Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Portugal regista número mais elevado de casos desde abril

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal regista número mais elevado de casos desde abril
Notícias ao Minuto

07:50 - 09/09/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes, Portugal contabilizou mais três mortos e 646 novos casos relacionados com a Covid-19. Desde o início da pandemia, o país registou 1.849 mortes e 61.541 casos de infeção.

Esta quarta-feira, a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford suspenderam os testes a uma potencial vacina contra a Covid-19. Já estava na fase final de testes, mas uma reação adversa num voluntário levou a que o processo fosse interrompido.

pandemia já provocou mais de 898 mil mortos e 27,6 milhões de infetados em 196 países e territórios de todo o mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h50 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h46 - comitiva da seleção bielorrussa de futebol de sub-21 registou seis casos confirmados de Covid-19, revelou hoje Graça Freitas, diretora-geral da Saúde. "Perante o aparecimento de três casos, a UEFA tomou a decisão de adiar o jogo e nós, na saúde, tomámos a decisão de testar todas as pessoas envolvidas com esta equipa da Bielorrússia", esclareceu.

15h43 - O Papa Francisco condenou hoje quem se quer apropriar de futuras vacinas contra a covid-19 e tentativas de aproveitamento político e económico da pandemia, apelando aos políticos e às sociedades para defenderem o bem comum. 

15h41 - Uma cadeia de transmissão do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 já infetou seis pessoas, em Moura, e levou a autoridade de saúde a testar funcionários e utentes de um centro de dia na aldeia de Safara.

15h33 - África registou 207 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.701, em 1.313.219 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 7.062 novos casos e houve mais 5.484 recuperados, para um total de 1.050.567.

15h14 - O governo alemão vai levantar no dia 30 de setembro a recomendação geral contra as viagens não essenciais a "zonas de risco" de contaminação por Covid-19 substituindo a medida por avisos específicos por países e regiões.  

14h52 - O primeiro-ministro britânico justificou hoje a proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas em Inglaterra com o desrespeito das regras de distanciamento social, que resultou num aumento significativo do número de infeções com covid-19 nas últimas semanas. 

14h37 - O Instituto Nacional de Saúde dos Países Baixos anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 1.140 casos de infeção por coronavírus, o número diário mais elevado desde abril. "Não está a correr bem", afirmou o ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge

14h33 - A conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira já começou. Pode acompanhar aqui. 

14h14 - Detetado mais um caso de Covid-19 na Real Sociedad. Já lá vão seis. O avançado hispano-brasileiro Willian José recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais para comunicar que contraiu uma infeção pelo novo coronavírus, detetada na mais recente bateria de exames realizada ao plantel e prometeu tudo fazer para "voltar o mais rápido possível".

14h11 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três vítimas mortais e 646 infetados pelo novo coronavírus. Este é o número mais elevado de contágios diários desde o dia 20 de abril. Segundo a atualização divulgada esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no total, o país soma agora 1.849 vítimas mortais e 61.541 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Quanto ao número de recuperados, Portugal regista agora 43.284 pessoas dadas como curadas, mais 138 do que ontem.

14h08 - O número infeções pelo novo coronavírus foi "amplamente subestimado" e cerca de 89% dos casos passaram despercebidos nos Estados Unidos entre o início da pandemia e 18 de abril, revela uma investigação hoje divulgada. Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700.000, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89% dos casos passaram despercebidos.

13h28 - O novo coronavírus já causou a morte de mais de 898 mil pessoas e infetou mais de 27,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 898.503 pessoas e 27.631.550 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

12h51 - "Acordámos com a má notícia da suspensão dos testes da vacina". António Costa reagiu, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil de Guimarães, à suspensão da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. Estas são as vacinas que Portugal vai receber.

12h45 - Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e quatro tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa CroisiEurope, testaram positivo à Covid-19, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

12h24 - Barcelona anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao final da manhã desta quarta-feira, que o jogador Samuel Umtiti já recebeu alta médica após ter sido dado como recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus. O internacional francês pode, assim, regressar aos treinos sob as ordens de Ronald Koeman, quase um mês depois.

12h19 - O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de Covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.

 

12h07 - Os pulmões danificados pelo novo coronavírus podem reparar-se em três meses? É o que dizem os resultados preliminares de um estudo apresentado no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia.

11h50 - Ajuntamentos de mais de seis pessoas vão ser ilegais em Inglaterra, a partir de segunda-feira, 14 de setembro, devido a uma subida nos novos casos de Covid-19. Deverá aplicar-se a situações de exterior ou no interior de habitações. No entanto, serão feitas algumas exceções - como escolas, emprego, casamentos, funerais e desportos de equipa - e as multas irão variar entre os 110 e os 3.540 euros. Os detalhes serão anunciados pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, numa conferência de imprensa na tarde desta quarta-feira.

11h44 - A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a Covid-19, sendo o sexto laboratório com que o executivo comunitário negoceia.

11h35 - A República Checa registou 1.164 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de casos diários desde o início da pandemia em março, informou hoje o Ministério da Saúde na sua página oficial na internet.

11h27 - No 2.º trimestre de 2020, os aeroportos nacionais movimentaram 434,0 mil passageiros, representando um decréscimo de 97,4% (-15,4% no 1º trimestre de 2020), resultado do impacto da pandemia de Covid-19 e das medidas restritivas adotadas ao nível do espaço aéreo.

11h04 - De Espanha, mais precisamente de Leganés, chega-nos a história de uma empregada que mandou cremar corpo da patroa que morreu de Covid-19 e ocupou a casa onde trabalhava. Segundo o El Mundo, as filhas da vítima de 75 anos não foram avisadas da morte e quando deram conta o corpo da mãe já tinha sido cremado.

11h02 - O calendário de lançamentos da Netflix foi inevitavelmente afetado pela pandemia e por regras sanitárias de prevenção com a empresa a ser obrigada a suspender grande parte das suas produções de séries originais. No entanto, de acordo com o co-CEO da Netflix, Reed Hastings, as produções começaram agora a ser retomadas em alguns territórios.

10h37 - As ações da AstraZeneca chegaram a cair quase 6%, esta quarta-feira, depois de a farmacêutica ter anunciado que suspendeu os testes da vacina contra o novo coronavírus, devido a uma reação adversa séria num participante do estudo.

10h23 - A Metro do Porto anunciou hoje um reforço de oferta e a aplicação de medidas adequadas à proteção da saúde pública a partir de 14 de setembro, data do início do ano letivo

10h16 - O Instituto Nacional de Toxicologia espanhol recebeu 26 pedidos de consulta por intoxicação por falso remédio "milagroso" que promete combater a Covid-19. A substância, à base de clorito de sódio, já é vendido na Internet há uma década e promete curar tudo - cancro, autismo, sida, hepatites, entre outros - passando agora também pela Covid-19. Já foi emitido um comunicado, esta semana, citado pelo ABC, a alertar para a "toxicidade do produto, composto em 28% por clorito de sódio, nocivo para a saúde".

9h48 - A República Checa vai impor o uso obrigatório de máscara no interior dos edifícios a partir desta quinta-feira. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Adam Vojtěch, que justificou a decisão com uma subida de novas infeções no país.

9h36 - Um passageiro que seguia a bordo de um avião da Allegiant Air foi expulso depois de, aparentemente, ter pedido a uma hospedeira de bordo para usar máscara de proteção. As imagens da situação que ocorreu no aeroporto de Punta Gorda, na Florida, rapidamente chegaram às redes sociais.

9h12 - Uma família norte-americana do estado da Florida tem como única fonte de rendimento a banca de limonada dos filhos como consequência da pandemia. O Independent conta a história de Erin Bailey, uma mãe solteira com quatro filhos pequenos, que ficou sem emprego em março e que não conseguiu procurar outro entretanto, pois, como as escolas estavam fechadas, não tinha com quem deixar os filhos. A banca de limonada das crianças tinha sido criada para terem o seu próprio dinheiro para as pequenas coisas, mas acabou se tornar o único 'salário' da família. 

8h29 - No desporto, a imprensa dá conta de que Rúben Semedo só estará a aguardar fazer teste à Covid-19 para rumar ao Benfica. Recorde-se que  o defesa-central do Olympiacos testou positivo a uma infeção pelo novo coronavírus, no passado dia 21 de agosto, e só poderá viajar Portugal quando testar negativo por duas vezes.

8h23 - Os testes em fase final da vacina de Oxford foram suspensos enquanto a empresa investiga se o caso está realmente relacionado com a vacina ou é mera coincidência. Perceba que o aconteceu com o voluntário aqui.

8h15 - Recorde alguns dos pontos importantes do dia de ontem:

  • Os números voltaram a subir em Arouca. Após não terem sido identificados quaisquer casos positivos ou mortes associadas à Covid-19 na segunda-feira, ontem registaram-se mais cinco infetados e uma vítima mortal no concelho. Há, atualmente, 193 casos ativos em Arouca e sete óbitos.

7h38 - A Alemanha registou esta quarta-feira que foram identificados 1.176 novos casos de infeção por coronavírus e morreram mais nove pessoas nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o país contabiliza nesta altura 253.474 casos de contágio e 9.338 óbitos

7h35 - A Índia registou 89.706 casos e 1.115 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, quando o Governo se prepara para reabrir parcialmente as escolas, depois de mais de cinco meses fechadas. De acordo com o Ministério da Saúde, o número total de casos da Índia chegou aos 4,37 milhões e o de mortes subiu para 73.890. É o segundo país com maior número de casos no mundo e o terceiro em mortes, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

7h32 - A América Latina e Caraíbas ultrapassaram na terça-feira as 300 mil mortes causadas pela Covid-19, de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse (AFP), com base em números oficiais. O destaque vai para o Peru, que ultrapassou os 30 mil óbitos no mesmo dia e regista a maior taxa de mortes do mundo em relação ao número de habitantes, com 93,28 mortes por 100 mil habitantes.

7h27 - O governador de Nova Iorque acusou na terça-feira o presidente dos Estados Unidos de "tentar ativamente matar Nova Iorque". Nomeadamente no que à Covid-19 diz respeito. Andrew Cuomo referiu que Donald Trump era o responsável por fazer de Nova Iorque o epicentro global da doença em março, com várias dezenas de milhares de mortos. "Donald Trump causou o surto de coronavírus em Nova Iorque, isso é um facto", atirou [ao minuto 33.50].

7h23 - A China atingiu hoje 24 dias consecutivos sem registar casos locais de Covid-19, já que os dois novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai e na província de Sichuan

Desde o início da pandemia, a China registou 85.146 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

7h16 - No Brasil, o governador do Distrito Federal brasileiro, que engloba a capital, Brasília, testou positivo para o novo coronavírus, informaram fontes oficiais na noite de terça-feira. Já no estado de São Paulo, foco da pandemia no país, foram reabertas na terça-feira as atividades presenciais nas escolas, mas a adesão foi pouca, com apenas 10% a 15% dos estudantes. 

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 4,1 milhões de casos e 127.464 óbitos), depois dos Estados Unidos.

7h09 - A Argentina registou 12.027 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando o meio milhão de casos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. O país, com 44 milhões de habitantes, contabilizou 500.034 casos do novo coronavírus desde o início da epidemia. No último dia, a Argentina registou ainda 278 mortes provocadas pela doença, elevando o total de óbitos para 10.405.

7h07 - Os Estados Unidos registaram 389 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 25.873 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o ínicio da pandemia, o país contabilizou 189.557 óbitos e 6.325.042 casos de Covid-19. São o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados.

7h03 - A farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes da fase final da vacina que está a desenvolver contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo. "Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia em comunicado.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de seguimento da evolução da pandemia no país e no mundo. Se quiser recordar o acompanhamento anterior pode clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório