Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PAM. Cabo Delgado entre as maiores preocupações na África Austral

A insegurança alimentar em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique palco de ataques armados, foi hoje destacada como uma das situações mais "preocupantes" na África Austral pela diretora regional do Programa Alimentar Mundial (PAM), Lola Castro.

PAM. Cabo Delgado entre as maiores preocupações na África Austral
Notícias ao Minuto

19:31 - 07/09/20 por Lusa

Mundo Ataques

A escassez de comida chegou a níveis "particularmente preocupantes" e a província transformou-se numa "forte prioridade", referiu durante uma conferência de imprensa com correspondentes estrangeiros na África do Sul, citada por agências de informação internacionais.

"A ajuda nem sempre consegue chegar a alguns distritos do nordeste" e o PAM tenta encontrar alternativas para "alcançar os inacessíveis" e fornecer-lhes "ajuda alimentar, abrigo e proteção", referiu.

Cabo Delgado enfrenta desde há três anos ataques de grupos armados que já fizeram mais de mil mortos e 250.000 deslocados, dos quais o PAM apoiou 195.000 em julho, segundo dados daquela agência das Nações Unidas.

No mesmo mês, o PAM apoiou outras 165.000 pessoas no resto do país, devido aos efeitos das condições atmosféricas.

A África Austral assiste, "ano após ano, a secas, cheias ou ciclones", como aconteceu no ano passado, quando os ciclones Idai e Kenneth atingiram Moçambique e outros países da região.

"A covid-19 foi um choque adicional para o qual obviamente não estávamos preparados", acrescentou.

Além de Moçambique, no mapa da África Austral aquela responsável destacou a grave situação do Zimbabué, país com 16 milhões de habitantes e com as piores estatísticas de falta de alimentos, com cerca de 4,3 milhões de pessoas a precisar de ajuda urgente.

O contexto comum aos países vizinhos é agravado por uma prolongada crise socioeconómica.

Lola Castro referiu que em toda a África Austral, entre os próximos meses e 2021, a insegurança alimentar pode atingir níveis "que já não se verificavam há vários anos", atingindo 44,8 milhões de pessoas (em comparação com 41,2 no ano passado) sobretudo devido à seca e às dificuldades económicas ligadas à pandemia causada do novo coronavírus.

Moçambique regista um total acumulado de 4.557 casos de covid-19, com 2.697 recuperados e 27 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório