O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 12.183 casos de contágio ao balanço total, o maior registo desde o início da pandemia no país, sendo que nem todos foram registados nas últimas 24 horas. Este número é superior ao notificado na quinta-feira (10.764), que já tinha marcado um recorde diário, sendo agora ultrapassado.
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 566.326, o maior número acumulado de casos na Europa.
A autoridade de Saúde indica que Madrid é que notifica o maior número de contágios, com 1.427 nas últimas 24h, seguida por País Basco, com 563, e por Andaluzia, com 403 casos.
São também anunciadas mais 48 mortes nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, o que eleva o número total para 29.747. Na véspera tinham sido notificados 71 óbitos. Nos últimos sete dias foram reportadas 241 mortes, sendo Madrid e Andaluzia as regiões mais afetadas.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/dzZDOWPTeWMateriales de información sobre el #coronavirus https://t.co/3JRZJojRhC pic.twitter.com/0uBL5KHjPs
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) September 11, 2020
Sublinhe-se que o número de casos de contágio reportados são sempre sujeitos a modificação, uma vez que o país atualiza dados de forma retroativa. O número global de infeções diárias (que hoje são 12.183) integra registos ocorridos nos últimos dias, cuja comunicação pelas administrações regionais de saúde é feita em dias não coincidentes.