Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Conhecidas novas medidas. "Aumento constante de novos casos"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Conhecidas novas medidas. "Aumento constante de novos casos"
Notícias ao Minuto

08:15 - 10/09/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal soma, atualmente, 1.852 vítimas mortais e 62.126 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados mais três mortos e 585 infetados, menos 65 contágios do que ontem - dia em que se verificou o número mais elevado de casos diários desde 20 de abril (646 infetados).

Com vista a travar o aumento de casos, o Conselho de Ministros reúne-se, esta quinta-feira, e em discussão vão estar medidas a implementar a partir terça-feira, data em que o país entra em situação de contingência devido à pandemia da Covid-19, conforme já anunciado pelo Governo.

Entretanto, um surto no navio cruzeiro da empresa CroisiEurope que opera no rio Douro está a preocupar autoridades com um quinto tripulante infetado com a Covid-19 a elevar, ontem, para sete o número de positivos a bordo. A Associação das Atividades Marítimo-Turísticas do Douro (AAMTD) já garantiu que as medidas de prevenção para evitar a propagação da Covid-19 foram implementadas "ao longo de todo o cruzeiro" no navio.

Lá fora, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado do mundo pela pandemia, contando nas últimas 24 horas, com 1.170 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 33.205 infetados. A situação epidemiológica na Índia também se agrava a cada dia que passa, com consecutivos recordes de casos diários esta semana. Só esta quarta-feira, a Índia registou 95.735 casos, um novo máximo diário, além de 1.172 mortos. Já o Brasil, depois de três dias consecutivos a registar menos de 15 mil casos por dia, reportou, ontem, 35.816 infetados, mais do dobro do registado na véspera (14.279).

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h00 - Este registo terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos, desta quinta-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E não se esqueça: Caso tenha sintomas ligue para a Linha SNS24. 

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

14h58 - Os recintos desportivos vão continuar sem público, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, que alertou para a diferença de comportamentos das pessoas nos diferentes eventos.

14h55 - A maioria dos destinos em todo o mundo (53%) já começaram a aliviar as restrições das viagens introduzidas em resposta à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a Organização Mundial de Turismo (OMT). Na sétima edição do relatório da OMT 'Covid-19 Related Travel Restrictions: A Global Review for Tourism', hoje divulgada, a organização confirma a tendência contínua e constante para uma retomada gradual do turismo, embora sublinhe que "muitos permaneçam cautelosos".

14h52 - O Governo decidiu, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, aplicar o desfasamento de horários de entrada e saída nos locais de trabalho nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, de modo a evitar ajuntamentos. A medida aplica-se às Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, que "merecem especial atenção", sendo que prevê que as empresas apliquem "horário em espelho", de forma a "reduzir ao máximo os movimentos pendulares". 

14h49 - Portugal contabiliza, esta quinta-feira, mais três vítimas mortais e mais 585 novos casos de Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde revela que, em termos acumulados, foram registados até hoje 1.852 óbitos e 62.126 infetados

14h29 - O Governo anunciou hoje a criação de brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos de Covid-19 em lares de idosos. Segundo o Governo, estas brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos em lares envolvem médicos e enfermeiros.

14h16 - Os ajuntamentos em Portugal passam a estar limitados a 10 pessoas a partir de 15 de setembro, foi hoje decidido pelo Governo no âmbito das novas medidas para conter o aumento de casos de Covid-19. O consumo de bebidas alcoólicas na via pública vai continuar a ser proibido. Conheça todas as medidas anunciadas esta tarde pelo primeiro-ministro aqui. 

14h13 - Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro admitiu que "temos vindo a verificar um aumento constante de novos casos desde o fim da fase de confinamento. Sempre dissemos que, eliminando o desconfinamento, seria provável que isso viesse a acontecer".

Olhando em concreto para o indicador de risco de transmissibilidade, "nunca nos afastamos significativamente do 1. Contudo, é muito claro que, se fizermos um foco sobre as últimas semanas, desde início de agosto, tem havido crescimento sustentado de novos casos".

14h10 - O concelho de Arouca contabiliza, esta quinta-feira, um total de 272 casos de Covid-19, sendo que ontem esse número se cifrava nos 266. Já quanto aos casos ativos da doença, de acordo com a Câmara Municipal de Arouca, são hoje 200. 

14h06 - De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias APF, já morreram pelo menos 904.534 pessoas e 27.915.770 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de Covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

13h47 - Já começou a conferência de imprensa após a reunião de Conselho de Ministros, na qual foram aprovadas as medidas que vão entrar em vigor a partir de 15 de setembro, data em que Portugal Continental passa a situação de contigência. António Costa já está a falar ao país. Acompanhe aqui: 

13h32 - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, na quarta-feira, subvenções no valor de cerca de 23 milhões de euros para impulsionar os esforços da União Africana (UA) na luta contra a pandemia de Covid-19 no continente.

13h12 - A primeira eliminatória da Taça da Alemanha em futebol, a disputar no fim de semana e sem encontros entre equipas da liga principal, marca o regresso muito controlado dos adeptos aos estádios, após meses de jogos à porta fechada.

12h44 - Os países da União Europeia (UE) deverão perder, este ano, 164 mil milhões de euros em receitas não cobradas do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) face às esperadas, um aumento devido à Covid-19, estima a Comissão Europeia.

12h35 - O julgamento em Londres sobre a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, do Reino Unido para os Estados Unidos foi hoje suspenso porque um dos advogados apresentou sintomas de Covid-19.

Notícias ao MinutoApoiantes de Julian Assange protestaram, ontem, à porta do Tribunal Central Criminal de Londres. © Reuters

12h24 - A PSP registou 308 contraordenações em agosto por violação das regras de contenção da Covid-19, sendo o consumo de bebidas alcoólicas na via pública responsável por cerca de metade das multas, indicou hoje aquela força de segurança.

12h20 - África vai lançar uma rede de 12 laboratórios para acelerar a sequenciação do genoma do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, anunciaram hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o África CDC.

12h11 - Foram criadas, no âmbito do combate à Covid-19, equipas multidisciplinares e na Área Metropolitana de Lisboa estas contactaram com um total de 11.561 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal, entre 30 de junho e 8 de setembro. Para além de entrarem em contacto com pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento, estes profissionais visitam também estabelecimentos comerciais. 

11h41 - Testes à vacina da AstraZeneca/Oxford já tinham sido suspensos em julho. A paragem anterior deveu-se ao facto de um dos voluntários ter sido diagnosticado com esclerose múltipla, mas concluiu-se que a doença não estava relacionada com a vacina.

11h36 - Nas últimas quatro semanas, África registou um decréscimo médio de 10% nos novos casos de Covid-19, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades, que se mantêm, no entanto, cautelosas quanto ao fim da primeira vaga da pandemia no continente.

11h10 - Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver uma ferramenta de rastreio precoce para detetar o vírus SARS-CoV-2 que provoca a Covid-19 em pacientes sintomáticos.

"O sistema 'Sensecor' apoiará a tomada de decisão clínica rápida, minimizando o recurso a testes de diagnóstico moleculares dispendiosos, a sobrecarga de recursos humanos especializados e de profissionais da saúde, o que contribuirá para a contenção do contágio e mitigação do alastramento da pandemia", refere uma nota de imprensa da Universidade de Aveiro (UA).

11h03 - Um bebé de seis meses morreu hoje vítima de Covid-19 em Gaza, que registou 195 novas infeções por coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde de contágios apesar do confinamento do território há mais de duas semanas

10h47 - A Escócia lançou uma app (Protect Scotland) que permite rastrear as redes de contágio do novo coronavírus. Sobre a app - que funciona da mesma forma que a app lançada em Portugal (SAway Covid) -, o Governo escocês sublinhou que esta plataforma digital é "mais uma ferramenta para lutar contra a Covid-19". Através das redes sociais, a primeiro-ministro escocesa já apelou à população que descarregue a app. 

10h23 - Os idosos e as pessoas com necessidades especiais estão entre os grupos vulneráveis mais afetados pelo impacto da Covid-19 em Moçambique, segundo um levantamento divulgado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

10h07 - Fonte do Governo revelou ao Observador, esta manhã, que as medidas que vão ser aprovadas hoje em Concelho de Ministros, a propósito da passagem do país para a situação de contingência na próxima semana, não serão muito diferentes do já se passa em Lisboa. De acordo com o jornal digital, a utilização de máscaras na via pública ou em espaços ao ar livre não será obrigatória. A maior preocupação do Executivo é diluir as aglomerações de pessoas nas horas de ponta, sobretudo nos transportes públicos e, por isso, haverá uma solução legislativa para evitar estes ajuntamentos.

Quanto aos serviços, a mesma fonte adiantou ao Observador, à excepção dos supermercados e hipermercados que encerrarão às 22h00, todos os restantes estabelecimentos comerciais passarão a fechar portas às 20h00, hora limite para a venda de bebidas alcoólicas nos supermercados ou pontos de combustível. Os restaurantes deverão poder encerrar à meia-noite. Os ajuntamentos com mais de dez pessoas serão proibidos em todos o Continente. 

9h56 - Feira do Cavalo da Golegã foi cancelada devido à Covid-19. A notícia foi avançada, ontem à noite, pela organização do evento, nas redes sociais. A XLV Feira Nacional do Cavalo estava marcada para os dias 6 a 15 de novembro

9h43 - África registou 201 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.902, em 1.321.736 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

9h35 - A França vai prolongar até ao próximo verão o programa de "desemprego parcial", em que os trabalhadores recebem até 84% do antigo salário através do erário público, disse hoje a ministra do Trabalho, Élisabeth Borne. "Confirmo que vamos manter o nível de apoio que limita os gastos do empregador a 15% [...] até ao próximo verão", disse a governante à cadeia de televisão BFM TV sobre o esquema aprovado para enfrentar.

9h00 - A expedição de uma eventual vacina contra a Covid-19 pelo mundo inteiro será "o maior desafio no setor dos transportes de sempre", garantiu hoje a International Air Transport Association (IATA), citada pelo The Guardian. Segundo a associação, vai ser necessário o equivalente a cerca de oito mil Boeings 747s para realizar a distribuição do tratamento. 

8h52 - O presidente do Napoli, Aurelio de Laurentiis, foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus. O caso foi detetado na mais recente bateria de testes realizada à estrutura do histórico emblema italiano, na quarta-feira, sendo, para já, desconhecidas as implicações que a Covid-19 teve no estado de saúde do dirigente.

8h47 - Novo estudo confirma: Coronavírus invade as células cerebrais. O patógeno atinge principalmente os pulmões, mas também os rins, o fígado, os vasos sanguíneos e o cérebro. Conheça o estudo aqui

8h39 - O Programa Máscaras Acessíveis da Câmara Municipal de Cascais "está prestes a entrar a entrar numa nova fase". Numa nota divulgada nas redes sociais, o presidente do município, Carlos Carreiras, revela que vai haver uma "nova redução de valor mínimo por máscara, que reverte a favor das várias instituições". 

8h22 - II Liga regressa seis meses depois e com uma mulher na equipa de arbitragem. O jogo entre Estoril Praia e Arouca está agendado para as 20h00 e vai abrir a primeira jornada da prova, que vai decorrer até segunda-feira, num dia que fica marcado ainda pela estreia de uma mulher árbitro em jogos das ligas profissionais. A árbitro Vanessa Gomes vai assim estrear-se em jogos profissionais, sendo assistente do árbitro João Malheiro Pinto.

7h55 - Quase 111.000 venezuelanos regressaram ao seu país, desde o passado mês de março, devido à pandemia, através de corredores humanitários desde a Colômbia e do Brasil, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

7h46 - O desprezo pela natureza coloca em risco a saúde da população mundial, sendo a pandemia de Covid-19 um exemplo da rutura provocada pelo Homem no ambiente, defende o diretor-geral da WWF, num relatório que a organização internacional hoje divulga.

7h41 - A China atingiu hoje 25 dias consecutivos sem registar infeções locais de Covid-19, já que os sete casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

7h35 - O país passará ter oferta plena nos transportes públicos para fazer face ao aumento da procura devido à reabertura das escolas, "mesmo sabendo que a procura vai ser inferior a esses 100%", anunciou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, no 'podcast' do PS 'Política com Palavra'.

Matos Fernandes defendeu ainda que "não há nenhuma razão para se achar que o transporte coletivo (...) tem um qualquer potencial de transmissão" da Covid-19, recordando que "todos eles são desinfetados".

7h21 - A maioria das empresas (80%) diz que não vai cortar salários este ano devido ao impacto da pandemia, mas quase um quinto (19%) admite reduzir o número de trabalhadores, revela o estudo 'Total Compensation' hoje divulgado pela Mercer.

7h14 - A Comissão Permanente da Assembleia da República vai debater hoje os surtos de Covid-19 nos lares de idosos e a abertura do ano letivo, tendo também um período dedicado a declarações políticas. 

7h00 - O professor universitário Adriano Moreira alertou hoje para os riscos de uma aposta na guerra após a pandemia de Covid-19, tal como aconteceu com a guerra dos 100 anos, que se seguiu à peste negra, na Idade Média. "Tal como aconteceu com a peste negra na Idade Média, é melhor não voltar a apostar na guerra", disse, numa alusão à guerra dos 100 anos (1337-1453, entre a França e a Inglaterra), que se sucedeu à mais devastadora pandemia na história da humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório