Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Igor Matovic critica absolvição de empresário acusado de matar jornalista

O primeiro-ministro eslovaco, Igor Matovic, disse hoje que a Justiça "devia estar de férias" na semana passada, quando absolveu o empresário acusado de mandar matar, em 2018, o jornalista de investigação Jan Kuciak e a sua noiva.

Igor Matovic critica absolvição de empresário acusado de matar jornalista
Notícias ao Minuto

15:48 - 09/09/20 por Lusa

Mundo Eslováquia

"Ninguém na Eslováquia ficou feliz quando a absolvição foi anunciada", disse Matovic em Viena, referindo-se à sentença de Marian Kocner, acusado de ser o mentor do crime.

"Reagi dizendo que talvez a Justiça estivesse de férias e que espero que, no próximo processo, esteja de regresso a casa", afirmou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa conjunta com os seus homólogos austríaco, Sebastian Kurz, e checo, Andrej Babis.

O Tribunal Penal Especial, que julgou o caso, concluiu, na semana passada, que não havia provas para apoiar a acusação contra Kocner, um empresário polémico que Kuciak acusou de ter ligações ao crime organizado.

O Ministério Público eslovaco recorreu da absolvição para o Supremo Tribunal, que terá de a ratificar ou devolver à mesma magistratura.

Os dois autores materiais do assassinato foram condenados a 25 e 23 anos de prisão.

O assassinato de Kuciak desencadeou a maior onda de protestos de cidadãos desde a queda da ditadura comunista, em 1989, com dezenas de milhares de eslovacos a exigir uma investigação transparente e imparcial, depois de terem surgido suspeitas de conluio entre a polícia e os criminosos.

Os protestos levaram à renúncia do então primeiro-ministro, o social-democrata Robert Fico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório