Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Berlusconi fala em "doença infernal". Casos no Brasil descem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Berlusconi fala em "doença infernal". Casos no Brasil descem

Portugal contabilizou esta terça-feira mais três mortos e 388 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da DGS, desde o início da pandemia Portugal registou 1.846 mortes e 60.895 casos de infeção.

Ontem, recorde-se, retomaram-se as reuniões do Infarmed. Pode recordar aqui os pontos principais. Os epidemiologistas vincaram, porém, a necessidade de manter o distanciamento entre alunos, uma vez que a reabertura das escolas "tem uma grande propensão para originar uma segunda onda".

pandemia já provocou pelo menos 889.498 mortos e infetou mais de 27,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h20 Governo do Brasil diz que vacinação começará em janeiro de 2021. O ministro interino da Saúde brasileiro, Eduardo Pazuello, disse hoje que o país dará início à vacinação da população contra o novo coronavírus em janeiro do próximo ano.

23h18 Reino Unido vai proibir encontros sociais com mais de seis pessoas. A Inglaterra vai proibir os encontros sociais com mais de seis pessoas, tanto no interior como no exterior, a partir da próxima segunda-feira, tendo em conta o avanço preocupante das infeções por Covid-19 nos últimos dias.

23h05 Novos casos e óbitos descem no Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta terça-feira mais 504 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 127.464 óbitos desde o início da pandemia no país. Este balanço diário é mais alto do que o da véspera, quando foram reportadas 310 novas infeções (balanço mais baixo desde 4 de maio), mas mantém a tendência de descida a que se tem assistido desde início de setembro. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 14.279 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas.

22h55Berlusconi diz que está a lutar contra "doença infernal". O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 83 anos, que está desde quinta-feira hospitalizado com uma pneumonia bilateral causada pelo novo coronavírus, disse hoje que está a lutar contra a Covid-19, que classificou de "doença infernal".

22h09 Reunião de 460 mil 'motards' nos EUA pode ter criado 260 mil casos. Os 460 mil 'motards' que se reuniram em agosto no Dacota do Sul, de forma indiferente em relação à pandemia do novo coronavírus, originaram 260 mil novos casos de covid-19, estimaram cientistas, num estudo divulgado hoje. Este número faria desta reunião de 'motards', que se prolongou por dez dias, designada Sturgis Motorcycle Rally, o maior evento de propagação do coronavírus documentado até hoje nos EUA.

22h07 Funcionário do tribunal testa positivo à Covid. O Tribunal Judicial da Comarca dos Açores anunciou hoje que um funcionário da instituição acusou positivo num teste à Covid-19 e seis contactos próximos ficaram em isolamento domiciliário, aguardando resultados dos testes.

21h00 Angola atinge mais de 3.000 infetados com 52 novos casos e quatro mortes. Angola registou hoje 52 novas infeções de Covid-19 e quatro óbitos, todos angolanos do sexo masculino, com idades entre os 54 e 66 anos, somando o país 3.033 casos positivos e 124 mortes, informou o Ministério da Saúde.

20h59 SNS24 já recebeu 20 contactos de pessoas alertadas pela 'app' de rastreio. A linha SNS 24 já recebeu 20 chamadas de pessoas informadas através da aplicação de rastreio 'StayAway Covid' de terem estado em contacto com alguém infetado, segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

20h58 Austríacos recebem por engano cheque dos EUA para aliviar impacto. Dezenas de austríacos receberam, aparentemente devido a um erro administrativo, cheques do Governo dos Estados Unidos emitidos aos seus cidadãos para aliviar os efeitos da pandemia de Covid-19, relata hoje a emissora pública ORF.

20h56 Angola vai exigir testes à entrada e saída do território. Angola vai passar a exigir testes de despistagem à Covid-19 com base em biologia molecular (RT-PCR) à entrada e saída do território, anunciou o ministro dos Transportes, Ricardo Abreu.

19h36 Madeira regista mais um caso e total de infeções ativas sobe para 47. A Madeira registou hoje um caso de Covid-19, elevando para 47 o total de infeções ativas no arquipélago, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), indicando que foram também sinalizadas quatro situações suspeitas.

18h52 - Novos casos voltam a subir em França, com 6.544 notificados no último dia. Esta terça-feira, as autoridades sanitárias francesas reportam mais 39 mortes relacionadas com o novo coronavírus em meio hospitalar, elevando o número acumulado para 30.764 desde o início da pandemia. Foram também registadas mais 6.544 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas.

18h12 Espanha notifica 8.964 novos casos e 78 mortes associadas à Covid-19. Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 8.964, dos quais 3.168 foram notificados nas últimas 24 horas, fixando o número total em 535.513 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia no país. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 78 pessoas nas últimas 24 horas.

17h30Macron pede aos franceses mais vigilância na vida privada. O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje aos seus concidadãos para que sejam "mais vigilantes" na sua vida privada face à Covid-19 e respeitem os "gestos barreira".

17h15Empresas assinam acordo para garantir rigor na produção de vacinas. Nove empresas envolvidas na busca de vacinas contra a Covid-19 assinaram hoje um acordo para respeitarem o maior rigor científico, resposta implícita às preocupações nos EUA sobre eventuais pressões de Trump para uma autorização da vacina antes das eleições.

17h11 Excesso de visitas bloqueia site de estudo serológico em Portugal. O site do Painel Serológico Nacional do Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa, para que os portugueses possam inscrever-se no maior estudo serológico nacional da Covid-19, está bloqueado há várias horas devido aos milhares de visitas que recebeu.

17h07 Reino Unido com mais 30 mortes, novo máximo em quase um mês. O Reino Unido registou 2.420 novos casos de infeção por Covid-19 e mais 30 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais do ministério da Saúde britânico

16h32Itália com mais 1.370 novos casos e 92 mil testes feitos nas últimas 24h. As autoridades sanitárias italianas reportam esta terça-feira uma ligeira subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 1.370 novas infeções notificadas nas últimas 24 horas. Foram ainda notificados mais 10 óbitos referentes às últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 35.563.

15h43 Grécia impõe confinamento total em três campos de migrantes. O Governo grego decidiu impor, a partir de hoje e até 21 de setembro, um "confinamento sanitário total" em três campos de migrantes perto de Atenas, onde foram detetados, pela primeira vez, casos de Covid-19.

15h29Maioria dos brasileiros diz concordar com normas de segurança na pandemia. A grande maioria dos brasileiros (83%) concorda que respeitar os protocolos de segurança sanitária para a contenção da pandemia de Covid-19 é um dever, segundo uma sondagem do Ibope publicada hoje pelo jornal O Globo. Ainda assim, por causa do feriado que marca as comemorações da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, registaram-se grandes aglomerações de pessoas em várias cidades brasileiras.

15h23 Ciclista angaria dois mil euros para lar de Reguengos afetado por surto. Um ciclista angariou numa Volta a Portugal Solidária em Bicicleta dois mil euros para a fundação dona do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) afetado por um surto de Covid-19, que provocou 18 mortos, foi hoje divulgado.

15h19 Vinte infetados em lar de Arruda dos Vinhos. Dezoito utentes e dois funcionários do Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, encontram-se infetados pela Covid-19, confirmou hoje o delegado de saúde local, depois de o município ter informado a população do surto.

15h18 - Mais 60 hospitalizações nos últimos cinco dias. O número de casos de contágio em Portugal tem denotado uma tendência de crescimento desde meados de agosto, devendo manter essa tendência em setembro, conforme explicou ontem o primeiro-ministro. Esse aumento de casos causa, naturalmente, um aumento também no número de hospitalizações, tendo-se verificado 60 novas hospitalizações nos últimos cinco dias.

O número total de doentes internados é hoje de 394, o maior número desde 4 de agosto, mais de um mês, mas muito longe do pico de hospitalizações, atingido a 16 de abril (1.302).

15h15Portugal regista mais três mortes e 388 infetados em 24 horas. Portugal regista, esta terça-feira, mais três mortes e 388 infetados com o novo coronavírus. Em termos acumulados, o país contabiliza 1.846 vítimas mortais e 60.895 casos de Covid-19, como dá conta o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório