiores potências mundiais, na resposta à pandemia de Covid-19.

21h27 - Presidente do Napoli testou positivo à Covid-19 e viajou para Roma. O presidente do Napoli abandonou, no final da tarde desta quinta-feira, a ilha de Capri, para num iate privado se encaminhar até à capital do país, Roma.

21h25 - Secretário de Turismo da Madeira enaltece decisão do Reino Unido. O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considerou hoje "extremamente importante" que o Governo do Reino Unido tenha mantido o corredor aéreo com a Madeira, desobrigando de quarentena os turistas britânicos que visitam o arquipélago.

21h24 - Decisão do Reino Unido não é correta nem objetiva, diz Siza Vieira. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje que a saída de Portugal da lista de países seguros do Reino Unido não é correta, nem fundamentada por razões objetivas.

21h20 - Funcionários públicos podem ser colocados em outro local de trabalho. Os funcionários públicos que não estejam em teletrabalho podem ser colocados em locais diferentes do seu habitual posto de trabalho, por imposição do empregador, em resposta às necessidades de prevenção da pandemia de Covid-19, indicou hoje a DGAEP.

20h16 - "Temos sempre uma certa sensação de injustiça". Marcelo Rebelo de Sousa comentou esta quinta-feira a decisão de Inglaterra de retirar Portugal novamente do corredor aéreo, afirmando que "temos sempre uma certa sensação de injustiça, uma vez que não fechamos a entrada a países que tem situações bem mais difíceis e complicadas que a nossa". 

20h15 - Brasil participará nos testes de vacina que pode ser eficaz contra Covid. O Brasil foi escolhido hoje pelo centro de pesquisas australiano Murdoch Children's Research Institute para concluir uma série de testes que visam verificar se uma vacina já usada contra a tuberculose é eficaz contra a Covid-19.

19h59 - Portugal pode orgulhar-se da estrutura económica e agrícola. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje que Portugal pode ter orgulho na "estrutura económica, logística e agrícola", que demonstrou uma "enorme capacidade de se adaptar" face à pandemia de Covid-19.

19h52 - Oferta de autocarros volta "ao normal" a partir de terça-feira. A Área Metropolitana de Lisboa (AML) terá, a partir de 15 de setembro, a mesma oferta de transportes que tinha antes da redução devido à pandemia, a tempo do novo ano escolar, confirmou hoje o primeiro secretário metropolitano.

19h50 - Mais de 400 pessoas vão ser testadas em Santiago do Cacém e concelhos vizinhos. Mais de 400 pessoas vão ser testadas à Covid-19, até sexta-feira, "em Santiago do Cacém e alguns concelhos vizinhos", depois da deteção de sete novos casos naquele município, disse hoje o presidente da Câmara Municipal.

19h44 - Situação de contingência vai vigorar entre 15 e 30 de setembro. Portugal Continental vai estar em situação de contingência para fazer à face à pandemia de Covid-19 entre 15 e 30 de setembro, segundo uma resolução hoje aprovada em Conselho de Ministros.

19h38 - Saída do corredor aéreo é "revés" esperado. A decisão britânica de retirar Portugal do corredor aéreo com o Reino Unido "é um revés", embora fosse "esperada" devido ao aumento de casos de Covid-19, afirmou o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Pina.

19h26 - Pandemia vai criar várias velocidades na mobilidade global. O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, acredita que a pandemia de Covid-19 vai criar várias velocidades de mobilidade das pessoas, entre os países, que deixará para trás os menos desenvolvidos.

19h20 - Madeira com mais um caso eleva para 178 os infetados. A região autónoma registou nas ultimas 24 horas mais um doente infetado pela Covid-19, elevando para 178 os casos confirmados e três recuperados, divulgou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

19h07 - Revista The Lancet pede esclarecimentos sobre vacina russa. A revista médica britânica The Lancet anunciou hoje que pediu esclarecimentos sobre a vacina candidata russa Sputnik V, após dúvidas levantadas sobre a veracidade dos resultados de dois ensaios clínicos, que foram divulgados na publicação.

Numa carta aberta dirigida na segunda-feira à The Lancet, e subscrita por 30 cientistas, sobretudo europeus, o investigador italiano Enrico Bucci questiona a veracidade dos dados de um artigo publicado em 04 de setembro pela revista médica, que descreve os resultados de dois ensaios clínicos nas fases iniciais.

18h54 - "Lamentamos decisão britânica" mas manteremos "total transparência". O Ministério dos Negócios Estrangeiros reagiu à decisão do governo britânico (de remover Portugal Continental do corredor aéreo), garantindo que o país "continuará a remeter toda a informação sobre a evolução da situação epidemiológica no espírito de total transparência".

18h49 - Atualização em França. De acordo com os últimos dados divulgados, esta quinta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, França registou 9.843 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. O total acumulado de casos confirmados desde o início da pandemia é agora de 353.944.

No que diz respeito ao número de vítimas mortais, o total é de 30.813, sendo que 19 óbitos ocorreram no último dia.

18h28 - Atualização em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol notificou, esta quinta-feira, 10.764 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 4.137 foram registados nas últimas 24 horas. O total acumulado de infetados sobe assim para 554.143.

Em termos de óbitos, o país somou 71 ao total acumulado. Desde o início da pandemia, já morreram 29.699 pessoas no país.

18h03 - Detidos dois homens em Arouca por violação do confinamento. O Comando Territorial de Aveiro, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Oliveira de Azeméis e do Posto Territorial de Arouca, detiveram nos últimos dois dias dois homens, de 38 e 50 anos, por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos, no âmbito da pandemia de Covid-19, no concelho de Arouca.

18h01 - Projeto vai estudar o impacto da Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva. O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto integra um projeto internacional, composto por 33 países, que visa perceber o impacto das medidas impostas pela Covid-19 na saúde sexual e reprodutiva da população.

17h54 - Hotel em Madrid recebe sem-abrigo infetados. A comunidade de Madrid reabriu, na quarta-feira, um hotel onde podem ser acomodados até 120 sem-abrigo, com sintomas leves do novo coronavírus e que não têm acesso a recursos para se isolarem, reporta o El País.

17h49 - Testes aos utentes de lares e aos bombeiros de Sernancelhe deram negativo. A Proteção Civil Municipal de Sernancelhe, no norte do distrito de Viseu, anunciou hoje que os testes para deteção da Covid-19 realizados aos utentes dos lares e aos bombeiros voluntários tiveram resultado negativo.

17h47 - Sobe para 10 número de infetados de foco em Portalegre. Os casos de Covid-19 no concelho de Portalegre devido a um foco relacionado com um funcionário de um restaurante, entretanto encerrado, subiram para 10, estando cerca de 70 pessoas em vigilância ativa, revelou hoje a presidente da câmara.

17h44 - Atualização em Moçambique. O Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) anunciou hoje mais três mortes por infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 31 mortos.

As autoridades de saúde reportaram também hoje 68 novas infeções, 50 das quais na cidade de Maputo, e anunciaram 94 pessoas totalmente recuperadas.

17h37 - OMS relativiza suspensão de testes de vacina da farmacêutica AstraZeneca. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relativizou hoje o anúncio da suspensão de testes da vacina para a Covid-19 em desenvolvimento pela companhia farmacêutica AstraZeneca, na sequência de uma reação adversa num participante do estudo.

17h05 - Portugal de novo excluído de corredor aéreo do Reino Unido. O Reino Unido retirou, esta quinta-feira, Portugal Continental do corredor aéreo, permanecendo apenas os Açores e a Madeira como destinos seguros.

A decisão surge depois de na passada semana, o país britânico estar dividido sobre impor ou não quarentena aos passageiros que chegam de Portugal, tendo a Escócia e o País de Gales optado pela quarentena obrigatória, mas não Inglaterra, que agora optou pela mesma medida de prevenção, por considerar que o risco de infeção pelo novo coronavírus aumentou.

17h02 - Associação de Bares do Porto solicitou reunião urgente. A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto alertou hoje para uma situação insustentável no setor, tendo solicitado ao Governo uma reunião urgente, depois de a Direção-geral da Saúde ter afirmado não existir qualquer previsão para a abertura das discotecas.

16h56 - "Linha vermelha é o comportamento que todos temos de ter a cada momento". O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a linha vermelha em relação à pandemia é o comportamento das pessoas em todos os momentos uma vez "cada um" é que controla a evolução da doença.

16h47 - Durante a reunião do conselho do programa ACT Accelerator, criado pela OMS em maio para financiar investigações sobre ferramentas médicas contra a pandemia, em que participaram também o diretor-geral da OMSTedros Adhanom Ghebreyesus, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a frase mais repetida foi "ninguém estará a salvo até que todos estejamos", aludindo a que, se a pandemia não for interrompida nos países em desenvolvimento, poderá retornar aos desenvolvidos, mesmo quando houver vacinas e melhores terapias.

16h37 - Contágios alcançam novos máximos no centro e sudeste da Europa. Os casos de contágio de Covid-19 continuam a aumentar no centro e sudeste da Europa, com níveis nos últimos dias semelhantes aos de março, informaram hoje as autoridades locais.

16h35 - Cinco novos casos nos Açores. A região autónoma registou, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de Covid-19, diz a autoridade de saúde regional, que indica estar "em curso a investigação epidemiológica para identificação" de uma cadeia de transmissão local.

16h32 - Atualização no Reino Unido. Desde o início da pandemia, 358.138 pessoas testaram positivo à Covid-19, sendo que 2.919 contágios ocorreram nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de vítimas mortais, há registo de 14 no último dia, elevando o total acumulado para 41.608.

16h17 - Atualização em Itália. O país registou 1.597 novos casos e 10 mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 283.180 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 35.587  morreram.

16h00 - OMS precisa de cerca de 30 mil milhões de euros para combater coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) precisa de 35.000 milhões de dólares (29.300 milhões de euros) para os seus programas de desenvolvimento e distribuição de vacinas, tratamentos e diagnósticos contra a Covid-19, alertou hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres.

15h58 - Portugal com aumento sustentado de casos mas estável nos internamentos. O primeiro-ministro salientou hoje que Portugal tem registado um "crescimento sustentado" do número de casos de Covid-19, mas adiantou que se verifica também estabilidade em indicadores referentes a cidadãos internados, doentes graves em cuidados intensivos ou óbitos.

15h49 - Estudo feito em Portugal confirma que anticorpos duram até cinco meses. Um estudo feito em Portugal, mas ainda não revisto por pares, confirmou que anticorpos contra o coronavírus da Covid-19 permanecem no corpo até cinco meses após a infeção, disse hoje à Lusa o imunologista Marc Veldhoen, coordenador do trabalho.

15h36 - Costa anuncia "aumento significativo" da capacidade de testagem no país. O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal vai aumentar de forma "significativa" a sua capacidade de testagem, tanto no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como no privado, considerando decisivo que se responda rápido a casos suspeitos de Covid-19.

15h35- Que medidas entram em vigorpartir de terça-feira?

15h20 - AstraZeneca admite ainda ser possível ter vacina este ano. O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca adimitiu hoje ainda ser possível ter uma vacina contra a Covid-19 este ano, apesar da suspensão dos ensaios do seu projeto desenvolvido com a Universidade de Oxford.

15h15 - Metade de casos graves e mortes em África são doentes crónicos. Doentes crónicos com hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e asma representam mais de metade dos casos graves e mortes por Covid-19 em vários países africanos, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

15h10 - Atualização em Portugal. O país regista mais três mortos e 585 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde revela que, em termos acumulados, foram registados até hoje 1.852 óbitos e 62.126 infetados

Quanto ao número de recuperados, há hoje mais 157, num total de 43.411. 

Boa tarde. Pode acompanhar neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório