Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Oferta plena" nos transportes públicos com a reabertura das escolas

O país passará ter oferta plena nos transportes públicos para fazer face ao aumento da procura devido à reabertura das escolas, "mesmo sabendo que a procura vai ser inferior a esses 100%", anunciou hoje o governo.

"Oferta plena" nos transportes públicos com a reabertura das escolas
Notícias ao Minuto

07:14 - 10/09/20 por Lusa

Economia Matos Fernandes

"Vamos ter oferta plena [nos transportes públicos, a partir da reabertura das escolas] (...) mesmo sabendo que a procura vai ser inferior a esses 100%", afirmou o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, no 'podcast' do PS 'Política com Palavra'.

De acordo com o governante, o metro do Porto regista atualmente 61% da procura relativamente ao mesmo período do ano passado, enquanto que em Lisboa a procura está nos 51%.

Matos Fernandes defendeu que "não há nenhuma razão para se achar que o transporte coletivo (...) tem um qualquer potencial de transmissão" da covid-19, recordando que "todos eles são desinfetados".

E acrescentou: "Eu fico sempre muito triste quando jornais 'online' (...) dão os tristes números dos contágios e das mortes do dia com uma fotografia dos transportes públicos. Podiam fazer, por exemplo, com uma fotografia de uma redação do jornal. Mas não. É sempre o Metro de Lisboa, a CP, o Metro do Porto. Isto não ajuda nada e não faz sentido".

O ministro admitiu que a mobilidade no espaço urbano ou metropolitano não se faz sem o uso do transporte individual, mas salientou que esse transporte próprio pode não ter quatro rodas.

"O que é absolutamente fundamental é que esse transporte individual tente não ter quatro rodas e tente só ter duas, que tendo quatro rodas seja elétrico e que tendo quatro rodas e sendo elétrico não tenha necessariamente de ser meu", considerou.

No final de julho, o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa (AML) já tinha anunciado que a oferta de transportes públicos seria reposta a 100% a partir de setembro na AML.

Em 17 de agosto, a Câmara do Porto anunciou também que oito carreiras de autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) consideradas de "maior procura" serão reforçadas no final de setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório