Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Cenário é de grande incerteza"; 35.816 novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Cenário é de grande incerteza"; 35.816 novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:32 - 09/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três vítimas mortais e 646 infetados pelo novo coronavírus, o número mais elevado de casos diários registado desde 20 de abril. Desde o início da pandemia, há registo de 1.849 vítimas mortais e 61.541 casos confirmados.

Face ao aumento de casos, a diretora-geral da Saúde referiu, durante a conferência de imprensa da DGS, que "só 12% do total de 646 novos infetados têm acima de 70 anos". O que é um "indicador positivo em relação à sua potencial gravidade", assegurou.

Esta quarta-feira, a AstraZeneza suspendeu os testes da fase final da vacina, que está a ser desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford,  após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

Questionado sobre esta notícia, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, clarificou que é um procedimento normal. "Estamos perante uma situação normal de funcionamento do sistema”, vincou, reiterando que assim é que são garantidos os padrões de "qualidade, segurança e eficácia". 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Mantenha-se em segurança e cumpra as regras de segurança.

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Pode consultar a informação da Direção-Geral da Saúde aqui.

23h45 - Atualização mundial. A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou mais de 900.000 pessoas em todo o mundo, de acordo com um balanço feito hoje às 22h30 (hora de Lisboa) pela agência francesa AFP a partir de fontes oficiais.

23h35 - IRS em agosto aumentou 7%, mas "cenário é de grande incerteza". O ministro de Estado e das Finanças revelou que a receita de IRS subiu pela primeira vez no mês de agosto, face ao ano anterior, mas alertou que as perspetivas de futuro são revestidas de grande incerteza, por causa da evolução da pandemia

Ainda que tenha falado num "aumento de 7% face ao ano anterior", em termos globais, o governante detalhou que "corrigindo efeitos que não são comparáveis", ou seja, retirando da equação a recuperação esperada depois de se sair de um estado de emergência, "o IRS, pela primeira vez, em agosto, aumentou face ao ano anterior em 1%".

Sobre a taxa de desemprego, indicou que ficará "perto dos 9%, 10%".

23h30 - Associação garante que foram tomadas as medidas de prevenção em cruzeiro. A Associação das Atividades Marítimo-Turísticas do Douro (AAMTD) garantiu hoje que as medidas de prevenção para evitar a propagação da Covid-19 foram implementadas "ao longo de todo o cruzeiro" no navio que conta com sete infetados.

23h28 - Médico detido na Venezuela por vender medicamentos a infetados. As autoridades venezuelanas detiveram, na cidade de Valência (centro o país) um médico que comercializava medicamentos que o Estado distribuía gratuitamente para serem usados em doentes infetados com o novo coronavírus.

23h21 - Trump admite ter "minimizado" gravidade do vírus para "evitar o pânico". Semanas antes do primeiro caso confirmado de Covid-19 nos Estados Unidos, Donald Trump admitiu saber que o vírus era perigoso, transmissível através do ar, altamente contagioso e talvez cinco vezes "mais mortal do que a gripe". Estas admissões foram feitas pelo presidente norte-americano ao jornalista Bob Woodward, em fevereiro, e contrastam com a forma como tem lidado publicamente com a pandemia.

23h12 - Atualização no Brasil. Depois de três dias consecutivos a registar menos de 15 mil casos por dia, o Brasil reportou, esta quarta-feira, 35.816 infetados. Este número é mais do dobro do que o registado ontem (14.279). Em termos de óbitos, foram reportados 1.075 (mais do dobro de ontem, em que foram 504).

Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de  4.197.889 casos confirmados e  128.539 vítimas mortais.

22h20 - mara de Sintra pede "acrescento" à urgência do hospital e mais camas no concelho. O presidente da Câmara de Sintra defendeu hoje a necessidade de instalar um equipamento que sirva como "acrescento" ao serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, "uma vez que se aproxima uma época difícil" em termos de pandemia.

21h09 - Governo brasileiro prevê menor retração económica do que o esperado. O ministro da Economia brasileiro disse hoje que a retração económica esperada para este ano no país será muito inferior à inicialmente prevista, devido à rápida reativação de atividades que haviam sido paralisadas para travar a Covid-19.

20h42 - Vacina sintética com bons resultados será testada no BrasilUma vacina sintética contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Covaxx, com bons resultados iniciais, será testada em cerca de 3.000 voluntários no Brasil, anunciou hoje a empresa brasileira de diagnósticos Dasa, que vai gerir os testes no país.

20h20 - Atualização em Angola. A ministra angolana da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais 59 casos de Covid-19 e dois óbitos devido à doença que contabiliza já quase 3.100 infetados em Angola.

20h01 - Mais de 500 mil crianças nos EUA foram diagnosticadas com o novo coronavírus. De 20 de agosto a 3 de setembro, foram relatadas mais de 70 mil infeções entre os mais novos, reportou a Academia Americana de Pediatria, citada pela Sky News. Com essa atualização, o total, desde o início da pandemia, sobe para 513.415, sendo que pelo menos 103 crianças morreram da doença.

19h59 - Testes na comunidade em Estremoz com resultado negativo. Os 37 testes à Covid-19 realizados na comunidade da freguesia de Veiros, concelho de Estremoz, distrito de Évora, na terça-feira, tiveram resultado negativo, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Francisco Ramos.

19h52 - Mais de 2.100 estudantes da Universidade do Tennessee em quarentena. "Temos 2.112 pessoas em quarentena ou isolamento. Destes, 1.939 são estudantes", referiu a universidade.

Na segunda-feira, foi divulgado que existiam 600 casos ativos de infeção pela Covid-19 na instituição (592 estudantes e oito funcionários), reporta a CNN.

19h46 - Restaurantes em Nova Iorque podem retomar, mas com condições. Os restaurantes de Nova Iorque vão poder retomar o serviço de refeições no interior com 25% da capacidade, a partir do dia 30 de setembro, anunciou hoje Andrew Cuomo

Contudo, há algumas restrições, que incluem a medição da temperatura à entrada e o fornecimento de informações de contacto para rastreamento, reporta a Reuters.

19h29 - #EstudoEmCasa regressa no próximo ano letivo. As aulas do programa #EstudoEmCasa da RTP Memória vão regressar no próximo ano letivo e passam a incluir o ensino secundário, mas apenas na plataforma 'online', foi hoje anunciado.

No primeiro mês do ano letivo, já a partir de dia 14 de setembro, os alunos vão poder voltar a assistir a aulas transmitidas durante o 3.º período, para acompanhar o trabalho de consolidação de aprendizagens que será feito nas escolas. As aulas novas começam em 19 de outubro.

19h09 - Consultor da Casa Branca acredita em vacina no início de 2021. O principal consultor da Casa Branca para a pandemia de Covid-19, Anthony Faucidisse hoje que mantém a sua projeção de que uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta no início de 2021.

Relativamente à suspensão dos testes da fase final da vacina que está a ser desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, Anthony Fauci referiu que é comum os estudos de vacinas no estágio final serem suspensos, por causa de efeitos colaterais, e que esta [suspensão] tem de ser entendida como "uma válvula de segurança em ensaios clínicos como este".

19h07 - Atualização na Madeira. A região autónoma regista hoje três novos casos importados de Covid-19, tendo 44 doentes em situação ativa, perfazendo um total cumulativo de 177 infetados, informou o Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).

18h58 - Atualização em França. O país registou 8.577 novos casos de contágio pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas e 30 mortes devido à doença que este provoca, a Covid-19, revelaram hoje as autoridades francesas.

O número total de casos confirmados no país é agora de 344.101 e o de óbitos de 30.794.

18h49 -  Papa Francisco aparece de máscara pela primeira vez em público. O Papa Francisco apareceu hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, de máscara de proteção em público, enquanto se deslocava para uma audiência geral.

18h35 - Loures exige ao Governo a contratação de mais assistentes operacionais. A Câmara Municipal de Loures aprovou hoje uma moção que exige ao Governo a publicação urgente da portaria que permite a contratação de mais assistentes operacionais para as escolas, para fazer face às exigências de prevenção da Covid-19.

18h09 - "Retoma não é relaxamento". António Costa falou hoje aos jornalistas a partir da Capital do Móvel, no Porto, onde elogiou as empresas presentes pela sua capacidade de retoma, mas alertando para os cuidados que ainda precisam de ser mantidos, a bem da saúde pública.

"Temos que manter esta pandemia controlada e isso exige uma enorme disciplina de todos nós”, disse o primeiro-ministro. António Costa sublinhou que o país, as famílias, as empresas "não suportam voltar a passar por uma situação de confinamento".

O vírus não anda sozinho, sublinhou, lembrando que é cada uma das pessoas que potencialmente o leva aos outros.

18h06 - Atualização em Espanha. O país espanhol notificou, esta quarta-feira, 8.866 novos casos, sendo que 4.410 foram registados nas últimas 24 horas.

O país contabiliza 543.379 casos confirmados e 29.628 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

17h47 - Presidente venezuelano propõe que vacina russa seja administrada a candidatos às eleições legislativas. Nicolas Maduro referiu que chegam este mês dois lotes da vacina russa e propôs que esta fosse administrada aos candidatos às eleições legislativas em dezembro, para que façam uma campanha "com toda a segurança", reporta a Reuters.

17h45 - DGS revê normas para lares e estruturas para crianças. A Direção-Geral da Saúde está a rever as normas de prevenção e combate ao novo coronavirus a aplicar nos lares e nas estruturas de acolhimento de crianças, foi hoje anunciado na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia.

17h41 - Penacova com 10 infeções prevê aumento de contágios. A Câmara de Penacova previu hoje um aumento das infeções por Covid-19 ainda esta semana no concelho, após terem sido confirmados 10 casos de contágio nas últimas 24 horas.

17h36 - Portugal apoia Moçambique com 250 mil euros. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou hoje um apoio de 250 mil euros para o combate à pandemia de Covid-19 na província de Nampula, norte de Moçambique.

17h34 - Boris Johnson quer milhões de testes diários num "futuro próximo" no Reino Unido. O país quer, num "futuro próximo", processar milhões de testes à Covid-19 por dia para permitir o funcionamento normal dos locais de trabalho, espetáculos e eventos desportivos e reduzir o período de quarentena, afirmou o primeiro-ministro britânico.  

17h14 - Boris Jonhson comentou hoje a proibição de encontros sociais com mais de seis pessoas em Inglaterra, que entra em vigor a partir de segunda-feira. "A proibição será estipulada por lei e será aplicada pela polícia. Quem a infringir, corre o risco de ser dispersado, multado e, possivelmente, detido", referiu, citado pela Sky News.

A proibição aplica-se a reuniões em espaços interiores e exteriores, incluindo residências particulares, parques, pubs e restaurantes.

16h58 - Infarmed sem data previsível para chegada de vacina. O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) disse hoje que a chegada de uma vacina contra a Covid-19 depende da evolução da investigação sobre a sua qualidade, segurança e eficácia, não adiantando por isso qualquer data.

16h51 - Regresso do público aos estádios? Não vai ocorrer "nos próximos tempos". O regresso do público aos estádios de futebol não vai ocorrer nos "próximos tempos", afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, explicando que as escolas vão reabrir em breve e que é necessário ser "prudente e faseado".

16h49 - Atualização no Reino Unido. O Reino Unido registou 2.659 novos casos de infeção por Covid-19 e mais oito mortes nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais do ministério da Saúde britânico.

16h48 - Lar em Vimioso com um caso positivo. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vimioso (SCMV) disse hoje que há o registo, nas últimas horas, de "um caso positivo" para Covid-19 no lar idosos daquela vila do distrito de Bragança.

16h46 - Número de profissionais de saúde portugueses infetados abaixo da média mundial. O número de profissionais de saúde portugueses infetados por SARS-CoV-2 ronda os 7,5%, uma cifra abaixo da média mundial de 10% estimada pela Organização Mundial de Saúde, disse hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

16h43 - É necessário "esforço duplicado" para cumprir descarbonização. O ministro do Mar sublinhou hoje, no parlamento, que a pandemia de Covid-19 atingiu todos "de uma forma muito forte", sendo necessário "um esforço duplicado" para cumprir as políticas ambientais e de descarbonização.

16h42 - Surto com origem em restaurante soma nove infetados em Portalegre.O concelho de Portalegre regista nove casos de pessoas infetadas com Covid-19, estando a origem do surto relacionada com um funcionário de um restaurante, entretanto encerrado, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

16h32 - Atualização em Itália. O país registou 1.434 casos e 14 mortes nas últimas 24 horas. O número total de casos confirmados, desde o início da pandemia, subiu para 281.583 e o de vítimas mortais para 35.577.

16h13 - Estudo serológico já tem quase metade dos 12 mil voluntários. Mais de cinco mil voluntários inscreveram-se na terça-feira no sítio da Internet onde é feito o registo para o painel serológico nacional Covid-19, ficando preenchidas quase 45% das amostras no primeiro dia de funcionamento, foi hoje anunciado.

15h52 - Sobe para sete o número de casos em cruzeiro no Douro.  Em declarações à SIC Notícias, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Paiva, onde se encontra a embarcação, referiu que "há 5 tripulantes infetados e dois passageiros".

De acordo com o presidente, os dois passageiros, de nacionalidade francesa, estão "numa unidade de saúde", sendo que os cinco tripulantes se encontram na embarcação. Questionado sobre quando será conhecido o resultado dos restantes testes feitos, o autarca presume que será "em breve".

15h45 - Aldeia de Moura regista cadeia de transmissão. Uma cadeia de transmissão do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 infetou seis pessoas e levou a autoridade de saúde a testar funcionários e utentes de um centro de dia na aldeia de Safara, concelho de Moura.

15h30 - 23 lares com surtos ativos. Durante a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, desta quarta-feira, Graça Freitas revelou que, neste momento existem 23 focos ativos do novo coronavírus em lares.

"É um numero que é muito menor do que já tivemos no passado, o que quer dizer que as medidas que têm vindo a ser tomadas estão a ter o seu efeito", apontou a diretora-geral da Saúde, garantindo ainda que, de qualquer forma, as autoridades de saúde vão estar especialmente atentas a estas situações. 

15h20 - Navio cruzeiro que opera no Douro com seis casos positivos. Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e quatro tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa CroisiEurope, testaram positivo à Covid-19, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Todos os passageiros e tripulantes da embarcação estão a ser testados. No total, de acordo com fonte da ARS-Norte, são 67 passageiros e 20 tripulantes.

15h15 - Atualização em Portugal. O país registou mais três mortos e 646 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, há registo de 1.849 vítimas mortais e 61.541 casos confirmados, desde o início da pandemia

Quanto ao número de recuperados, Portugal regista agora 43.284 pessoas dadas como curadas, mais 138 do que ontem. 

Boa tarde. Pode acompanhar neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório